21/04/2011

FALA, BLOGUEIRO!! - CHICA


CHICA - Blog COISINHAS DA CHICA



Ela é a Rejane.
--Quem?
Ops. Perdão. Mas, e se eu falar da Chica? E junto, mostrar uma joaninha? Ah! Agora você sabe a quem estou me referindo, claro!
Depois de passar por Brasília e Belo Horizonte, o Arena das Crônicas desembarcou em Porto Alegre/RS, e foi ter uns dedos de prosa com uma das blogueiras mais ativas do nosso meio, a Chica. Irreverente, alegre e sem papas na língua, ela é muito objetiva. Dona de uma sabedoria enorme, domina vários estilos, e vai da poesia infantil a filosofia esotérica como quem passeia descalça na areia da praia. Só não a deixe sem uma conexão de banda larga, porque senão...


música: Sutilmente (Skank) - by YouTube
__________________________________________



Existem, neste mundo, pessoas capazes de cativar ao primeiro contato. Basta um olhar, uma palavra ou um sorriso, e pronto. Mas, será que isso também acontece na virtualidade em que nos habituamos na internet? Digo tal coisa pois na web não temos esse contato físico e visual. O que temos, é apenas uma tela fria de computador diante de nós.

E foi conversando com a Chica, que descobri o porque desse encantamento imediato que temos por algumas pessoas na web. O respeito ao próximo, a sinceridade e veracidade naquilo que escreve, a paixão por ler e escrever, a humildade, o desapego, enfim, ela trata seus leitores como gostaria de ser tratada. Tão óbvio, mas algo que por vezes esquecemos, não é?

Criar uma identidade própria num lugar como a web, onde quase tudo já foi explorado, é muito difícil. E a Chica o fez sem sequer se dar conta. Defini-la? Claro: original, pessoa simples, amante da paz, de bem com a vida, e alguém que vira e mexe queima uma panela por estar absorta num computador.

Não é, Chica?


Arena das Crônicas - Qual é a importância que a blogosfera tem para você?
Chica - Diversidade de textos, estilos que se apresentam diante de nós em segundos.

AC - O que é ser blogueiro?
Chica - É se divertir aqui, em primeiro lugar e fazer amigos com nossos escritos.


 AC - O que você buscava quando montou seu primeiro blog?
Chica - Buscava a liberdade de escrever, coisa que tinham tentado me retirar quando trabalhava num grupo de filosofia esotérica. 
Cheguei lá aos poucos e de repente, fiz amigos com meu jeito de falar e brincar. 
Isso incomodou o "dono" do grupo. Nessa hora, resolvi que eu podia falar pra quem bem entendesse e surgiu o primeiro: “Sementes diárias”.

AC - Atingiu seu objetivo?
Chica - Claro que sim, me senti em casa... rssr, e isso é bom!

AC - No seu perfil, você cita “fico doidinha sem uma conexão”. A Chica é uma “dependente” da internet?
Chica - Fico p. da vida realmente, fuço daqui, ligo pra Net (operadora de b. larga), encho o saco de quem tem que arrumar, enfim... adooooooooooooro uma Net, rsrs... 
Isso traz brincadeiras, pois sou tri simples e adoro SIMPLICIDADE. 
Uma das coisas que sempre dizia é que queria morar numa praia, simples, poder andar bagunçada sempre, e pronto. Hoje, acrescento uma conexãozinha "básica" pelo menos.

AC -  Você é uma pessoa alegre e descontraída, e isso pode ser sentido pelo estilo de escrita e tipos de postagens. A blogosfera altera o seu humor, ou você impõe uma linha firme entre o real e o virtual?
Chica - Em geral estou bem humorada... Uns dias mais, outros menos, sou de massa (risos). 
Se estou agitadinha, venho pra cá (blogs) e me relaxo, faz bem! Esqueço tuuuuuuuudo.... até o fogão queimando, torradeira ligada!
E ainda penso que nas vizinhanças deve estar queimando algo... Quando cai a ficha, já viu! 
Há dias em que estou mais sensível e neles, certos textos me tocam mais, me deixam preocupada com as pessoas envolvidas, sofro daqui, mando boas energias, mas me alegro muito, brinco e me divirto. Senão, nem estaria aqui!

AC - O que mais te irrita na blogosfera?
Chica - Como tenho muitos blogs, nunca fui de dar espaço aos selinhos. Costumo dizer que os guardo no coração. Fico feliz e pronto!
Também não gosto de respostas copiadas sem que a pessoa ao menos leia UMA só palavra. O resto, tudo bem!

AC - Você vê perigos na blogosfera?
Chica - Eu fujo deles, mas vejo sim. Tanto que tenho cuidados com trabalhos de pesquisa de meu netinho, que fica ao meu lado nessa hora, e com tantas coisas mais. 
Infelizmente há de tudo e uma palavra importante é PONDERAÇÃO.

AC - Em entrevistas passadas, tanto a Fernanda quanto o Cacá citaram que se defendem dos blogueiros mal intencionados utilizando a indiferença. E você, como faz para se defender?
Chica - Ainda não tive ataques propriamente ditos,  mas creio que é melhor ignorar.

AC - E as amizades virtuais? Elas podem ser consideradas sólidas, ou ficam apenas no plano virtual?
Chica - Há coisas que não se explicam. Tenho pessoas que só de ver o cabeçalho, já sei que vou gostar e nunca me enganei. 
Há aqueles casos que temos afinidades, parece que vivemos e sofremos com os problemas e alegramos com as alegrias.
É uma família que, como  na família REAL, há os que não nos cruzamos e identificamos muito, mas eu nesse caso, não sigo adiante (como faço na real, independente de ser ou não família, srrs).

