29/04/2011

ESCOLHA DE NOME


--Eurina! Eurina!

Ouvi chamar novamente. Estava em um consultório médico, aguardando avez de ser chamada.

--Eurina!

Insistia! Ninguém levantava... Será que a recepcionista está me chamando? - pensei. Será que confundiu o meu nome? Foi então que a atendente resolveu chamá-lo em um tom mais alto. Uma senhora levantou e foi em direção a ela. Respirei aliviada. Não sou muito fã do meu nome. Confesso! Mas "Eurina"!

Sei que não é uma tarefa fácil para os pais escolherem um nome parao seu filho, já que são duas pessoas com gostos diferentes, fazendo a escolha. Nós as mulheres, em geral, sempre temos um nome feminino, escolhido ainda na infância, quando brincávamos com nossas bonecas. Mas dificilmente temos um nome para o sexo masculino. Tenho a impressão de que, inconscientemente, deixamos para o pai da criança, que por muitas das vezes tem a velha mania de homenagear alguém ou a eles próprios.Quando são nomes apresentáveis, aceitamos bem, mas quando não são...Nesse caso, estamos em desvantagem, já que são eles, na maioria dos casos, que fazem os registros, podendo registrar da forma que quiserem. Isso ocorreu com uma conhecida, que acertou com o marido de registrar o seu filho de Mateus, Lucas ou Hugo. Na hora de registrar ele resolveu homenagear um primo amigo e colocou um nome não muito comum no menino."Helldjofson". A coitada chorou uma semana.

Há os pais que utilizam de recursos para colocar nomes em seus filhos. Pode dar certo ou não. Uma prática comum é juntar nome do pai com o da mãe. Cruzes. Outro recurso é usar nomes de pessoas famosas, ídolos, etc. Nesse caso é preciso muito cuidado, pois o nome pode ou não combinar com a pessoa. Alain Delon, por exemplo - muito encontrado em registros, mas nem sempre os premiados são assim um “Alain Delon”.Um dia desses li na internet algo como Laion, Pantro e Xitara, nomes de três irmãos homenageando a geração de Thundercats. Já posso imaginar as gozações que eles sofrem e sofrerão no decorrer de suas vidas. Outra forma é utilizar as mesmas sílabas iniciais, ou a mesma letra inicial, prática muito utilizada tempos atrás por pais com vários filhos, mas ainda encontrada no dia de hoje. E aquelas mães que, por natureza, trocam os nomes de seus filhos aos chamá-los, com certeza irão se complicar um pouquinho mais nessa situação.

O bom senso! É isso que devemos utilizar ao escolher os nomes para os nossos filhos. Pensando sempre nos apelidos que podem sair dali. É bom prestar também atenção se o nome e o sobrenome juntos não formam uma frase constrangedora ou engraçada, poupando-os assim de gozações e aborrecimentos futuros. Eurina Pinto! Ninguém merece!


NICE BACCHINI

21 comentários:

  1. PARABENS PELO POST
    Imagina uma criança chamada Anaconda da Amazonia, eu conheço uma sra com esse nome
    Eh essencial q se tenha bom senso

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Rsssss...E esse cuidado é importantíssimo mesmo!!

    Coitados carregam pra sempre um nome e ao ouví-lo, sentem vontade de comer os pais...rsr beijos,tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
  3. Quando criança detestava meu nome,era horrivel dizer as pessoas OTILIA, até por que eu achava nome de velha srsr srsr eu falava sempre ...mas tem o Cristina que me salvou por algumas vezes..até um dia eu dizer a meu pai que meu sonho era ir a um advogado trocar de nome para FERNANDA srsrs ..e ele humildemente me disse..Baixinha sabe por que voce se chama otilia? Minha mãe que não conheci chamava otilia se sabe né? eu disse claro que sim.. e ele continuou..Então eu quiz colocar o nome da minha mãe que amo tanto mesmo sem conhecer em voce pra sempre lembrar dela...
    depois dessa explicação meu nome OTILIA se tornou pra mim o nome mais lindo da vida srsr srsrsr ...Segundo me contam meus tios eu ate e parece fisicamente com minha avó otilia..e dizem que se tratava de uma moça muito legal alegre..e boa pessoa ..mais motivos pra gostar dos nomes..mas eu que trabalho em escola...voces não tem noção dos nomes que vejo sempre..MICHAEL JACKSON MILHARES,JENIFER E JONATHAN DO CASAL VINTE MONTES,AGORA O RECORDISTA É MAICON E MAIKOM DOUGLAS SRSRS ESTE E FIGURA FACIL NOS REGISTORS DAS ESCOLAS AQUI...

