07/04/2011

FALA, BLOGUEIRO!! - FERNANDA


FERNANDA - Blog ALEATORIAMENTE


Ela é carioca, e hoje sente falta do mar.
Para a estréia da coluna Fala, Blogueiro!!, o Arena escolheu alguém que, mesmo com pouca idade, tem opinião formada e muita personalidade.
A vida, nem sempre fácil, ensinou e ela aprendeu. Mas não conversamos sobre a vida dela, e sim como ela vê a blogosfera, como age dentro dela e como se prevenir de perigos que esse meio tão comum e requisitado pode trazer.
Para conhecer um pouco mais sobre a Fernanda, faça uma visita aos blogs que ela mantém. Com certeza, será um passeio inesquecível.
________________________________________________

Aleatoriamente, busca nas vivências um júbilo para sua ânsia de viver.

Esquisito? Nem tanto. Basta passear uns cinco minutos pelos dois blogs desta blogueira, para se dar conta da gana de vida que ela tem. Muito nova ainda, pouco mais do que uma adolescente, ela já é quase veterana na blogosfera (iniciou escrevendo em agosto de 2005), e é dona de um estilo muito próprio, onde o que mais impressiona são os relatos sentidos, muitas vezes, na própria pele.

Delicada e singela a primeira vista, mostra personalidade e desprendimento em suas postagens. Extremamente talentosa e observadora, publica em dois estilos. No blog ALEATORIAMENTE, explora crônicas de comportamento e poemas, de sua autoria ou citações, e no blog VIVÊNCIAS, ela aposta em reflexões e poesias curtas, e com enorme qualidade.

Num universo de milhões de blogs, o que faz a diferença nestes dois, mantidos pela Fernanda, são justamente a criatividade e o talento, aliados a personalidade desta blogueira maiúscula, que prima pelo respeito e pela forma carinhosa de ser.

E a Fernanda? Como ela enxerga a blogosfera?


Arena das Crônicas Para você, o que é “SER BLOGUEIRO (A)”?
FernandaHá pessoas que são blogueiras para divulgar suas idéias, para compartilhar conhecimento e outras para protestar sobre as polêmicas. Algumas para expor seus trabalhos e outras apenas para mostrar à família e aos amigos. No comum a todos estes estilos, o que o blogueiro é mesmo, é um artista, em maior ou menor grau.

AC O que você buscava quando montou seu blog?
FernandaBuscava escrever, buscava passar tudo que sentia em relação ao que sempre achei certo e verdadeiro. Eu vivi muitas coisas, que muitos nem sequer sonharam viver. Eu buscava entendimento, queria saber por que as pessoas que tinham tudo, não amavam esse tudo.
E a cada vez que tinha certeza que o mundo precisava desse amor, eu aprendia a amar da melhor forma, para poder compartilhar com estas pessoas, e ensinar o que aprendia.

AC O tempo passou. Conseguiu o que buscava?
FernandaSim e não.
Mas falei do amor assim mesmo. Alguns o sentiram em toda essência, outros ficaram alheios, outros acharam dispensável, outros confundiram as coisas. Mas o importante, é que o aprendizado das pessoas acontece sempre, mesmo sem que elas queiram colocar em prática.

AC Muitos quase trocam o mundo material pelo mundo virtual. Se jogam de corpo e alma em algo que, para eles, passa a valer como uma existência paralela, a qual, se não cuidarem, vira obsessão. O mundo dos blogs vicia?
FernandaNão vejo como vício algo que pode ser feito de maneira saudável. Gosto de vir até meu blog, escrever e ponto. Há pessoas que sentem uma necessidade tão grande de atenção, que buscam avidamente obter comentários em seus blogs, e quando isso não acontece na medida que lhes agrada, elas simplesmente se sentem frustradas, e buscam mais e mais fontes de atenção, tornando isso um ciclo vicioso.


AC Criar, ser original, é por vezes é um exercício complicado. Como nascem seus textos?
FernandaDe tudo que vivi, ou estou vivendo.
Mas costumo dizer sempre que o que escorre neles em sabedoria, vem de Deus, porque sinto assim.