AC - A sua lista compreende onze blogs e mais o Recanto das Letras. Além disso, você escreve em estilos diferentes. De onde tirar tempo para dedicar a tudo isso?
Chica - Sou toda dividida em "gavetinhas"... gasto o tempo que "preciso" pra deixá-las arrumadinhas e bem "perfumadas", para que me dêem a sensação de que possam ser abertas a qualquer hora... por isso, o tempo eu arrumo, faz parte.


AC - E a inspiração?
Chica - Meus dedos e cabeça pedem, gritam dentro de mim. Eu sento e nem sei o que vai sair de minha cabeça. Qualquer coisa pode me inspirar. Até sonho com as historinhas, srsr... Mas, por favor, não me dêem temas estipulados pra que eu fale sobre ele bem. Não sai NADICA de nada.
Rebelde a “véinha”, rsrs...
Isso vem desde o tempo de colégio, e nas redações livres, ganhava prêmios em todo colégio. Já nas redações de temas impostos, nem me atrevia.


AC - Existe guerra de vaidades na blogosfera?
Chica - Não me ligo nelas. Não sou vaidosa na real, não gosto dela nunca.

AC - Como criar uma identidade na blogosfera, uma vez que tudo o que se pense, já existe? E como manter essa identidade?
Chica - Ser autêntica... mostrar realmente o que se pensa, criar laços...

AC - Muitos blogueiros querem apenas audiência ou um número grande de seguidores, independente do que esses seguidores possam agregar ao blog. E você, o que busca?
Chica - Busco amizade e alegria... chegar , ligar o computador, rir, me emocionar, brincar.

AC - Já foi mal interpretada em algum comentário que você fez em textos de outros autores na blogosfera?
Chica - Não que tenha percebido, mas, nunca se sabe, né? Espero não ter ofendido a ninguém.

AC - Já teve comentários em seus textos, vindos de outros blogueiros, que você considerou agressivos ou como se fossem uma “cantada”?
Chica - Não. Até porque meu perfil, onde circulo desde que entrei na blogosfera, anteriormente no grupo de filosofia e no Recanto das Letras, entrei como casada, tendo filhos, netos, cachorrinha Cuca, papagaio, tartaruga e... quer mais?

AC - A proliferação de blogs é grande. Isso é benéfico para a divulgação da cultura, ou temos que enxergar isso com certo cuidado?
Chica - É preciso fazer escolhas. Assim como nos livros, temos que escolher.


AC - A blogosfera é um universo enorme e novos talentos surgem todos os dias. Como localizá-los?
Chica - Acontece comigo quase que por intuição, e tenho um jeitinho meu de achar. 
Tem um fato maravilhoso que aconteceu comigo e meus achados (não citarei nomes), mas foram dois blogs:
1) vi num blog, uma postagem reclamando do uso de imagem indevida. Logo a seguir, vi o pedido de desculpa da blogueira à outra, tri humilde e educado. Cliquei e achei uma pessoa maravilhosa e hoje frequento os dois blogs, que são um encanto, como suas donas. 
2) Por estar na internet e esquecer as comidas no fogão, queimei panelas e comida. 
Fui ao Dr.Google e apareceu um blog com dicas pra recuperar panelas. Fiz, gostei e apesar do blog ser tri antigo e estar parado há um tempão, deixei (senti necessidade) um comentário agradecendo a dica. Após um bom tempo, a blogueira retornou, assim como o blog também. Assim vou pela vida, srsr.

AC - O que mais faz bem ao ego de quem escreve, é ver que seus textos geraram opiniões, discussões (no bom sentido), enfim, que houve interação do leitor com o texto. Na blogosfera, sentimos isso através dos comentários. Aqueles comentários do tipo “profundo seu texto” ou “belas palavras, visite meu blog” te desagradam? É fácil saber quando a pessoa comentou, mas sequer leu o que estava escrito?
Chica - Claro que notamos direitinho quem leu ou não. Mas...
Há os que simplesmente passam pra convidar para ir ao seu blog. Fazer o que?
Em compensação, nada melhor do que largar um texto e dois minutos depois, estar cheio de comentários de quem leu e o aproveitou. Isso acontece muito, ainda bem!

AC - A literatura infantil hoje é bem explorada na blogosfera. No entanto, nem sempre se pode confiar em tudo o que se vê na web, principalmente pelo fato de que a disseminação da pedofilia é enorme nesse meio. Como preservar nossas crianças num ambiente em que há total liberdade para tudo?
Chica - Bah! Eu me atrevi a fazer historinhas lá no Recanto das Letras com a influência de nossa tão querida Anne Lieri e Soninha... e dentro da minha mania de "gavetinhas" separadas pra tudo, resolvi fazer o sementinhas...
Deu certo, convidei amigos do Recanto das Letras, hoje daqui e me sinto criança por lá. 
De repente, até me surpreendo com a facilidade de em dois minutos criar por lá (RL)... Deixo fluir... Adooro!
Por isso, esses blogs em que circulo, como ainda a MinéiaUrsula Avner, são seguros e maravilhosos.
Fico feliz com cada nascimento de blog e em poucas semanas tivemos o nascimento de dois, tri legais que podem ser lidos sem o menor perigo pelas crianças: o da Helena e o da Majoli, duas queridas amigas virtuais, mas que parecem reais...
Assim,  acho que como sempre, as crianças não podem ser LARGADAS diante de um computador, sem assistência nenhuma... O computador não é babá, assim como a TV também não é... Cuidado por onde circula, sempre.