    NOME PRA MIM FAZ PARTE DA PERSONALIDADE...

    ATE

    OTILIA

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Nice!
    Obrigada pela visita e comentário nomeu blog.
    Adorei o tema e olha devo o meu nome a minha querida mãe porque se fosse pelo meu pai.
    Não conta na INternet o nome lindo que teria.
    Fala sério, o pessoal quer inovar e são os filhos que pagam o pato.
    Bom fim de semana para ti.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. O nome que carregamos é essa coisa pesada, maravilhosa, inusitada ou engraçada. Quando ridículo é motivo de escárnio e de trauma ou tragédia para muitas e muitos. Não fosse assim não existiria tanta piada infame correndo por ai fazendo troça com nomes próprios. A identidade é coisa séria e começa pelo que somos chamados.

    O comentário acima faz parte de uma resenha que fiz para o livro A CRIAÇÃO DE NOMES PRÓPRIOS NO BRASIL.

    Excelente a sua crônica. Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Prezadíssima!
    Excelente abordagem sobre um tema bastante polêmico (dentre os vários existentes, como por exemplo a imposição de uma religião aos filhos...) e que já foi (e certamente ainda o será bastante...) alvo de muitos trabalhos...
    Eu mesmo já redigí um texto ventilando sobre o assunto lá no RL (http://www.recantodasletras.com.br/contosinsolitos/2175037) e ainda sei de uma piada hilariante sobre o assunto que passo a reportar:
    Conta-se que um alemão chamado JOAQUIM BOSTA vivia injuriado com seu nome e entrou na justiça para mudá-lo já que não aguentava mais as gozações!
    Passado algum tempo, haja vista a morosidade que campeia nos processos que correm na justiça, foi chamado ao cartório onde foi informado que finalmente havia sido deferido seu pedido e, portanto, poderia efetivar a alteração.
    Satisfeitíssimo, JOAQUIM arquiu ao atendente do cartório quando poderia efetuar essa mudança e foi informado de que poderia fazê-lo naquele mesmo instante bastando para isso declinar qual seria o novo nome pelo qual gostaria de ser chamado. A alto e bom som, empostando bem sua voz, o alemão vociferou: Quero que mudem o meu nome para MANUEL BOSTA!
    São abordagens hilariantes para assuntos de muita seriedade...
    O que será que pensa sobre o assunto o cidadão Um Dois Três Quatro de Oliveira Cinco?
    Parabéns e até a próxima...

    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  7. O nome do meu é simples e prático, eu sou a favor de proibir certos nomes exóticos porque realmente é uma sacanagem com o dono ou dona do nome no futuro, essa galera com nome dos thundercats, imagino a galera falando de olho de thundera ou fazendo o grito dos thundercats ninguém merece.

    ResponderExcluir
  8. Ai, minha querida NICE,as pessoas são mesmo sem noção, não é mesmo?
    Os nomes deveriam ser como um ritual sagrado, ou seja, escolhidos com muito mais cuidado e respeito.
    Imagine carregar um "horror" desses a vida inteira... Que lástima!
    Quanto ao seu texto... Magnífico! Digno de muitos e muitos aplausos de pé. Concluo com isso que fiz uma excelente escolha. Parabéns, minha pupila. Você é ótima e é exatamente isso que quero que todos que te leiam reconheçam.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  9. Nice,

    Eu adoro meu nome, acho que foi bem escolhido. Assim o fiz com a minha filha. Procurei dar a ela um lindo nome que representasse uma personalidade forte!

