20/05/2011

O Verbo Comprar



        “Comprar é o verbo que vocês mulheres mais usam” – é mais ou menos assim a frase que o personagem Vasco, da obra “SAGA”, de  Érico Veríssimo, fala para Clarissa, quando estão fazendo compras. Ele não deixa de ter razão, pois temos o hábito de consumir mais que os homens, afinal de contas, somos, por natureza, mais vaidosas que eles, assim como temos mais itens para serem consumidos. Podemos começar com as roupas íntimas, enquanto os homens usam apenas uma peça, nós mulheres usamos duas.  

      Uma amiga disse certa vez que mulheres treinam, desde os tempos das cavernas, para serem ótimas compradoras, quando andavam em zigue-zague, catando as coisas pelo caminho até chegarem realmente aonde pretendiam. Já os homens iam direto ao seu destino. Esse fato pode ser observado em documentários da época. Concordei com ela, pois é assim que nos comportamos em um supermercado, passamos por várias prateleiras, colocamos várias mercadorias em nosso carrinho até chegarmos àquilo que realmente queremos comprar. E por muitas vezes saímos do supermercado sem sequer passar perto da mercadoria que pretendíamos comprar. Por outro lado, os homens entram no supermercado, indo direto ao que desejam comprar, parando somente na seção de eletrônicos, dando uma olhadinha, apenas como curiosidade, nos últimos lançamentos do mercado.
   
    Em shoppings, movidas pela nossa vaidade e induzidas ao consumo diante da diversidade de coisas que encontramos pelo caminho, praticamos muito o verbo comprar. As lojas femininas, em geral, são todas bem decoradas, coloridas com vários tipos de mercadorias. Quando encontramos vários tipos sapatos, bolsas, bijuterias, maquiagem, cremes antirrugas, hidratantes – é algo tão sedutor! Aí é que precisamos de um enorme autocontrole para não comprar algo de que não necessitamos no momento. Por outro lado, as lojas masculinas existem em menor número, decoradas com cores neutras, incentivando os homens a consumirem apenas aquilo de que necessitam. E são todas iguais!. As camisas sociais, por exemplo, são todas de cor azul claro, brancas ou cinzas, sejam lisas ou listradas. Uma vez e outra surge uma “novidade”, como a da cor de rosa, mas essa,  poucos se arriscam. Os sapatos também são bem semelhantes, normalmente são fechados, nas cores preta e marrom, fazendo parceria com as meias nas cores preta, azul escuro e marrom (de novo). As gravatas, idem. Os ternos lisos, normalmente escuros, algumas vezes com riscos discretos. Numa festa parecem que estão todos uniformizados. Quando querem algo descontraído, são as mesmas camisetas e shorts. Tudo básico. Por isso fica difícil encontrar um conhecido no meio da multidão através de sua roupa!

            Sim! Talvez assim seja melhor mesmo: roupas discretas! Se ninguém nos notar, podemos comprar mais à vontade. Mas  como esconder os pacotes? Afinal consumimos também para os outros membros da família!


                                                    NICE   BACCHINI

6 comentários:

  1. Realmente o problema são os pacotes, como esconde-los, acho que seria melhor ainda esconder a fatura do cartão de crédito, ou fazer ela sumir certo meses já seria fantástico também. :-)

    ResponderExcluir
  2. tem razão, é assim mesmo!
    digo sempre que não gosto de dinheiro, por isso gasto tudo! daí....
    bjs e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Prezada jovem poetisa/escritora NICE!

    Eu já tive essa opinião dada por uma atendente de loja que disse: É muito mais fácil efetuar uma venda para um homem do que para uma mulher! O homem já vem sabendo o que quer. Tendo aquilo que veio procurar, no tamanho, cor, modelo, pede para embrulhar, paga e se vai! As mulheres fazem um desmanche nas prateleiras, e não raras vezes saem sem nada levar. Há algumas que acabam levando a primeira mercadoria que mostramos...rs,rs,rs
    Mas, como nós todos sabemos, a unanimidade é burra! Então, toda regra tem lá suas exceções! Um antigo companheiro de trabalho (por incrível que pareça, oriental!) vivia sendo chamado atenção pela esposa pois quando ia ao supermercado, por exemplo, não se esquivava de levar várias ofertas que ia encontrando pelas diversas prateleiras! Aquelas do tipo: Pague dois, leve três! ou Compre três desinfentantes e leve uma buchinha de lavar louças de brinde!
    Bem humorado, ele nos contava que havia uma despensa em seu apartamento que vivia 'entupida' de coisas que havia 'ganho' em suas compras de ofertas e que ficavam por lá, somente tomando espaço! E que havia estoque de coisas que trazia, somente em prol de aproveitar as oferendas adicionais!
    Haja fôlego!
    Parabéns por mais este seu atualizadíssimo texto!
    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  4. NICE...