AC - Quem acompanha a Chica, sabe que ela dá espaço em seu próprio blog a outros blogueiros. Alguns até iniciaram na blogosfera por seu incentivo. Existem muitos talentos perdidos por aí, sem serem aproveitados? Quais dicas você daria a essas pessoas para iniciarem na blogosfera?
Chica - Meter as caras, deixar fluir, ouvir o coração. Estou em campanha para uma amiga criar seu blog de coisinhas suas, seus escritos, além do outro que já tem. Tomara que a Vivian ouça, rsrs... Ela leva jeito!

AC - Você escreve para as crianças (inclusive, você tem até fã clube), mas também tem blogs onde mostra uma literatura mais espiritualizada, esotérica. Há uma preferência entre um estilo e outro, ou ambos te satisfazem no mesmo patamar?
Chica - Cada um em uma gavetinha diferente, mas se completam, claro. Somos todos UM...

AC - Por vezes, vejo que alguns leitores interpretam de forma equivocada o que lêem em determinados blogs de temas filosóficos, e chego a pensar que não estavam preparados para a leitura de tal texto. No caso de seu blog “CUIDANDO DO NOSSO CANTEIRO INTERIOR”, onde você explora questões existenciais e filosóficas, como os seus leitores se comportam? Há uma interação correta com os textos, ou alguns apenas deixam comentários para marcar presença?
Chica - Gosto de ver o comportamento deles e me surpreendo. Lá só entra, em geral, quem está interessado no tema foco... nosso interior cuidadinho!


AC - Quem é a Chica?
Chica - Sou uma mulher, casada com um maravilhoso marido que me aguenta já a 42 anos, só de casados, mais dois anos de namoro e noivado (sim na minha jurássica era, existia o noivado), mãe de quatro filhos, vovó de seis lindos gurizinhos e rapazotes... gosto de simplicidade, poder estar na natureza, adooooooooro praia, sol, detesto o cinza (quando surge, "taco-lhe" logo umas cores...), enfim, sou feliz, procuro levar a vida numa boa. Nem sempre dá, mas que tento... isso tento!
Sou ainda uma "ariranha" quando estou braba, então, sai da frente... agitadinha, atacada, enfim, uma mistura. Convivo bem assim. Deu pra ver já pelo fato de te pedir looooogo as perguntas todas, porque tenho uma mania de não deixar nada pra amanhã... rsrs.

AC - Como você vê a questão do plágio? E como se prevenir dele?
Chica - É uma pena isso! Tenho seguido algumas condutas dadas pela Elaine Gasparetto.

AC - A web tornou tudo muito efêmero. O que hoje é modismo, amanhã já nem existe mais. A produção de cultura (literária, musical, etc), mesmo amadora, é enorme dentro da blogosfera. O que acontecerá com todo esse volume futuramente? Será perdido ou esquecido? Teríamos como aproveitar tudo isso de uma forma melhor?
Chica - Incrível isso. Ainda não tive tempo, mas é minha idéia, juntar meus textos do “coisinhas da chica” e do “sementinhas”, fazer xerox e encadernar, uma para cada  filho e maridão. Mas ainda não me mexi, pois é muita coisa! Rsrs. 
O que fazer? Se, por acaso, se perder, já era. Trabalharemos o desapego, importante na vida.

AC - Como você lida com tecnologias como MSN, Orkut, Facebook, Twitter? Isso te ajuda, ou acaba assustando um pouco?
Chica - Tenho conta no Orkut, fiz no tempo da escolinha do Neno (netinho) apenas pra ver as fotos da escola. Não circulo em nada.
Entrei no Twitter e quando me vi, quase fiquei louca, não sabia mexer, aquele mundo de gente me "achando", me retirei. Santa burrice, me apavorou! srrs...
Assim, não ando por nada disso!


AC - A Chica no mundo real:
    a) um sonho: poder morar na praia tranquilinha, sem trânsito nem gente chata... (com a conexão, srrs).
    b) uma realidade: não vou poder realizar tão cedo o sonho acima e olha, com 6.2 no cangote, nem sei se dará tempo!
    c) um medo: insegurança nas ruas e escolas... temo pelas crianças, filhos e netos.

AC - Algo te levaria a se afastar da blogosfera ou excluir seus blogs?
Chica - Quando não mais sentir prazer neles, claaaaaaaaaaaaríssimo que saio fora!


Marcio JR

Blogs da Chica:


Coisinhas da Chica                                Céu e Palavras

Canteiros da Vida                                   Lugares Coloridos

Sementes da Chica                                Fuxicando Com as Letras

Vendo as Cores da Vida                      Recanto das Letras


Não deixe de conhecer também o Blog do netinho da Chica:

Historinhas do Neno




obs: os fragmentos de texto que constam nas três imagens ilustrativas desta matéria, são de autoria de Rejane Chica, e foram extraídos da crônica FALANDO DE AMOR (Blog COISINHAS DA CHICA)



56 comentários:

  1. E não é que cheguei primeiro???
    rsrs

    Venho agradecer a honra e oportunidade tão bem dada, as perguntas legais que me deixaram bem em casa e o trabalho de pesquisa feito por ti tão direitinho pra elaborar, criar o texto como um todo.