    Agora, como bem dizia minha mãe, a GENTE é que FAZ nosso nome, e explico:
    Por muitos anos, nós ainda crianças, chorávamos com nosso sobrenome e o que a ele era associado pois meu pai era um alcóolatra, um determinado dia, após alguém da nossa família ter nos humilhado minha mãe reuniu os quatro irmãos e disse: de hoje em diante vocês irão reverenciar sempre nosso nome, nós é que fizemos e construímos o nosso nome. Até hoje nos lembramos emocionados daquele dia!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  10. Olá Nice,

    Você abordou muito bem a questão dos constrangimentos que podem acontecer pelos nomes incomuns e escolhidos por critérios às vezes muito estranhos. Existem por ai verdadeiras aberrações de nomes, às vezes hilário e outras até triste de se ver. Contudo e felizmente, há também os nomes diferentes que fazem bem ao dono, falo por experiência própria...rrs... O meu, que até hoje não encontrei homônimo, é um nome que adoro e tem tudo a ver com a minha identidade. Sem ser egoísta, aprecio demais a exclusividade dele e gosto do som (quando bem pronunciado...srsr...em geral a primeira vez que o veem ou ouvem e antes que eu diga a pronúncia correta, costumo ouvir algumas aberrações).
    Excelente seu texto, Nice e prazer em conhecê-la.
    Um grande abraço,
    Celêdian

    ResponderExcluir
  11. Acredito na força, na energia que um nome nos traz.

    Muitas vezes estão também envolvidos no processo de auto e baixo estima de uma pessoa.

    Quando criança nao gostava muito do meu nome e tbm pq me sentia a única a possui-lo rs

    Gostei Nice, muito da abordagem.
    Meu carinho,
    Samra Bassi

    ResponderExcluir
  12. Nice, lembrei e fui procurar essa matéria e só reforçando: qualquer semelhança ao fato é mera coincidência ( ou não) rs

    Abaixo, relacionado alguns nomes estranhos de pessoas, registrados em cartórios de todo o Brasil.
    O objetivo não é de ridicularizar, mas de trazer uma pequena amostra da "criatividade" do povo brasileiro.
    Os nomes foram coletados a partir de listas públicas, como uma relação de segurados com nomes estranhos divulgada pelo extinto INPS na década de 80, e pesquisas em cartórios realizadas por autores de livros especializados.

    A
    Abrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida,
    Abxivispro Jacinto,
    Acheropita Papazone,
    Adalgamir Marge,
    Adegesto Pataca,
    Adoração Arabites (masculino),
    Aeronauta Barata,
    Beterraba Areia Leão, Agrícola da Terra Fonseca,
    Alce Barbuda,
    Aldegunda Carames More (masculino),
    Aleluia Sarango, Alfredo Prazeirozo Texugueiro,
    Alma de Vera,
    Amado Amoroso,
    Amável Pinto,
    Amazonas Rio do Brasil Pimpão,
    América do Sul Brasil de Santana,
    Amin Amou Amado,
    Amor de Deus Rosales Brasil (feminino),
    Anatalino Reguete,
    Antônio Americano
    Ava Gina

    B

    Bananéia Oliveira de Deus,
    Bandeirante do Brasil Paulistano,
    Barrigudinha Seleida,
    Bende Sande Branquinho Maracajá,
    Benedito Autor da Purificação,
    Benedito Camurça Aveludado,
    Benedito Frôscolo Jovino de Almeida Aimbaré Militão de Souza Baruel de Itaparica Boré Fomi de Tucunduvá,
    Benigna Jarra,
    Benvindo Viola,
    Bispo de Paris,
    Bizarro Assada,
    Boaventura Torrada,
    Bom Filho Persegonha,
    Brandamente Brasil,
    Brasil Washington C. A. Júnior,
    Brígida de Samora Mora Belderagas Piruégas,
    de Alfim Cerqueira Borges Cabral,
    Bucetildes (chamada, pelos familiares, de Dona Tide).

    C

    Cafiaspirina Cruz,
    Capote Valente e Marimbondo da Trindade,
    Caius Marcius Africanus,
    Carabino Tiro Certo,
    Carlos Alberto Santíssimo Sacramento Cantinho da Vila Alencar da Corte Real Sampaio Carneiro de Souza e Faro,
    Caso Raro Yamada,
    Céu Azul do Sol Poente,
    Chananeco Vargas da Silva,
    Chevrolet da Silva Ford,
    Cincero do Nascimento,
    Cinconegue Washington Matos,
    Clarisbadeu Braz da Silva,
    Colapso Cardíaco da Silva,
    Comigo é Nove na Garrucha Trouxada,
    Confessoura Dornelles,
    Crisoprasso Compasso.