AC As comunidades, no mundo virtual, aparecem a todo instante. Existe sinceridade nas amizades dentro da blogosfera?
FernandaExiste. Você é uma dessas amizades e que me sinto bem e segura. Mas creio que na maioria das vezes devemos ser prudentes.

AC Vemos todos os dias pessoas reclamando de ataques sofridos, vindos de usuários mal intencionados, seja em blogs ou em qualquer outro canto da web. Existem “perigos” dentro da blogosfera?
FernandaSim. Existem! Até pelo fato de você não conhecer a pessoa e não saber seus reais motivos de estar ali. Mas creio também que tudo é questão de prudência mesmo. Pois existem inúmeras pessoas que pelo senso de impunidade real na internet, pela maneira fácil de agir no anonimato, e pela sagacidade, acabam por causar danos aos outros.
Outro perigo bastante expressivo, é o dos blogueiros passarem a viver quase que exclusivamente no mundo virtual.

AC Como se defender desses perigos?
FernandaMantendo certa reserva, e a prudência como base.


AC Algumas pessoas talentosas acabam “soterradas” no meio de tantos blogs. Esses talentos poderiam ser aproveitados pelo mercado editorial? Alguém em especial?
FernandaSim, creio que esses talentos deveriam mesmo ter uma chance, se ele for elucidativo, ajudar pessoas a se encontrar, ou dar a elas amor, esse essencial que os corações precisam, mas não sabe como explorar em si. Não há um em especial, mas muitos. O mercado editorial tem uma verdadeira mina de talentos na blogosfera, basta garimpar.

AC Os blogs tomam muito tempo para sua montagem e manutenção. Ficar algum tempo sem fazer postagens ou comentários em outros blogs pode significar a “morte” do blog. Como buscar esse tempo?
FernandaPrimeiro, acredito que dependendo do designer sim, pois o blog tem que ser agradável em todos os sentidos. Isso é o ponto mais importante para alguém que chegue ao seu blog, possa se interessar a conhecê-lo melhor. Mas acho que tem que haver simplicidade, harmonia e organização. Assim se faz muito com pouco tempo.
Segundo, a morte do blog pode ocorrer apenas se você abandonar o seu próprio blog. A cada momento, chegam novos visitantes, e muitos se interessam e viram freqüentadores habituais. O problema é quando acontece de algum “viciado na blogosfera” achar que caso você não comente no blog dele por uns 2 ou 3 dias, é porque você não merece a amizade do mesmo, e revida com ofensas, tanto por e-mail quanto nos comentários.
As pessoas têm que se manter com o pé no chão, e não viverem como se o mundo virtual pudesse absorver o tempo que temos que continuar dando aos nossos afazeres, e às outras pessoas que já fazem parte da nossa vida fora do mundo virtual. Acho que tem que saber dosar. Inclusive o amigo virtual pode vir a ser amigo real, mesmo não o conhecendo fisicamente, e isso mantém o seu blog vivo, nessa troca bonita e saudável, sem interesses de satisfazer o vício de ninguém.

AC Existe guerra de vaidades entre os blogueiros? Existe disputa por leitores?
FernandaExistem as duas coisas, infelizmente. É isso que, com tristeza, observo.

AC E o assédio, como lidar com ele? Já levou alguma cantada?
Fernanda - Já aconteceu, mas as coisas têm a importância que damos a elas.

AC - Também existem aqueles que só querem bagunçar, falar besteira ou fazer maldades. Como tratá-los?
FernandaO seu blog, como sendo um espaço sob sua responsabilidade, tem que ser isento de manifestações baixas. No meu caso, atenuei estes problemas não permitindo comentários anônimos, e ainda assim, somente são publicados após moderação. Eventualmente o que os vândalos da blogosfera querem é te ferir, e isso eu resolvo simplesmente com a minha indiferença.

AC Sempre temos nossos blogs preferidos. Cite, pelo menos, dois dos seus.
Fernanda Não tenho preferências, gosto de todos que eu visito.