    Adorei e só posso agradecer todo o carinho e liberdade por aqui!

    Deixo um abração para todos que aqui passarem ,aproveitando pra desejar uma linda e Feliz Páscoa, de renovação, mas com direito aos ovinhos, chocolatinhos, ninhos para não perder a magia das crianças nuuuuuuuuuuuuuunca!!!

    chica

    ResponderExcluir
  2. Chica é essa pessoa maravilhosa,
    coração lindo que eu admiro e amo.
    Conhecer mais um pouco dela é um prazer para mim.
    Ela que colore corações com seus textos lindos nos toca a alma sempre com emocionantes narrações..
    Mulher, mãe , avó e amiga.
    E não poderia tomar outro rumo esta entrevista.
    Respostas verdadeiras e sábias.
    Amei a entrevista, amei o que Chica respondeu.
    Me senti dentro de várias respostas dela, mas esta "Também não gosto de respostas copiadas sem que a pessoa ao menos leia UMA só palavra".
    Também gosto de chegar e escrever o que senti do que li ali, é isso que nos faz ficar mais amigo e entender aquela pessoa.
    A Chica é essa pessoa que mora fácil no nosso coração.
    Parabéns Chica amei!


    Marcio parabéns! Você abriu um espaço muito bom aqui.
    Onde cada entrevistado expõe seu estilo com carinho.

    Beijos aos dois queridos meus.
    Feliz Páscoa
    Fernanda.

    PS: maninho deleta o outro comentário se não vai ficar feio, tive que excluir o outro

    ResponderExcluir
  3. Eu trago um enorme orgulho de ter a Chica como uma das primeiras pessoas com quem estabeleci relações literárias pela net. Desde que comecei no Recanto das Letras (já se vão quase três anos) e é difícil um dia em que a gente não fique sem se visitar. Considero-a uma amiga leal, sensível, sincera e muito, muito talentosa, diversificada e antenada com tudo o que temos disponível. A Chica não é daquelas pessoas que estão aqui no mundo apenas de passagem. Ela faz diferença positiva na vida de muita gente, inclusive na minha, que aprendi a gostar dela como a uma irmã. Já sou até amigo do Neno, seu netinho, um grande talento que vamos ter daqui a um tempo seja na blogsfera ou em outra arte, com certeza. PARABÉNS, CHICA e a você, Márcio por esta Arena que está cada dia melhor. Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhhhh, que bommm!!! A chica por aqui! hehe
    Essa moça ( sim pq ela é uma moçaaaa) que esbanja vitalidade, simpatia e bom humor por esse mundo merce meus aplausos, meus abraços e todo o carinho.

    Adoro essa joaninha que enfeita os meus dias, me surpreendendo com tanta jovialidade de espirito.

    Me encanto, me demoro em seus escritos t"ao deliciosos e eucativos, acima de tudo.
    Parab~ens aos dois e Chica, 'a ti o meu carinho e meus aplausos.

    Samara Bassi

    ResponderExcluir
  5. Chiiica! Adorável e sempre presente com um beijinho e uma palavra querida! Se a blogosfera faz bem a ela, ela para os blogueiros faz um bem melhor ainda! Não sabia que essa Joaninha já era vovó! Mais uma vó lindamente moderna! Chica,espero que a blogosfera nunca deixe de te dar prazer, para que você continue alimentando todos nós com sua sabedoria e doçura!
    Bj Grande!

    ResponderExcluir
  6. Ótimas Palavras Chica e com um conhecimento incrível também!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Marcio!

    parabéns pelo espaço e pela qualidade da entrevista!!adorei as perguntas!!E claro sou admiradora da Chica!!Como não amar uma pessoa autêntica e sincera?!!Tenho muita sorte, porque assim como a Chica não me preocupo com a quantidade de seguidores, e sim dos amigos que faço!!E já tenho muitos!Amigos que doam um pouco de si, que compartilham idéias, as vezes dores,mas sempre com muita verdade e sinceridade, pra mim é o mais importante!!
    Vou parar por aqui...
    Beijos! Parabéns pelo sei blog!

    ResponderExcluir
  8. Me peguei a pensar, quando foi, como foi que um dia eu e a Chica nos encontramos.
    Não sei se fui eu quem a achei, ou se foi ela quem me achou.
    Mas isso não importa, o que vale mesmo é que agora a gente se encontra, e muito.
    Aprendi, aos poucos, ao visitá-la em seus blogs, a admirá-la e respeitá-la.
    Em cada um de seus blogs, sempre levo pra dentro de mim algo bom.
    São reflexões, são fotografias, são momentos de descontração e em cada um deles conheço mais um cadinho dessa pessoa maravilhosa que é a Chica.
    As respostas dadas por ela nessa sua entrevista Marcio, só vieram para comprovar mais ainda o que de antemão ela me passava.
    Devo a ela o nascimento do meu Rabiscos Infantis, pois foi visitando o Sementinhas para crianças e interagindo com alguns versinhos, que ela me fez o convite para rabiscar algo que ela postaria por lá.
    Assim nasceu amarelinha, meu primeiro rabisco infantil.
    Logo a seguir, lá veio ela me dizendo, e aí quando vou ver um blog seu dedicado às crianças, nossa foi na hora, lá fui eu dar vida a algo que só tem me trazido muitas alegrias.
    Consegui fazer renascer a menina que dormia cá dentro de mim e que eu pensava não mais existir.