    D

    Danúbio Tarada Duarte,
    Darcília Abraços de Carvalho Santinho,
    Deus Magda Silva,
    Deus É Infinitamente Misericordioso,
    Deusarina Venus de Milo,
    Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco,
    Dignatario da Ordem Imperial do Cruzeiro,
    Dilke de La Roque Pinho,
    Disney Chaplin Milhomem de Souza,
    Dolores Fuertes de Barriga,
    Dosolina Piroca Tazinasso,
    Drágica Broko.

    E

    Ernesto Segundo da Família Lima,
    Esdras Esdron Eustaquio Obirapitanga,
    Esparadrapo Clemente de Sá,
    Espere em Deus Mateus,
    Estácio Ponta Fina Amolador,
    Éter Sulfúrico Amazonino Rios,
    Excelsa Teresinha do Menino Jesus da Costa e Silva.

    F

    Faraó do Egito Sousa,
    Fedir Lenho,
    Felicidade do Lar Brasileiro,
    Finólila Piaubilina,
    Flávio Cavalcante Rei da Televisão,
    Francisco Notório Milhão,
    Francisco Zebedeu Sanguessuga,
    Francisoreia Doroteia Dorida,
    Fridundino Eulâmpio.

    G

    Gigle Catabriga,
    Graciosa Rodela D'alho.

    H

    Heubler Janota,
    Hidráulico Oliveira,
    Himineu Casamenticio das Dores Conjugais,
    Holofontina Fufucas,
    Homem Bom da Cunha Souto Maior,
    Horinando Pedroso Ramos,
    Hugo Madeira de Lei Aroeiro,
    Hypotenusa Pereira.

    I

    Ilegível Inilegível,
    Inocêncio Coitadinho,
    Isabel Defensora de Jesus,
    Izabel Rainha de Portugal.(continua abaixo)

    ResponderExcluir
  13. J

    Jacinto Fadigas Arranhado,
    Jacinto Leite Aquino Rego,
    Janeiro Fevereiro de Março Abril,
    João Bispo de Roma,
    João Cara de José,
    João Cólica,
    João da Mesma Data,
    João de Deus Fundador do Colto,
    João Meias de Golveias,
    João Pensa Bem,
    João Sem Sobrenome,
    Joaquim Pinto Molhadinho,
    José Amâncio e Seus Trinta e Nove,
    José Casou de Calças Curtas,
    José Catarrinho,
    José Machuca,
    José Maria Guardanapo,
    José Padre Nosso,
    José Teodoro Pinto Tapado,
    José Xixi,
    Jovelina Ó Rosa Cheirosa,
    Jotacá Dois Mil e Um,
    Juana Mula,
    Júlio Santos Pé-Curto,
    Justiça Maria de Jesus.

    L

    Lança Perfume Rodometálico de Andrade,
    Leão Rolando Pedreira,
    Leda Prazeres Amante,
    Letsgo (de Let's go),
    Liberdade Igualdade Fraternidade Nova York Rocha,
    Libertino Africano Nobre,
    Lindulfo Celidonio Calafange de Tefé,
    Lynildes Carapunfada Dores Fígado.

    M

    Magnésia Bisurada do Patrocínio,
    Manganês Manganésfero Nacional,
    Manolo Porras y Porras,
    Manoel de Hora Pontual,
    Manoel Sovaco de Gambar,
    Manuel Sola de Sá Pato,
    Manuelina Terebentina Capitulina de Jesus Amor Divino,
    Marciano Verdinho das Antenas Longas,
    Maria Constança Dores Pança,
    Maria Cristina do Pinto Magro,
    Maria da Cruz Rachadinho,
    Maria da Segunda Distração,
    Maria de Seu Pereira,
    Maria Felicidade,
    Maria Humilde,
    Maria Máquina,
    Maria Panela,
    Maria Passa Cantando,
    Maria Privada de Jesus,
    Maria Tributina Prostituta Cataerva,
    Maria-você-me-mata,
    Mário de Seu Pereira,
    Meirelaz Assunção,
    Mijardina Pinto,
    Mimaré Índio Brazileiro de Campos,
    Ministéio Salgado.