AC Quem é você?
Fernanda Sou Fernanda, a menina com uma flor.
Sou mesmo assim, intensa, estilista de palavras, moldo cada uma delas com carinho, queria fazer da escrita minha poesia. Ela é comum para alguns, mas para mim é tudo.
Meus sonhos nunca incluíram castelos. Também nunca desejei ser princesa. Nasci plebéia com muito orgulho. Não saberia ser fina, nem me vestir de etiquetas. Sou simples como as coisas simples da vida.

AC Decepções, estresse, desinteresse ou outros fatores fazem alguns blogueiros desistirem de seus blogs. O que te levaria a excluir seu blog?
Fernanda O mesmo motivo que me levaria a não tê-lo criado. O amor me fez criar o blog, e ele irá sustentá-lo.

AC Alguns blogueiros levam a sorte de cair nas graças do mercado editorial. Se fosse convidada a publicar em meio físico (papel), você toparia, mesmo que para isso precisasse abandonar seu blog?
Fernanda Aceitaria talvez, mas não me submeteria a esta condição. Escrevo por amor, que recebi de graça de Deus, e de graça sempre escreverei. O blog me serve como meio para expor o amor que experimento todos os dias da minha vida. E para isso não preciso de meio físico já que tenho a blogosfera. Se alguma entidade se interessar em publicar meus textos, nem me procure se quiser impor tal condição.

AC Mesmo blogueiros, habitamos um mundo real. Um sonho...
Fernanda Que o mundo tenha amor e paz.

ACUma realidade...
Fernanda Vivo com amor e em paz, pois sei que a realidade é o que fazemos, e o mundo começa onde estou.

AC - Um medo...
Fernanda Guerras.

ACSe sente realizada com seu blog?
Fernanda Sim.

AC Quanto ao design, algo te irrita nos blogs?
FernandaCada um tem seu estilo.

AC E qual design te agrada?
Fernanda Não há preferências.

AC Algum tipo de conteúdo te espanta?
Fernanda Sim, aqueles ousados demais.

AC Se fosse “dona” da web, o que mudaria nos blogs ou nos blogueiros?
Fernanda O que caracteriza a web, é exatamente a pluralidade de manifestações. Assim como as pessoas se exprimem na rua, na TV, e na arte em geral, nos jornais, assim se manifestam na web. Só que com uma diferença: A web permite total anonimato para quem não quiser ser identificado. Basta criar contas com dados irreais. Isso eu mudaria.




Marcio JR

Blogs:


Imagens: Fernanda




34 comentários:

  1. A Fernanda que eu já admirava um tantão passa a fazer parte do rol das pessoas a quem nutro uma maravilhosa manifestação de apreço e carinho depois que pude conhecê-la um pouco mais. Sua poesia é mel, suas palavras são alinhavadas em seda, sua personalidade é singularmente adorável e cativante. Parabéns, menina grande. Parabéns, Márcio por esta iniciativa engrandecedora da blogsfera. Isso aqui ficou bom demais!!! Meu abraço grande aos dois. paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Maninho do céu, ficou legal d+!
    Queria agradecer o carinho e a honra de estrear essa entrevista.
    Agradeço desde já a todos que por aqui passarem, dando a sua opinião.
    Marcio, tua grandeza é sem tamanho,e eu como já citei acima fiquei honrada.

    Obrigada maninho.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. Quando vi que a entrevista era da Nanda não esperava nada diferente do que vi: doce, serena e linda entrevista! adorei!

    Parabéns e beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Êitá que esse gonócio aqui já nasceu "STAR"!!!

    Marcio... conforme prometi vou pegar leve... rsss
    "Só poderia esperar isso meRmo dessa menina-muié que escrivinha doce feito mé".
    - Lindamente reportada e entrevistada pelo mano véi Marcio a "Fernanda Alê", como carinhosamente apelidei! FICOU MASSA...