    As respostas dadas por ela, nessa tão bem bolada entrevista, só concretiza ainda mais o que eu já sentia ao ler tudo o que ela escreve.

    Deixo aqui para você Chica, o meu mais sincero admirar, o meu mais doce carinho e a minha mais pura amizade.

    E pra você Marcio, o agradecimento por nos trazer alguém tão ímpar para nos falar um cadinho de seus pensamentos.

    Beijos pra você Marcio.
    Beijos enormes no teu coração minha querida e amada amiga Chica.

    ResponderExcluir
  9. Eu, curiosinha, volto pra ver o andamento das coisas aqui...

    Não tem mais nada pra fazer.véinha? Vai cuidar das panelas.rsrs

    Não consigo deixar de acompanhar os carinhos que fazem tão bem.

    Muito obrigado novamente ao Marcio e a cada um que passou aqui, deixando uma marquinha em mim...beijos,chica

    ResponderExcluir
  10. Chica???
    Ela arrebenta!
    Essa é danada de linda, inteligente, querida, respeitada, fofa e ela é real, que bom!
    Marcio, a idéia desse blog foi brilhante, eu te admiro e vou te falar ta, isso aqui vai bombar sempre, porque é aconchegante e quem é que não gosta de chegar em um lugar e encontrar Magia?
    Aqui tem, magia, carinho e eu adoro!
    Beijossssss no coração dos dois

    ResponderExcluir
  11. Parabéns querido pela iniciativa e parabéns a Chica, que é um doce de pessoa e que acabei de conhecer através da querida Majoli.

    Tenham todos uma Feliz Páscoa.bjs

    ResponderExcluir
  12. Não tem jeito. Onde ela está, é assim mesmo. Leveza, sinceridade, bom humor, irreverência e aquela sabedoria iluminada de quem sente e vive a vida como ela deve ser sentida e vivida - e a partilha com todos.
    Conheci a Chica lá atrás, em 2008, em nossas primeiras postagens no Recanto das Letras. Do primeiro comentário à amizade, como ela disse, “virtual, mas que parece real” foi um passo. Um passo não, um gesto. Deixando de lado as indiferenças que muitas vezes acontecem quando se busca apenas audiência e alimentações de vaidades, ela chegou como chega um amigo muito querido na casa (e no coração) da gente. Comentários que eram sempre deliciosas conversas, com brincadeiras, troca de ideias, colos, puxões de orelha, carinhos, conselhos, ajudas mútuas com os blogs, situações e por aí afora.
    Então, é assim. O que a virtualidade se propõe a “manter à distância”, ela se encarrega de trazer bem pertinho. Bem assim, como aquele dia em que enviou um email dizendo: “não tenho teu telefone, passa aí o número pra gente conversar uma hora dessas”. Escrevi em resposta, enviando o número. Não demorou meia hora e aquela “uma hora dessas” era já. E lá estava a Chica, com aquele sotaque deliciosamente gaúcho, mandando às favas a distância das “amizades virtuais”.
    Que dizer mais? Escreveria uma semana sobre ela e não esgotaria o assunto. E ela sabe tudo o que eu diria, né Chica?
    Então, Márcio. Concluo dizendo que você foi muito feliz nessa entrevista. Você tem razão absoluta quando diz que “existem pessoas capazes de cativar ao primeiro contato. Basta um olhar, uma palavra ou um sorriso, e pronto”. Mas é a essência delas que abrem todas essas portas.
    A Chica é dessas pessoas raras que de vez em quando o céu manda pra gente.

    Grande abraço a você, Márcio, e obrigada por esse presente.

    Um beijo, Chicamada (que eu sei, daqui a pouquinho você vai estar aqui espiando de novo... rsrs). E obrigada por ser assim, tão gente, tão amiga e tão especial!

    ResponderExcluir
  13. Chica minha querida Chica ou posso lhe chamar de 'Ariranhazinha" vez ou outra, achei o máximo voçê usar este animalzinho tão lindo, mas tão agresivo quando necessário, gostei de todas as respostas e olha costumo ler tudo por inteiro, prefiro seguir poucos e ser seguida por poucos para poder ler uma ou duas vezes cada texto postado (tenho fotofobia epreciso limitar o uso desta tela tão iluminada). Bem!Adorei saber que você já descobriu como limpar as panelas queimadas..., pois elas vão continuar queimando, não é mesmo? Valeu Chica! Valeu Afilhaco Márcio pelo seu importante trabalho de divulgação. Como é bom sair do"Eu sózinho" o mundo do "Todos Juntos" na blogsfera é muito mais interessante, não é mesmo? Desta sua leitora CaipiracicabAna Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  14. Marcio,parabéns pela bela entrevista!A Chica tem muito a nos ensinar e adoro os blogs dela,sempre com uma msg de otimismo,propondo mudanças interiores e tb tudo com muito bom humor!Eu faço parte dos fãs da Chica e essa entrevista mostrou bem o jeitinho carinhoso e alegre dela!Adorei ler!Parabéns aos dois!Bjs,

    ResponderExcluir
  15. Gostei de Chica pelo que vi aki
    Agora vou lá sonhar pelas bandas dela
    Parabéns pelo espaço
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Que entrevista bacana,menina, principalmente porque percebemos a sinceridade,é como se esivéssemos ao vivo lhe assistindo...rs.Você e o entrevistador são D+ (nem o conheço...rs).Deus continue te iluminando,sempre!Um abração.