    MAS SABE QUE PASSA ESSA FASE DO COMPRAR?
    EU POR EXEMPLO JA GOSTEI DE COMPRAR MAIS ..NUNCA TIVE 100 SAPATOS COMO VEJO AMIGAS MINHAS BOLSAS ..EM EXAGERO NADA..TENHO SEMPRE SAPATOS BASICOS E COISAS QUE GOSTO MAS EU ME COMPaRANDO A MINHAS AMIGAS ALGUMAS SOU ATE CONTROLADA.MAS PASSA, POR EXEMPLO EU ANTIGAMENTE SE TIVESSE UM ANIVERSARIO OU CASAMENTO ..E NÃO ME PREPARASSE COM TUDO NOVO ..FICAVA ATE INSATISFEITA HOJE VOU A UM CASAMENTO DE UM DIA PARA OUTRO SEM TRAUMAS DE IR AO GUARDA ROUPA E PEGAR UM VESTIDO QUE JA USEI EM OUTRO,CASAMENTO ESTOU NUMA FASE DE QUERER FAZER O QUE EU QUERO E SE NÃO QUERO COMPRAR ROUPA NÃO COMPRO E SE NÃO QUIZER IR AO CASAMENTO NÃO VOU!!KKK SABE A GENTE DEPOIS DOS 40 FICA MEIO MAL EDUCADA SRSRS SRSR OUTRA COISA QUE VOCE NÃO VAI ACREDITAR ODEIO SHOPING..SABE QUE GOSTO DE SHOPING??MAC DONALD E HABBIBS SRSR SRSRS E O TUMULTO QUE TEM FINAL DE SEMANA DEUS ME LIVRE..ODEIO JOIAS ..NÃO GOSTO DE JOIAS SÓ TENHO MINHA ALIANÇA E UM BRINCO DE PEROLA QUE FUI QUASE FORÇADA A COMPRAR POR UMA AMIGA...SABE GOSTO DE COISAS BOAS BASICAS UMA BO A CLAÇA JEANS ..UMA BOA BOTA BLUSAS BASICAS HERING,E ANDO SEM VONTADE DE COMPRAR GRAÇAS A DEUS SRSRSR RSRSR MAS EXAGERADA EU NUNCA FUI..ATÉ PORQUE AQUI EM CASA TEM UM MINISTRO DO PLANEJAMENTO DE PLANTÃO ME CUIDANDO SRSR SRSRS SRSR QUERIDA ..MUITO BOM O POST E NÃO CRITICO QUEM GOSTA DE COMPRAR MAS MUDA UM DIA SEI DISSO E TEM MAIS IMPORTANTE É SER FELIZ..E TENHO UMA RAIVA DAQUELE ECONOMISTA DO FANTASTICO QUE FICA DANDO CONSELHO EM PLENO NATAL PRO POVO NÃO GASTAR AFFFF QUERO VER SE NA CASA DELE E ASSIM SRSRS SRSRSR ME GOSTO MAIS AGORA SEM ANSIA DE GASTAR MAS QUEM É FELIZ COMPRANDO QUE VÃO AS COMPRAS UAI...TRABALHAM E TEM DIREITO DE SEREM FELIZES SRSSR SRSR

    BEIJOS QUERIDA

    OTILIA

    ResponderExcluir
  5. Máfia Sonora, Shan, HICS e Otília obrigada pelos comentários. HICS, gostei do atualíssimo texto..Otília, quem ler o texto imagina que sou uma grande consumidora, já fui confesso, como vc mesma disse depois dos 40 fugimos de shopping, vou ao shopping empurrada. Aqui em Brasília, quase tudo se resume em shopping. E a gente acaba tendo que ir. Afinal tenho de vez em quando comprar roupas, pois preciso delas para trabalhar. E como sou observadora, percebo que nos shoppings há mais mulheres com sacolas que homens... rsrsrs.. Uma amiga minha que trabalha com crianças em orfanatos disse uma vez, é bom quando as mulheradas compram roupas, pois aquece a economia, por outro lado doam as usadas para um orfanato, ou para lares dos velhinhos, etc,. Ela estava falando de mim, pois não costumo me apegar com as coisas materiais. Assim como vc eu tmb não gosto de joia, a única que tenho é a minha aliança, que preciso trocar, pois fiz Borda de Prata de prata esse ano e a gente ainda não trocou... rsrsrs adoro seus comentários...Abraços e beijos...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. NICE, minha querida, eu sou uma consumista mais que assumida. Risos. Aliás, assumir é comigo mesma. kkkk...
    Sou um perigo quando saio "acompanhada" pelp meu cartão de crédito. Só Deus mesmo para me salvar. Acho que isso é típico de mulher, pois os homens são bem mais práticos (salvo raríssimas exceções). Nós é que somos as detalhistas. Eu tento me controlar, mas é difícil, difícil... Risos...
    Ótimo texto!
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir

Tudo é uma questão de opinião, e o melhor é que todos têm direito a ter a sua.

Se expresse, concorde, discorde, discuta, mostre o que você pensa, mas tenha sempre em mente que o diálogo é fundamental. Ninguém é dono da verdade, e muito menos existe uma verdade absoluta.

Obrigado pela visita.