13/04/2011

TIRO MEU CHAPÉU

image by Google

Não poderia postar meu primeiro texto de forma diferente...
Um fato que teve seu desenlace nos últimos dias e que mobilizou grande parte da imprensa escrita, falada, radiofonizada e televisada, despertou na população sentimentos dos mais diversos.

Tive oportunidade de ouvir opiniões totalmente divergentes de pessoas dos mais variados tipos de formação acerca do passamento do ex-vice-presidente da República Federativa do Brasil, senhor José Alencar. Houve até um depoimento de um também septuagenário como ele, que, enfaticamente, arguiu que para compor a fortuna que possuía e que foi conquista em sua ascensão no ramo têxtil, usou e abusou do direito de transgredir leis que protegiam seus funcionários. E alguns outros, mais radicais, argumentavam que por ser político, automaticamente fazia parte de uma corja e, portanto, também fazia parte de uma parte podre da sociedade.

Por meu turno, mesmo antes das idas e vindas do sofrido septuagenário aos hospitais, já nutria um respeito e admiração pela postura, acima de tudo, guerreira, corajosa e responsável que encarou sua doença. E, acima de tudo pelas demonstrações de ilibada conduta e procedimentos em relação às defesas que fazia em prol de certos abusos cometidos pelo sistema financeiro sobre a sociedade brasileira.

José Alencar / image by Google
Na sua primeira internação que acompanhei mais de perto, calou-me fundo reportagem que li na qual enfatizou: “Não tenho medo da morte, porque não sei o que é a morte. A gente não sabe se a morte é melhor ou pior. Eu não quero viver nenhum dia que não possa ser objeto de orgulho. Peço a Deus que não me dê nenhum tempo de vida a mais, a não ser que eu possa me orgulhar dele!”.

Obviamente não sou um formador de opiniões e nem tampouco o dono da verdade, e, como fiz questão de enfatizar em meu perfil de colaborador desta ARENA, concebo textos nos quais procuro repassar aquilo que participei, tirei minhas conclusões e, ousadamente, exponho o meu parecer. Sabedor que ferirei algumas suscetibilidades com esse meu posicionamento, de qualquer forma vou à luta e declaro em alto e bom som:
Para esse brasileiro eu tiro o meu chapéu!

HICS

11 comentários:

  1. Eu também tiro o meu headphone das orelhas por ele, ainda não comprei um chapéu mas quando comprar tirarei com certeza, um verdadeiro brasileiro, lutou até o fim e deixou seu nome na história da política brasileira.

    ResponderExcluir
  2. É maninho também tiraria a flor do meu cabelo por ele.
    As palavras desse homem eram sábia.
    E nem o que lhe fazia sofrer, deixava transparecer com facilidade.
    Guerreiro, essa seria a marca que lhe daria como medalha.
    Um homem de fé seria outra.
    Simples é como o via.

    Um beijo Marcio.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. EU TAMBÉM!!!
    SABE ADMIRO PESSOAS QUE TEM O DOM DA FORÇA NA HORA EM QUE A MAIORIA DE NÓS PENSA EM DESISTIR,EU TENHO EM MEU PENSAMENTO QUE SE TIVESSE UMA DOENÇA ASSIM DESSAS QUE O MÉDICO FALA QUASE IMPOSSIVEL MAS VAMOS TENTAR SABE?EU PENSO QUE QUERO FICAR EM CASA E VIVER MEUS ULTIMOS DIAS FAZENDO O QUE GOSTO PERTO DE QUEM GOSTO..MAS ACHO QUE ISSO É PURA COVARDIA ,E EGOISMO NÉ?SERA QUE ESTOU PENSANDO EM QUEM VOU DEIXAR E QUE PRECISA DE MIM?SERÁ QUE NÃO É MAIS COMODO EU NÃO SOFRER NÃO PASSAR DOR E PRONTO?! EU ADMIRO ESSE HOMEM MESMO..EU NUNCA SOUBE DE COISAS ERRADAS ENQUANTO ELE ESTEVE NO GOVERNO..TAMÉM NUNCA OUVI FALAR MAL DELE NO MEIO EMPRESARIAL .,AGORA QUERO FALAR UMA COISA,QUEM NESSE MEIO EMPRESARIAL ESSES AI OS FORTES,QUE NEM PRECISO CITAR NOME MAS DONOS DE FABRICAS DE CIMENTO,DONOS DE FAZENDAS AQUI REI DA SOJA POR EXEMPLO,DONOS DE HIPERMERCADOS QUEM DESSES SEGUIU UMA VIDA TOTALMENTE ISENTA DE INJUSTIÇAS SEJA COM FUNCIONÁRIOS OU SONEGAÇÃO,PROPINA A POLITICAGEM QUEM??DUVIDO TER UM!!!GOSTAVA DELE,GOSTO E A MARCA QUE FICA PRA MIM DESSE BRASILEIRO É FORÇA,OS OUTROS ATOS TODOS NOS JA COMETEMOS UM DIA!!
    LINDA CRÔNICA
    TEM QUE COLOCAR O NOME PRA GENTE PODER SABER ?