    P.S.- Marcio! Eu só naum prometi que num ficava "PAXONADO" por ela... hehehehe

    DeusssssssssssBênçoe
    Um baita beijo pra Fernanda Alê
    Um pusta abraço pro Marcio Jr.

    Tatto

    ResponderExcluir
  5. ADOREI!!!
    Marcio, ficou muito legal,perguntas e respostas SHOW!
    Parabéns por essa idéia e parabéns a nossa Nandinha pequena e grande Menina.
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  6. Opaa!
    Não tinha pessoa melhor para essa entrevista quanto a Fernanda,soube usar palavras concretas e bem formadas para essa a entrevista.
    Gostei
    Parabéns ao Márcio e a Fernanda! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ficou bacana , muito mesmo.
    Essa moça tem o dom de conquistar
    as pessoas por suas palavras e essência
    unica, parabéns ah vc6 !
    deixo beiJOs meus ...

    ResponderExcluir
  8. PUXA QUE ENTREVISTA HEIM?!! MENINA CENTRADA..EQUILIBRADA ...NOSSA SABE QUE SEMPRE ESTOU PROCURADO LER COISAS DIFERENTES E MESMO NÃO SEGUINDO POIS É IMPOSSIVEL SEGUIR TODOS E SER ASSÍDUA EM TODOS MAS EU LEIO MUITO NOS BLOGS E ESSA MENINA ME SURPREENDEU PELA POUCA IDADE ..TEM UMA ESSENCIA MUITO BOA..ACHO QUE A VIDA NOS ENSINA E ELA É A MELHOR DAS UNIVERSIDADES ESSA MENINA É MESTRA PELAS PALAVRAS QUE VI , O ENTREVISTADOR TAMBEM FOI BASICO E DIRETO EM TUDO QUE QUEREMOS OUVIR ...CONCORDEI EM TUDO QUE ELA DISSE ..E TAMBEM QUE AS PESSOAS USAM OS BLOGS PARA CHAMAR ATENÇÃO..EU CRIEI O MEU PARA ESCREVER DE CORAÇÃO PARA O BLOG AS VEZES DO CORAÇÃO PARA O CEREBRO DEPOIS PARA O PC..OU VICE VERSA SRSR MAS AS VEZES SOU TÃO JULGADA..SOU PREGUIÇOSA EM CORREÇÃOSABE?TENHOA ORTOGRAFIA NO PC ..MAS AS VEZES QUERO ESCRVER E PONTO!! E JA FUI TÃO MALTRATADA POR ISSO ATE EM EMAILS SE ACREDITA?MAS AGORA PEGANDO O CONSELHO DESSA SÁBIA MENINA ..A INDIFERENÇA É A MELHOR ARMA SRSR ..
    MARCIO PARABENS A ENTREVISTA

    LINDA DE VIVER..
    E CLARO TO INDO LA NO BLOG DESSA MENINA QUE VAI SER UM DOS QUE LEIO SEMPRE A PARTIR DE HOJE CLARO!!!

    ABRAÇOS AOS DOIS
    OTILIA

    ADORO GENTE COM HISTORIA E COM HISTORIA REAL.DE VIDA DE LUTA E DE AMOR..ISSO É BOM DEMAIS "!!!

    PS.. MACACO SE COMPORTOU DIREITINHO SRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  9. Bravo! Bravíssimo! Perfeito: a entrevista, a entrevistada e a criação da coluna. Parabéns, Marcio. Parabéns Nanda.
    "Fala, Blogueiro!" já é sucesso na blogosfera. Show de bola.
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  10. Amigos, já esperava o que vejo aqui agora, pois a Fernanda realmente tem um dom maravilhoso (além de outros), que é ser verdadeira. Com a humildade que lhe é característica, ela mostra com simplicidade a sabedoria que só se conquista vivendo com amor. Para isso, usa também a internet para registrar o que transborda de seu enorme e amoroso coração.
    Sei que sou suspeito demais para falar, mas não tem como não ser um pai coruja, tendo uma filha tão maravilhosa, um presente de Deus tão sublime e encantador. Tenho ainda muito a aprender com ela.
    Queridíssima filhota, “congratulações” é uma palavra muito pequena para dizer a você, principalmente porque sei que o que existe além do que é visível em você, é de uma grandeza incomensurável.
    Marcio, parabéns pela sua iniciativa, vejo-a como um empreendimento cultural, como uma ação que visa contribuir para que a internet tenha também bons pontos de encontro, e seja realmente um espaço para o crescimento das pessoas.