    ResponderExcluir
  17. Uma entrevista daquelas que lemos e saimos saciados de conceitos de simplicidade, bom senso, autenticidade, altruísmo e de um jeito muito peculiar da Chica de ver a vida pelo prisma mais agradável. É contagiante e muito positivo tudo o que ela passa aqui.

    Conheci a Chica no Recanto das Letras, onde estou a pouco mais de uma ano e me lembro perfeitamente que ela foi uma das minhas primeiras seguidoras e sempre com muito carinho em suas apreciações. Senti-me até lisonjeada quando vi em uma das respostas dela acima, sobre como ela cria afinidades ou não e me orgulho de tê-la no meu rol de amigos virtuais que se identificam pela escrita. Ela é um grande talento e uma grande mulher que se preocupa com o bem estar no mundo.

    Meu querido amigo Márcio, reitero meus cumprimentos pela criação deste espaço maravilhoso e pelas entrevistas de extremo bom gosto e qualidade.
    O meu abraço afetuoso à Chica e a você.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  18. Muito boas essas entrevistas com blogueiros, sempre bom conhecer novas pessoas, novos estilos e realmente 11 blogs haja fôlego com certeza.

    ResponderExcluir
  19. Adorei ler a Chica...desde quando cheguei na blogosfera e a conheci, nunca mais me afastei dela...é um ser que encanta, que brilha pela vivacidade, pela alegria, pela sabedoria que tem...adoroooo esta amiga...ele vive num pedacinho do meu coração.
    Parabéns pela entrevista, por seu Blog, Marcio, é um belo trabalho.
    Beijos para os dois...
    Valéria

    ResponderExcluir
  20. Mais uma espiadinha e fico cada vez mais feliz e agradecida por essa oportunidade por aqui!

    Obrigado de coração à todos que até agora passaram e deixo meu carinho , abração e beijo,chica

    ResponderExcluir
  21. Que entrevista deliciosa! Se mais texto tivesse, com certeza, continuaria lendo (rsrsrs).
    Estou sempre visitando um dos blogs da Chica - Cuidando de nosso canteiro interior - e sempre tiro reflexões para meus dias. A Chica é sábia e mega bem humorada! Às vezes parece que ela adivinha o que preciso ouvir e lasca um texto que cabe direitinho em meu momento. Acho que a Chica tem bola de cristal no coração! rsrsrs
    Adorei saber um pouco mais a respeito dessa querida conterrânea. :)
    Márcio, mais uma vez, deste um show em teu texto! Bah, cara, és muito bom mesmo!
    Bjo e sorrisos para os dois.

    ResponderExcluir
  22. No meu tempo se dizia: Pô!
    Então,..., pô! Assim o Marcio JR acaba me arrebentando com essas suas inolvidáveis entrevistas!
    Depois de 'receber' tantas verdades ditas pelo considerado jovem Cacá, eis-me diante de uma encantadora e também autêntica jovem poetisa/escritora, que tive o privilégio de receber visita (como Rejane Chica...) lá no RL! Sem demagogia, estou 'arrepiado' com tudo o que lí! Que me desculpem os mais jovens (não de forma total, afinal, a unanimidade é burra...), porém, creio que nossa geração (estou com 6.3), sem nada combinar, tinha uma linha de atuação e forma de enxergar as coisas do mundo, como proceder, como tratar os semelhantes (não de forma total, afinal, a unanimidade é burra...) seguindo uma norma, uma forma de procedimento comum... Obrigado à Chica e ao Marcio JR por estar dando-me essa chance de, cada dia mais, acreditar que há salvação, ainda temos em quem confiar...
    Eloquente e efusivos parabéns...
    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    Foi tri-legal, guria!

    ResponderExcluir
  23. Estava mostrando a Felipe tua entrevista Chica, e ele disse que você tm coração azul feito o meu rsrsrs.
    Lhe perguntei: mas o que quer dizer isto Felipe?
    E ele...
    É a cor do céu, cor de quem ama.Rsss.
    Acho que ganhastes mais um fã Chica.

    Beijo linda.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  24. CHICA... CHICA... CHICA.... rss

    Eu morreria de catapóra mais jamais iria prigunta o seu nome... Sabe Pusquê? Não?
    Pusquê AMOMUITOCÊ e adoro que tu é umas das maió comentadera do meu humirdi bróguinho... rss
    Já mandei muito AVACAGÁ procê... os mais carinhosos que pude mandar...
    E nem vô lê tráveis o seu nome que é prá modi eu sisquecê... Pusquê de quem eu GOSTO é MeRmo da CHICA da joaninha.... rsss

    Adorei te conhecer mais e digo que senti firmeza na respondeção!!