    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  4. Também tiro!Foi um guerreiro!Até o fim não se entregou, claro que se todos os brasileiros tivesses as mesmas condições seria bem melhor, mas...
    Tiro o chapéu!!!abraços,chica

    ResponderExcluir
  5. HICS, eu também tiro meu chapéu e ainda o aplaudo de pé.
    Muito iportuna e bonita sua homenagem à esta figura que sem dúvida, foi um dos grandes ícones de garra, determinação e coragem humana.
    Eu, sinvceramente, não sei se seria tão forte assim, fisica e emocionalmente.
    Meu carinho, aos dois.

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Afilhado Escritor Márcio:após ler e reler a oportuna e equilibrada crônica do autor HICS gostaria de deixar aqui o meu testemunho:

    //José Alencar; meu herói...
    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    //A morte de José Alencar firma para todos os doentes de CA a importância de enfrentar o tratamento com "alegria n’alma", vencendo ou não! O medo do CA e todo o tratamento que acompanha a doença assusta e maltrata muito. Por isso, a postura de Alencar arrancou a empatia de todos nós.

    A benção José Alencar seu sorriso foi refrigério para a alma de todos que passavam e passam pelo duro golpe do diagnóstico de um CA. Fique em paz!
    Fica o exemplo de um homem que denominei como "Sr Sorriso", pois tive contato por segundos no elevador do Sírio-Libanês a alguns anos atrás, e ele brincou com a minha “carequinha” alisando a dele!
    Após 24 anos de tratamento radioterápicos e quimioterápicos os meus cabelos voltaram fortes, e, aquí estou agradecendo o seu olhar caridoso para esta que luta com alegria n’alma contra o CA!
    Estou de alma enlutada, mas, sei que a maneira que tratou o Câncer, o levou a viver por mais tempo para nos deixar o seu exemplo. Adeus! Vai em paz meu bom amigo!

    ResponderExcluir
  7. Puxa! Creio que é meu 'avançado DNA'...
    Estou, mais uma vez, com os olhos marejados e um nó na garganta...
    Como é bom constatar (pois isso eu já sabia...) que ainda há muitos embuídos de sentimentos e comedidos em suas opiniões acerca de fatos que presenciamos e participamos em nosso dia a dia!
    Antes que 'inunde' meu PC, só me resta agradecer 'de pé' a voces que me honraram com seus comentário...

    Uma frase que 'bolei' no coletivo que me trouxe de volta ao meu lar após aulas de Obrigações Cíveis e Processo Penal:
    "Antes de cada passo à frente, é mister darmos um outro passo atrás para nos reciclarmos e avaliarmos nossas atitudes futuras!".
    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Eu também tiro.
    Exemplo de brasileiro
    E de ser humano


    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Um guerreiro que brigava por viver.
    Exemplo de bom humor e fé!
    Belíssima e merecida homenagem.
    abraços

    ResponderExcluir
  10. Comecei a simpatizar com ele alguns anos atrás. Admirando o seu bom humor e forma que conduzia a sua vontade de viver. Sempre sorridente..mas teve uma coisa que ele pecou é não ter feito o teste do DNA para reconhecer a filha, por isso o meu chapéu fica pela metade. Ficou perfeito o texto, parabéns. Obrigada pelas suas palavras de boas vindas..Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá, HICS.

    Nestes tempos em que vivemos de informações enlatadas por todos os lados, um fator diferencial muito importante é ter opinião própria. E fico imensamente feliz te ter você aqui, como colaborador do ARENA. Sempre vi em você um formador de opiniões, um crítico do comportamento humano e, principalmente, alguém que não se contenta em ser apenas mais um número no meio de tantos que aparecem todos os dias nas novas mídias.

    O ARENA cresceu, e muito, com sua presença, e dentro desse nosso ideal de levar ao público a diversidade de opiniões, você é uma peça-chave.

    E, claro, nada melhor para começar do que falar e homenagear esse que foi um dos brasileiros mais ativos e importantes das últimas décadas. Um expoente tanto da política quanto da vivência. Um verdadeiro lutador e, claro, que jamais se entregou, mesmo quando poucos acreditavam.

    HICS, meu amigo. Seja bem-vindo ao ARENA. E vamos a luta.

    Marcio

    ResponderExcluir

Tudo é uma questão de opinião, e o melhor é que todos têm direito a ter a sua.

Se expresse, concorde, discorde, discuta, mostre o que você pensa, mas tenha sempre em mente que o diálogo é fundamental. Ninguém é dono da verdade, e muito menos existe uma verdade absoluta.

Obrigado pela visita.