    ResponderExcluir
  11. ótima estrevista, me idenfiquei com muitas situações que vivi por ter blog, Fernanda passou uma mensagem direta e sincera.Parabéns
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Meu querido amigo, parceiro na administração desse blog e escritor que eu admiro, como sempre você arrasou. Estreamos com o pé direito, hein?! A Fernanda mostrou maturidade, serenidade e inteligência nessa entrevista. É sem sombra de dúvidas, uma menina/mulher de opiniões firmes e que nos passa ao mesmo tempo, a doçura de uma criança. A escolha foi maravilhosa. À você, meu querido amigo, um mega abraço. E à você, Fernanda, aplausos infindos pelo ser humano fantástico que você se mostra ser.

    ResponderExcluir
  13. Marcio,adorei a entrevista e acertou na mosca:a Fernanda é mesmo uma pessoa especial,com ideias de vanguarda,sensivel,muito delicada,uma menina flor linda que adoro,agora mais ainda!Falou coisas muito interessantes sobre o mundo virtual e não teve medo de expressar seus sentimentos!Amei!Parabéns aos dois!Bjs,

    ResponderExcluir
  14. ADÓÓÓREIII!!!

    Sempre admirei essa menina moça

    A fê tem uma maturidade ímpar se comparada com outras pessoas da mesma idade, pelo fato, principalemnte das suas vivências e das experiências dificultosas que passou.

    E o mais bonito é que a flor ficou mais bonita e escolheu sempre ofertar mais perfume e beleza.

    Não fez da revolta, ou da mágoa um caminho seu.

    Eu, particularmente aprendo todos os dias com essa querida, que pra mim, é uma pérola do céu.

    Parabéns Marcio pela iniciativa e pela Fernandinha, pelas respostas afiadíssimas.

    Meu beijo. Muahhhh!

    ResponderExcluir
  15. Genntee todo todo mundo já falou tuudoo! O que mais posso dizer... Bem, como novata aqui deixo resgistrado a minha alegria de estar entre pessoas tão bacanas! Como a Fe, o Marcio e tantos outros que conheci recentemente!Ela é linda, como menina, como mulher, como cabeça pensante! E vc Marcio...
    É um presente poder ler suas impressões, apreciar novidades como essa, tão deliciosas!
    Meus queridos, Parabéns aos dois!!!
    Aqui vcs conquistaram mais uma admiradora, Real, virtual, e Singela!
    BjOoosss!

    ResponderExcluir
  16. Essa é a Fê, linda, meiga, sincera, e dona de uma maturidade sem igual.

    Tem como não gostar?

    Parabéns a ela pela bela entrevista, e ao Blog por essa grande inciativa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Caríssímo Marcio (meu afilhado) pela abordagem muito bem feita através das suas perguntas sobre o "mundo na blogsfera" e Parabéns Fernanda pelas suas respostas equilibradas o que faz juz a todo o seu perfil tão bem elabordo pelo meu amigo Márcio. Muito positiva essa idéia do Márcio, pois assim ficamos sabendo mais e assim escolhendo mais os nossos amigos aqui neste mundo tão abstrato e enigmático, mas ao mesmo tempo concreto e prevísivel que a Blogsfera. Parabéns duplicado para os meus dois amigos bloguistas. Desta AcipiracicabANA Marly de Oliviera Jacobino

    ResponderExcluir
  18. Gostei da lucidez da Fernanda e concordo que manter um blog, assim como qualquer outra atividade, pode virar uma neura se não tivermos equilíbrio.

