03/05/2011

O CHATO

Images by Google
Muito se tem falado, havendo um interessante livro lançado na década de 60 pelo escritor Geraldo Figueiredo de título “Tratado Geral dos Chatos', que aborda sobre o tema. E dentre vários procedimentos não recomendáveis praticados pelos elementos assim considerados, reputo a inconveniência como um dos maiores.

Em tudo (aí, sem exceção mesmo...) que se apresenta durante o transcorrer de nossas vidas, as atitudes inconvenientes destacam-se sobremaneira e, de maneira óbvia, negativamente. Há várias e várias facetas com as quais essas atitudes se apresentam e cada uma, dependendo da ocasião e também da forma com que são colocadas podem ocasionar situações vexatórias deixando os envolvidos constrangidos. Atitudes inconvenientes, praticadas de forma contumaz, tornam-se alvo de conotações sempre negativas tanto por aqueles diretamente envolvidos quanto por aqueles que as presenciam.

Alguns que apresentam e/ou se envolvem em situações inconvenientes de maneira não muito contundente e que as vezes chega a ter uma conotação até hilariante. Por outro lado, muitas apresentam situações altamente recrimináveis e que as vezes provocam reações até agressivas dos diretamente envolvidos.

Nas diversas comemorações, eventos, solenidades nas quais participamos, temos oportunidade algumas vezes de nos depararmos com figuras raríssimas que, de forma premeditada, inocentemente e até sob alegação de “sem querer”, cometem imprudências que transformam o ambiente no qual houve o desenrolar do fato quase que totalmente infrequentável. Dentre os diversos tipos de elementos que frequentemente praticam atitudes inconvenientes, há aqueles que se destacam por serem repetitivos nessas abordagens.

Em meio às pilhérias e galhofas nas quais são enquadrados elementos contumazes nesses tipos de ações, podemos citar diversos exemplos que não deixam qualquer margem a dúvida em relação à justeza da exatidão, ou seja, que tais elementos podem (e devem...) ser classificados definitivamente e de uma forma mais grosseira como chatos.

Um dos mais populares é aquele rotulado como “desfazedor de reunião de amigos”, que é aquele círculo de amigos que se forma, normalmente em reuniões familiares e alguns outros eventos mais informais. O sujeito, via de regra, aproxima-se do grupo com um copo em uma mão e um cigarro aceso na outra. Fica por alguns instantes ouvindo o teor do assunto que está sendo ventilado entre os amigos, e começa a emitir suas opiniões. Normalmente essas opiniões destoam da opinião geral daqueles que lá estavam conversando. Há de se esclarecer que estes elementos dificilmente emitem opinião favorável sobre qualquer assunto que está na baila. Seja qual for o assunto, tem sempre opinião contrária, que diverge totalmente da opinião de todos aqueles que estavam por lá conversando amigavelmente.

Em sendo assim, aos poucos, o grupo que conversava animadamente vai se desfazendo. Um, à guisa de atender ao chamado da esposa, afasta-se. O outro, para “socorrer” o filho que caiu, também afasta-se. Um terceiro, se distancia pois percebeu um aceno que o chamava à distância e que somente ele percebeu... Logo, só resta o chato em companhia de seu copo e de seu cigarro.

Há, como já disse acima, vários e vários outros tipos que podem perfeitamente ser enquadrados no rol dos chatos. Há os tipos que só gostam de conversar cutucando... Há os tipos que só gostam que prevaleça sua opinião, fazendo com que as opiniões dos interlocutores não tenham a menor valia... Há os tipos que sempre tem um caso análogo ao que você acabou de contar.

E há tipos assim como eu que gostam de ficar rotulando os demais como chatos.

Leiam abaixo e reflitam comigo: “É ou não um tipo extremamente chato?”...rsrs.

Bruno é um camarada muito chato! Daqueles que desfaz qualquer “rodinha” de bate-papo da qual se aproxime. Certo dia, em conversa com um dos poucos amigos que o “suportava”, soube que se assoviasse perto de um peru, o mesmo eriçava suas penas e “responderia” com um “glu-glu”.

Como o Bruno é chato, duvidou do que o seu amigo disse. O amigo do chato (que também é um chato), resolveu levá-lo até seu sitio, onde havia um peru para provar o que dizia. Logo que lá chegaram, ao avistar a ave, o chato preparou o “bico” e soltou um assovio. O peru eriçou-se todo e “respondeu”: glu-glu-glu.