    N

    Naida Navinda Navolta Pereira,
    Napoleão Estado do Pernambuco,
    Napoleão Sem Medo e Sem Mácula,
    Natal Carnaval,
    Necrotério Pereira da Silva,
    Novelo Fedelo.

    O

    Oceano Atlântico Linhares,
    Oceano Pacífico,
    Olinda Barba de Jesus,
    Orlando Modesto Pinto,
    Orquerio Cassapietra,
    Otávio Bundasseca.

    P

    Pacífico Armando Guerra,
    Padre Filho do Espírito Santo Amém,
    Pália Pélia Pólia Púlia dos Guimarães Peixoto,
    Paranahyba Pirapitinga Santana,
    Pedra da Penha,
    Pedrinha Bonitinha da Silva,
    Percilina Pretextata Predileta Protestante,
    Peta Perpétua de Ceceta,
    Placenta Maricórnia da Letra Pi,
    Plácido e Seus Companheiros,
    Pombinha Guerreira Martins,
    Primeira Delícia Figueiredo Azevedo,
    Primavera Verão Outono Inverno,
    Produto do Amor Conjugal de Marichá e Maribel,
    Protestado Felix Correa.

    R

    Radigunda Cercená Vicensi,
    Remédio Amargo,
    Renato Pordeus Furtado,
    Ressurgente Monte Santos,
    Restos Mortais de Catarina,
    Rita Marciana Arrotéia,
    Rocambole Simionato,
    Rolando Caio da Rocha,
    Rolando Escadabaixo,
    Rômulo Reme Remido Rodó.

    S

    Safira Azul Esverdeada,
    Sansão Vagina,
    Sebastião Salgado Doce,
    Segundo Avelino Peito,
    Sete Chagas de Jesus e Salve Patria,
    Sete Rolos de Arame Farpado,
    Simplício Simplório da Simplicidade Simples,
    Soraiadite das Duas a Primeira.

    T

    Telesforo Veras,
    Terebentina Terepenis,
    Tospericagerja (em homenagem à seleção do tri: Tostão, Pelé, Rivelino, Carlos Alberto, Gerson e Jairzinho),
    Tropicão de Almeida.

    U

    Última Delícia do Casal Carvalho,
    Último Vaqueiro,
    Um Dois Três de Oliveira Quatro,
    Um Mesmo de Almeida,
    Universo Cândido,
    Usnavy (em homenagem à U.S.Navy, a Marinha Americana).

    V

    Valdir Tirado Grosso,
    Veneza Americana do Recife,
    Vicente Mais ou Menos de Souza,
    Vitória Carne e Osso,
    Vitimado José de Araújo,
    Vitor Hugo Tocagaita,
    Vivelinda Cabrita,
    Voltaire Rebelado de França.

    W

    Wanslívia Heitor de Paula.

    Z

    Zélia Tocafundo Pinto.

    FONTE: http://televisabr.blogspot.com/2008/11/veja-os-nomes-mais-bizarros-registrados.html

    ResponderExcluir
  14. Sam, obrigada pelo enriquecimento, achei genial a lista...Bucetilde... Amoroso Pinto. Esse nome Eurina quando ouvi a primeira vez, achei que fosse "Urina", depois que percebi que era Eurina. Pior de tudo que ninguém respondia foi então que pensei que a recepcionista, não entendendo a grafia, estivesse me chamando, pois o meu nome é Eunice. Sinceramente eu não ia ficar feliz. Em minha casa minha mãe saiu com um nome para registrar irmã mais nova e trouxe o registro com um nome um pouco diferente, ela reclama até hj, e meus pais utilizaram o recurso de registrar todos os filhos com a letra "E", ainda bem que tem vários nomes normais com essa letra, senão estavamos ferrados, onde iriam encontrar nomes normais para dez filhos... rsrsrsr, foi a partir dessas histórias que senti vontade de escrever essa crônica... rsrsr....

    Abraços...