    Beijos aos dois.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o post, o legal é conhecer melhor outras pessoas que fazem parte da blogosfera, saber o que elas pensam, com certeza continuarei voltando e comentando.

    ResponderExcluir
  20. Ótima escolha essa, entrevistar a querida minha, Fernanda.
    Uma menina-mulher, que mesmo tendo idade para ser minha filha, muito me ensina.
    Ela tem um jeitinho todo especial de ser, e ao ler cada resposta dada por ela, só faz minha admiração crescer mais ainda.
    É um doce prazer poder tê-la entre meus amigos.

    Gostei muito desse cantinho, voltarei.

    Beijos para você Marcio.
    E para querida minha, um beijo enorme no ♥

    ResponderExcluir
  21. Fernanda, meu anjo lindo... gostei de ver o seu desempenho, mais uma vez.
    Gostei de ver também as manifestações de carinho e apoio dos amigos, mostrando um reconhecimento merecido: você é mesmo muito especial, não adianta querer me desmentir.
    Muitos além de mim vêem o seu blog como fonte de um sentimento sincero, puro e mais ainda, um lugar para ter um bom exemplo, e agradável de ficar.

    Parabéns meu amor, por ser tão fantástica, e por ser sempre um amor! Amo muito você.

    Parabéns Marcio, a idéia desta coluna é muito legal, e com certeza vai sempre trazer bons conteúdos, boas opiniões, grandes talentos. Vai trazer novas amizades para todos, e claro, com uma saudável troca de experiências e opiniões.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  22. Nossa moço ficou linda a entrevista.

    A Fernanda parabéns por ser a mulher que é, minha visão desse nosso mundo aqui é o mesmo que o dela.

    Márcio O Arena tá rebentando amore. Parabéns.

    beijinhos em vc e Fernanda.
    Parabéns pela iniciativa.



    Sucesso hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  23. Menino, que coisa linda! A entrevista com a Fernanda ficou fantástica (Fê, passei a te admirar ainda mais), e as perguntas ficaram ótimas! Esse blog vai dar o que falar, viu? Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    É interessante ver este outro lado dos blogueiros, e entender o que pensam sobre seu meio.
    Já estou aguardando a próxima.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Maninho , venho agradecer a você e sua equipe, que com muito carinho me deram a honra de estar aqui, e falar um pouco sobre um tema delicado.Mas que precisava ser abordado , até como forma de reflexão.
    Agradecer a cada um que veio aqui e se expressou de coração e me acolheu de forma bonita.
    Muitos aqui já moravam no meu coração, em respeito e carinho. Outros passei a conhecer aqui na Arena e gostei muito.
    A cada dia o terror se espalha no mundo, invade nossas vidas sem explicação, caso ocorrido ontem no RJ. Isso me estraçalha inteira, e a credito que toca muito forte em vocês também.
    Onde se pode estar seguro? Mas já desabafei um pouco ontem lá no meu cantinho.
    Aqui venho apenas agradecer a todos que me abraçaram de forma tão carinhosa.
    Muito obrigada amigos já conhecidos e outros que ganhei com essa entrevista.
    Maninho querido, você está no meu coração, como meu maninho primogênito .
    Que quando percebe que preciso de um abraço, vem com suas palavras e me faz sentir esse abraço mesmo a distância.
    Como entrevistador, achei M A R A V I L H O S O!
    Tenho certeza que FALA BLOGUEIRO é uma estrela bela a guiar no mundo da blogosfera.

    PS:
    Pai e Felipe.
    Meus dois amores, agradeço com carinho.
    Pai, você foi muito esperado por mim, e eu sempre agradecerei a Deus, por te ter me dado de presente.Te amo muito Paizão!

    Felipe, você chegou na minha vida de um modo tão bonito e ganhou meu coração no primeiro olhar.
    Eu te amo!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  26. A Fernanda alia maturidade e doçura em sua personalidade. Seus textos são leves, mesmo quando protesta. Essa menina-mulher com a flor nos cabelos desperta admiração e uma inquietude que (ainda) não sei explicar.
    Fe, tua entrevista é um presente para um mundo carente de conteúdo, ética e discernimento.
    Márcio e equipe, vocês deram um show de sensibilidade e competência ao convidarem a Fernanda para a matéria. Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Gostei da estréia desse quadro, ficou show!