    Sigo te seguindo e cada vêis mais FÃ...
    Deusssssssssssssskiajude
    Um avacagá mega-hiper carinhoso
    Tatto

    ResponderExcluir
  25. Que surpresa!
    Linda esta entrevista.
    Amo de coração esta mulher e tenho uma profunda admiração por ela.
    Feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  26. Oi Márcio, primeiramente , vim aqui retribuir sua visita ao meu blog (indicada pela minha irmã coruja Otília .. ela sempre indica meu blog) e fiquei embasbacada avassalada mesmo com tantas coisas lindas e inteligentes. Comecei muito bem lendo a entrevista da Chica , meu Deus que sucesso, que cabeça, que pessoa verdadeiramente essencialmente verdadeira e recheada, é recheada, adoroooooooooooooooooooo gente recheada Márcio. Assim como você que tão pouco conheço e tão muito já acrescentou em minha vida. Gosto de leitura, de pessoas sábias, de textos claros simples e sabedores dos caminhos que o leitor quer seguir. E tudo isso encontramos aqui.
    Olha, atrevidamente, quero sugerir a você uma entrevista com minha irmã, uma alma sensível, inteligente, as vezes ácida com as injustiças do mundo e agora posso dizer-lhe ela é uma blogueira como poucos viu, o mundo dos blogs fez com que minha irmã desinbernasse (se é que posso usar esta palavra?).
    Obrigada , desculpe-me o atrevimento, e que Deus o ilumine sempre, e quanto a Chica, ahhhh a Chica acabou de ganhar uma perseguidora , assim como você, muito muito obrigada.
    abraços Rê Lins

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Primeiramente quero parabenizá-lo pela bela entrevista realizada com a CHICA!

    Chica foi uma das minhas primeiras seguidoras do blog, sempre muito atenciosa e marcando sempre presença por lá. Não a conheço pessoalmente mas posso sentir a GRANDE MULHER que ela é, e GRANDE AVÓ, aliás ela é uma avó que todo netinho gostaria de ter, o Neno e o Gui(os dois netinho que ela sempre fala, não conheço os demais) devem ter muito orgulho dessa vovó maravilhosa!
    Gostei demais em chegar aqui e poder conhecê-la um pouco mais!

    Chica, obrigada por me citar em sua entrevita, fiquei MUITO feliz!

    Ah, e corra atrás do seu sonho, nunca é tarde demais! Estarei torcendo por você!

    E no meu tempo(não muito distante) também existia noivado, passei 3 anos noiva! rsrsrs.

    Beijão para você!

    ResponderExcluir
  28. Adorei a entrevista com a Chica. Sou blogueira há quase dois anos e a Chica me visita desde então e eu a ela. Adoro seus blogs. Seu talento é imenso e ela é uma pessoa transparente.
    Foi muito bom ler mais um pouco sobre a querida Chica, a nossa joaninha linda!
    Beijos aos dois!

    ResponderExcluir
  29. Só para complementar! (Oxê! relembrando minhas origens nordestinas...rs,rs,rs)

    Em minhas falas (ou melhor,..., escritas...) anteriores, esquecí de dizer que, assim como a prezada Rejane e como também tenho alto DNA (Data de Nascimento Antiga), também passamos (eu e minha queridíssima esposa há 38 anos...) por todas as fases pré-matrimoniais. Entre namoro e noivado transcorreram 5 anos. Devo frizar que minha esposa me deu o prazer de ser minha companheira eterna, iniciando namoro com tenros 16 anos. E, para nunca esquecer o dia da união, nos casamos no dia em que ela completou 21 anos. Matei dois coelhos com uma só cajadada! Só dou um presente: vale como aniversário dela e como aniversário de casamento...rs,rs,rs
    Abçs...
    Excelente sexta-feira da PAIXÃO e não menos excelente PÁSCOA, com muita PAZ, AMOR, HARMONIA e FRATERNIDADE para todos!

    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  30. A Chica é assim, extrovertida e alegre por natureza a espontaneidade faz parte do seu cotidiano, posso perceber isso qdo a leio, sempre com o otimismo na face e a sinceridade q lhe vêm da alma.

    Querida, nos conhecemos a pouco tempo, mas posso sentir q a sintonia, ou afinidade aqui passou e o colorido da vida q vc sempre deixa escapar me encantou.

    Como costumo dizer os blogs são extensões de nossas casinhas, q procuramos arrumar e nos sentir bem e sempre q passo pela Chica a vejo arrumadinha e feliz.

    Parabéns Chica, pela entrevista, pelas palavras vindas do coração e por estar sempre presente no caminho de todos q te gostam.

    um beijo com muito carinho prá vc!

    PS tb esqueço da vida qdo estou por aqui...rsrsrs

    ResponderExcluir
  31. Muito boa a entrevista com A Chica, as perguntas foram bem formuladas mostrando cuidado no preparo e permitindo que nossa amiga revelasse sua espontaneidade e alegria. Foi muito agradável ler. Só gostaria que a Chica parasse de se chamar de velhinha...rs 62 é geração de 60 que veio para mudar esses conceitos todos e como diz a Maria da Graça do blog Zambeziana, "não ganho idade ganho vida".
    Parabéns aos dois pela ótima entrevista.
    Boa Páscoa
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Li a entrevista para melhor conhecer essa pessoa linda que é a Chica e que só recentemente encontrei. Temos muitas afinidades, muitos blogs (rsrs) e ambas gostamos do que fazemos.
    Parabéns a quem conduziu a entrevista, está muito bem conseguida.
    Abraço

    ResponderExcluir
  33. oiii
    nos damos a conhecer pelo que somos, pelo que falamos, por nossas atitudes e por aqui pelo que escrevemos, então posso dizer que aqui e agora conheci bastante da chica embora gostaria e espero conhecer mais, vendo uma foto dela, desde que passei a ver aquela pessoa, chamada chica, por um quadradinho tão minúsculo, representada por um galhinho verde com uma joaninha ficava imaginando quem é ela que parece tão forte, tão decidida e marcante nas palavras, mas que se deixa representar por uma imagem tão singela e doce? agora já sei um pouco mais e espero logo ver uma foto por aí. bj grande chica e que suas palavras continuem sendo majestosas mostrando tua grandeza interior!