O chato empolgou-se! Assoviou novamente e o peru: glu-glu! O chato tornou assoviar, e o peru: glu-glu! Após vários assovios e vários glu-glus, enquanto o chato “preparava o bico” para mais um assovio, o amigo do chato avisou que iria até a casa do caseiro, pois precisava dar algumas instruções ao mesmo, retornando dentro de alguns minutos para irem embora.

O chato somente concordou com um menear de cabeça, enquanto assoviava e o peru: glu-glu! Após aproximadamente meia-hora, o amigo do chato retornou e ao aproximar-se do amigo chato o encontrou com o “bico engatilhado” soltando mais um assovio, …, e o peru, sem mais eriçar as suas penas e com um “ar visivelmente cansado”, suspirava: ufa!ufa!

HICS

18 comentários:

  1. Sempre grande e competente 'MIGONA' Vanessa!
    Muitíssimo grato pela grandeza da disposição efetuada no meu escrito e pelas coerentes ilustrações...
    Abçs...
    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  2. Putz...e como temos chatos nesse mundo...De toooooooodas as espécies e categorias...Tenho um vizinho que nem te conto...O estraga rodinha, papos furados, um troço...Credo!!! E assim encontramos vários,...Legal tua crônica. valeu! abração,chica

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk

    Pior que é neh
    Meu Deus e como tem rss
    Será que nós que ficamos só urubservando e rotolando os xatos também somos? pq acho que se for assim, olha outra aqui.
    Na verdade acho que sou a primeira que corro e arrumo logo algo pra fazer rsss.
    Realmente tem vários tipos de xatos corro muito dos bêbados pra esses não tenho paciência mesmo.
    E tadinho do piru, se nem ele teve paciência rsss.


    beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. O QUE TEM MAIS NA VIDA É CHATOS SABIA??NOSSA TEM AOS MONTES ...NOSSA TEM OS CHATOS ESNOBES QUE TUDO DELES É MELHOR QUE DE TODOS,TEM OS CHATOS INTELIGENTES QUE SABEM TUDO MAS NO FUNDO SÃO WIKIPEDIAS AMBULANTES ...TEM OS CHATOS METIDOS A CHIQUES E AQUELES CHATOS VELHOS METIDOS A MOCINHOS NOSSA ...CHATAS ENTÃO NOSSA TEM A CHATA NOJENTA DE NÃO GOSTA DE NADA E VAI PRA UM CHURRASCO FAZENDO REGIME E CHEGA NA SUA CASA E PEDE..TEM REFRI DIET ..E VOCE LOGO FALA NÃO TEM ENGORDAIT SERVE??E A CHATA FINA QUE ERA POBRE E VIROU RICA..DE UM ANO PRA OUTRO A MOÇA SABE DE TUDO QUE É GRIFFE LE AQUELA REVISTA ...A TAL ...B... NÃO CARAS SABE??NOSSA TEM TIPOS DE CHATO PRA TODO GOSTO ACHO QUE ATE EU SOU CHATA FAZENDO UM POST NO COMENTARIO ..TEM GENTE QUE ME ACHA CHATA E NEM QUER MAIS QUE VA COMENTAR SRSRS MAS TUDO BEM ..TEM GOSTO PRA TUDO...
    MAS RESPONDENDO O XIPAN ZECA

    GLU GLU GLU SRSRSRS

    ATE MAIS BELO POST

    OTILIA

    ResponderExcluir
  5. 'Contundentes'...
    Chica 'Rejane', dja, otilia cristina, xipan zé...
    Hão de convir comigo! Para quantos não somos chatos (e até mesmo xatos, não?).
    Na esteira do xipan zé: Trodia mermo, ouvi de alguém que olhando diretamente para mim proferiu a seguinte exclamação: "Pô! Esses caras metidos a escritor são chatos mermo..."
    Não vociferei, porém, que tive vontade tive de vociferar: VACAGÁ MÊU!rs,rs,rs
    Abçs gerais e grato pelos comentários...

    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  6. Isso que é realmente um chato, capaz de encher até o peru, mas o texto é ótimo muito bem escrito, ri bastante aqui :-)

    ResponderExcluir
  7. HICS..
    SE ESSE CIDADÃO OU CIDADÃ..ACHA QUE VOCE NÃO É UM ESCRITOR DOS BONS COMO EU ACHO..ESSE AI NÃO SABE LER...MEU FILHO PEGOU FOI LEVE COM VOCE..EU JA ME CHAMARAM DE ANALFABETA FUNCIONAL...TUDO BEM QUE TENHO MESMO QUE COMEÇAR CORRIGIR MEUS ERROS DE PORTUGUES MAS JURO MORRO DE PREGUIÇA ATE DE USAR O DO PC SRSRSR E DEPOIS QUE ELA FALOU...AI QUE NÃO CORRIJO MESMO ...MANDEI ELA USAR MENOS OXIGENADA DAI ENTENDE MAIS SSRS SRSRSR SRR VOCE É UM OTIMO ESCRITOR E TODA VEZ QUE VEJO SUAS ESCRITAS AQUI SEI QUE VEM COISA BOA..COMO TODOS QUE AQUI ESCREVEM ...
    ATE ..