    Parabéns aos idealizadores!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  28. Macaco táva purdimais de serrrrrto!!!

    Falei que esse gonócinho já tinha nascido STAR!!!

    Tái a prova disso... XUCHÈSSO TOTAL!!!
    Deussssssssssssssskiajude
    Abraços, beijos e um pedaço de queijo.... rss
    Tatto

    ResponderExcluir
  29. Meu caro Marcio,

    como se diz por aqui onde moro, "o teu arco tem mais de uma corda". Além de excelente cronista e poeta, webdesigner de mão cheia, tu me saíste também um já tarimbado entrevistador e em sua primeira entrevista! meus parabéns, amigo, pois sei que o "métier" de entrevistador é uma especialidade no meio jornalístico, e há quem prefira redigir textos sobre pessoas do que entrevistá-las.

    E parabéns à Fernanda pela lucidez de suas respostas. Apreciei especialmente a que deu sobre os "perigos" que existem na blogosfera "pelo fato de você não conhecer a pessoa e não saber seus reais motivos de estar ali." Concordo em gênero, número e grau.

    Mais uma vez, te saíste muito bem, meu caro amigo. Bravo!

    Um bela semana, meu forte abraço.

    André

    ResponderExcluir
  30. Dosar equilíbrio, sensatez e maturidade com suavidade e ternura, é uma arte que Fernanda demonstra dominar muito bem. Fiquei encantada a cada pergunta (bem feita, elaborada com objetivo e critério mantidos até o fim!), surpresa a cada resposta. Adorável participação dessa jovem meiga, forte, leve e amável. Gostei muito de conhecê-la, certamente farei uma visita mais demorada em seus domínios já apreciados de passagem.

    Parabéns Marcio, obrigada por esta estréia cativante.
    Parabéns Fernanda, por abrilhantar o início de uma programação que tem tudo par ser sucesso!

    Meu abraço!

    ResponderExcluir
  31. Márcio
    A Fernandinha dá um show! é uma poeta , usa as palavras com graça, leveza e criatividade.
    Gosto muito .E a respeito.
    Adorei as perguntas e respostas.
    Parabéns entrevistado entrevistador!
    abraços

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde!
    Gostei da simplicidade da entrevista, e a humildade de compartilhar com todos sua experiência de vida.
    Parabéns!
    abraços

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, Fernanda e Márcio!

    Já havia lido antes esta excelente entrevista, mas não pude comentá-la naquela oportunidade. Fiquei encantada pela forma como foi conduzida e pelas respostas tão especiais da entrevistada.

    Fernanda mostrou-se exatamente com Márcio a descreve na apresentação, uma jovem lúcida, de personalidade marcante, desprendida e muito talentosa. Visitei o seu blog e realmente pude constatar cada uma dessas características.

    Parabéns Fernanda, a quem agora terei o prazer de seguir e parabéns Márcio por tão grandiosa iniciativa, proporcionando-nos o prazer de desfrutar de novos talentos na literatura.
    Um grande abraço para ambos.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  34. Espero não ter chegado muito atrasada para falar dessa pessoa linda de coração q tb a pouco tempo conheci, mas q possui uma vivência q impressiona.

    A Fernanda possui um amor interno, uma sensibilidade muito especial o q faz com q gostem dela na primeira leitura.

    Parabéns querida, por ser como é...com muita sinceridade nas palavras e muito carinho no coração.

    um grande beijo....Mariz

    ResponderExcluir

Tudo é uma questão de opinião, e o melhor é que todos têm direito a ter a sua.

Se expresse, concorde, discorde, discuta, mostre o que você pensa, mas tenha sempre em mente que o diálogo é fundamental. Ninguém é dono da verdade, e muito menos existe uma verdade absoluta.

Obrigado pela visita.