    ResponderExcluir
  15. Prezadíssima!
    Ao ler a lista editada não resistí e ousei retornar novamente somente para acrescentar mais um nome e contar com foi concebido.
    Uma jovem trabalhava como doméstica numa casa de pessoas de razoável posses e que viajavam constantemente para os EEUU. Na casa desses patrões havia muita coisa adquirida nessas viagens que efetuavam.
    A jovem, que estava grávida, não titubeou em registrar sua filha quando nasceu com um nome que havia chamado muito a sua atenção em vários produtos que lavava, limpava e arrumava durante seus serviços domésticos.
    Batizou a filha como MADE IN, que era o que via estampado nas etiquetas dos produtos na casa dos patrões. E não é piada não! É um caso real!
    Abçs...
    Mais uma vez parabéns pela abordagem...
    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  16. Nice, ótimo texto. Parabéns.

    Parabéns pelo seu blog também. Achei lindo. Depois passarei lá para comentar. Eu estou em Brasília, mas já volto hoje. Então, está um corre-corre.

    Falando em nomes, veja só: minhas filhas - Ana Lissa (significa 'presenteada por Deus' e 'consagrada a Deus'. Minha esposa - Lucila ('luzinha') e eu Fábio Ribas ('aquele que semeia à margem dos rios'). Tudo com significado (rsrsrsrs).

    Abraços, querida Nice.

    ResponderExcluir
  17. NICE.fui la no seu blog e não tem como comentar por lá ne?
    estou morrendo de rir com a historia do sapato até por que ja me vi nessa situação..e ainda vou me ver por que não consegui doar o maldito...sapato srsrs mas achei lindo seu blog. ja estou por la...
    bjs
    otilia

    ResponderExcluir
  18. Nice,muito divertido seu texto!Trágico para as crianças que tem que carregar nomes malucos pela vida toda,como nos anos 70 eu conheci uma menina chamada Folha e tenho um primo de nome Genesis.Bem original!Bjs,

    ResponderExcluir
  19. Minha bela e especial escritora,que honra lêr-te!!!
    Amei...
    Este blog é chic...Especial..Com pessoas especiaís,á começar por voce,já diz tudo...
    Bom o recanto está uma vergonha,pessoas auto didatas,alfinetando umas ás outras,com prosas,crônicas irônicas,debochadas...Invejosos de plantão!!
    Não me sinto mais bem por alí...
    Voce sabe que a boca é um perigo no que come ou fala ,né??E eu apesar de humilde,sensata por vezes,ñ consigo ficar na minha,e acabo procedendo em atos,atitudes ,no mesmo jeito,que nada tem a ver comigo...E mando ver...Isso é feio...Reflito!!
    Acumulei experiências com esses anos vivídos...e vou viver mais né? pretendo,rsssss
    E...está triste a situação por lá...
    Sou uma águia vôo alto...mas!!!
    Parabéns!!
    Adorei...///pequena grande diferença
    Dou um tempo???Deleto???

    ResponderExcluir
  20. ...e se chamar "SANTA" !!!
    quanta responsabilidade, ele, meu pai foi quem o escolheu pra homenagear uma irmã só que quando essa irmã morreu ele soube que ela se chamava rosalina!!!
    minha mãe não aprovou e eu também claro, agora to esperando a próxima reencarnação pra pôr as manguinhas de fora porque se chamar Santa é o mesmo que colocar-me cinto de castidade, camisa de força e fecho na boca, o bom disso é que sou chamada pela família de santa esposa, santa mãe, santa sogra, acrescentado a tudo isso o fato de ser viúva e casada pela segunda vez e do signo de VIRGEM e fora desse reduto prefiro nem comentar, ninguém põe fé em mim to sempre tendo que provar o sim ou não!!!!
    santos bjinhos!

    ResponderExcluir
  21. ...voltei (até parece gravação de prestadora de serviço)
    convido pra conhecer meu blog onde me dou a conhecer um pouco, pra começar ou terminar leia o post "já traí meu marido" ah, depois leia outros pra "desanuviar" a má impressão!

    http://rosasta.blogspot.com/

    o post sobre tá em "causos"

    http://rosasta.blogspot.com/search/label/%22causos%22
    bjinho de novo e ótimo findi!

    ResponderExcluir

Tudo é uma questão de opinião, e o melhor é que todos têm direito a ter a sua.

Se expresse, concorde, discorde, discuta, mostre o que você pensa, mas tenha sempre em mente que o diálogo é fundamental. Ninguém é dono da verdade, e muito menos existe uma verdade absoluta.

Obrigado pela visita.