    OTILIA

    ResponderExcluir
  8. Um pouco de chatice, acho que todos nós temos, mas chato mesmo é aquela pessoa que a maioria acha... Ótimo texto, prendeu-me desde o início e se vc não é escritor, o que é ser escritor então? Abraçossss e Bom dia.... Bela Postagem

    ResponderExcluir
  9. Sabe aquele clichê: de médico e louco todo mundo tem um pouco... De chato também!! hehe...

    Texto muito bacana, adorei!!

    Até mais...

    ResponderExcluir
  10. Para que não fique assim mêi chato!!! Vortei pra parabeniza-lo amigo HICS!!
    E prôveito pra .....
    Fiuuuuuuuuuuuuuuuuuu.... di novo!

    ResponderExcluir
  11. Sou chato e xato...
    Vortei, como enfatizou o Grande Xipan Zéca para prusseguí cum meus agradicidos...
    Grandes Mafia, Nice Bacchini e ValCruz e os 'ritornus' de otilia cristina e Xipan Zéca!
    Gentem... Gradicido a todus...
    'Strong' amplexos...

    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  12. HICS....
    Juro!! Agora só vorto no próximo post... OK
    Fiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu......

    ResponderExcluir
  13. HICS,

    Pela primeira vez lendo um texto seu e nesta excelente abordagem sobre os chatos, pois sem sombra de dúvida você conseguiu os melhores exemplos, entre tantos que temos por ai desses tipos. Realmente os inconvenientes são os piores chatos, principalmente porque ignoram ou fingem que não sabem que são mesmo inconvenientes. Os insistentes também são duros de aguentar.

    Um abraço,
    Celêdian

    ResponderExcluir
  14. Falar dos chatos costuma ser uma chatice né? mas foi bom demais o texto! e o peru glu glu é de fato extremamente chato! rs ele exemplificou bem.
    deus me livre de gente chata rs tô fora!

    abraços e parabens ao HICS

    ResponderExcluir
  15. Olá, meu querido HICS!

    Acredito eu que, de chatos e loucos, todos nós temos um pouco. Mas devemos tomar os devidos cuidados para que nossa "chatice" não ultrapasse os limites, pois aí teremos outro nome, ou seja, inconvenientes, e isso não é nada legal.
    Um texto maravilhoso, como sempre. Parabéns, meu pupilo.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  16. Ótimo este texto... Chato é mesmo uma chatice de aturar.

    ResponderExcluir
  17. Ruborizei de vez...rs,rs
    Gratíssimo aos comentários dos Amigos (permitam-me que os trate assim...) Xipan Zéca, Celêdian Assis, menina Vanessa e minha 'musa das letras' RL Nena Medeiros.
    Celêdian Assis disse:"Pela primeira vez lendo um texto seu..."... Espero ser merecedor de que haja outras leituras!; Xipan Zéca disse: "Juro!! Agora só vorto no próximo post..."... Quiçá houvesse 'verveado(verveado inventei, de verve! Não confundir com ver veado, que tem outra conotação. A de ver um animal silvestre...) infindas vezes nesse 'postado'.; Lis disse: "Deus me livre de gente chata rs tô fora!"... Espero nunca obter essa classificação por parte dela. Afinal a quero sempre lendo meus 'postados'...rs,rs; 'Contundente' menina Vanessa disse: "Acredito eu que, de chato e de louco todos nós temos um pouco.". Como ela mesma complementou, que pelo menos a minha chatice consiga manter meus Amigos por perto...rs,rs; Finalmente, minha 'musa das letras RL', Nena Medeiros disse: " Ótimo este texto...". Embora suspeita, pela amizade e empatia, me deixou muito lisonjeado e esperançoso de que, na medida do possível, estou melhorando minhas postagens...
    Mais uma vez, obrigado a todos e espero contar com suas presenças em meus próximos 'escritos'...
    Abçs...
    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir

Tudo é uma questão de opinião, e o melhor é que todos têm direito a ter a sua.

Se expresse, concorde, discorde, discuta, mostre o que você pensa, mas tenha sempre em mente que o diálogo é fundamental. Ninguém é dono da verdade, e muito menos existe uma verdade absoluta.

Obrigado pela visita.