    ResponderExcluir
  34. ...Parabéns também pela iniciativa da entrevista com ela, a chica!

    ResponderExcluir
  35. Nossa, não sabia que a Chica tinha tantos blogs... Eu só conheço dois, me parece. Tenho que remediar isso logo.

    Ela é de uma gentileza ímpar, sempre atenciosa e presente. A entrevista foi merecidíssima.

    O canto aqui é muito bacana.
    Beijos, Chica.

    Parabéns aos moços do Arena pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  36. Passando aqui para deixar mais um beijinho para a Chica.
    E dizer que cada blog dela tem um jeitinho carinhoso de ensinar a amar.
    Um beijo moça querida minha.

    Nanda

    ResponderExcluir
  37. Vendo a Chica hoje, fiquei sabendo que estaria aqui, corri para dar uma olhada e, estou encantada, não com a Chica que sei que é isso tudo mesmo, mas como você conseguiu mostrar a Chica de verdade para quem não a conhece. Ficou muito legal.

    ResponderExcluir
  38. A Chica é uma das pessoas que mais gosto de ler.
    Cada blog um ensinamento. Toda compartimentada, é mesmo uma surpresa tantas postagens, todas em seu devido blog. E é ótima comentarista, rápida, sucinta. Uma das boas surpresas da blogosfera para mim.
    Beijos, Chica!

    ResponderExcluir
  39. Minha linda amiga! Amei sua entrevista!

    Parabéns ao blog, Arena das crônicas! Por excelente post.

    Minha amiga, Chica* Amei! Conhecer um pouco mais de vc* Parabéns* Tudo de bom!

    Um grande abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
  40. Nossa Márcio! Vendo que não está no meu talento ser escritora de crônicas tenho visitado muito pouco este seu espaço!
    Lendo aqui esta entrevista (lendo mesmo viu Chica!) chego a ter um pouquinho de inveja. Gostaria de ser Cronista para participar disto aqui!
    Achei interessante que já conheço a Chica algum tempo lá do Recanto das letras, mas aqui fica visíveis suas diversidades.
    Assim como a Chica também desgosto dos leitores que comentam um texto por outras razões que a do verdadeiro comento. Acho inclusive uma pobreza em consideração para o escritor que na maioria dos casos dedicou horas e muito carinho em construir para nós uma leitura ao máximo do seu talento que ao mínimo deveria ser lida pelo leitor antes de comentar. Sou de opinião que se o leitor não tem interesse por tal escritor seria bem mas belo partir para outra que manter seguindo com esta pobreza de espírito nos comentários dados.

    Minha admiração a prezada Chica, e a você Márcio, meus aplausos por este belo espaço!
    Uma feliz páscoa para você!
    Meu carinho de sempre!

    Ange.

    ResponderExcluir
  41. Excelente entrevista!

    Amei conhecer um pouco mais da minha amiga Chica. Chica, tem que dar também dicas de como organizar tantas gavetinhas e ao mesmo tempo está tão presente em nossas vidas.

    Não sabia sobre a esotérica, mais uma qualidade além de uma super escritora. Quero entrar para o fã clube!

    Beijos e carinhos...

    Parabéns Márcio! Pelo espaço inteligente...

    ResponderExcluir
  42. Que encanto de pessoa!
    É sempre um grande prazer conhecer pessoas feito a Chica. Não a conheço, mas pelo que li na entrevista, sinto como se a conhecesse há anos. Pessoa do bem, decidida, firme em suas opiniões. Adorei!
    Parabéns ao meu amigo Marcio por mais uma excelente escolha, e parabéns à você, Chica, por ser assim tão única. Obrigada pelo carinho com que recebeu o blog Arena das Crônicas, que como diz o Marcio, não é nem dele e nem meu, mas sim de todas as pessoas que gostam da diversidade apresentada neste blog. Nós só administramos, porque na realidade, o blog Arena é de vocês leitores/seguidores. Fazemos tudo com muito carinho por vocês e para vocês.
    Um grande beijo no coração dos dois.

    ResponderExcluir
  43. Poxa não conheço os blogs da Chica, mas to indo lá pra ver.
    Como disse meu Dj preferido, nussaaaaaa, 11 blogs, aja fôlego mesmo.
    Parabéns Mocinha, vc é um exemplo.
    Marcio parabéns a vc também sempre essa pessoa maravilhosa, nos trazendo pessoas que fazem a diferença na nossa blogosfera.
    Beijos aos dois.

    ResponderExcluir
  44. Chica é sincera e isso cativa muito.A entrevista está redonda,perfeitinha.Ela disse tanto de verdade.O lance da vaidade, as pessoas que não leem os posts e nada dizem..eita! a comida queimando me identifiquei rsss
    muito boa ,adorei .parabéns a Márcio ,parabéns a Chica e sua sabedoria.
    beijos

    ResponderExcluir
  45. *Caramba !!! Preciso conhecer os demais blogues

    da minha querida amiga CHICA !!!

    ResponderExcluir
  46. Ao entrar no blog da chica resolvi dar uma espiadinha aqui e adorei a entrevista. Assim pude conhecer mais sobre ela, já que faço parte da blogosfera apouco tempo.

    Chica realmente você é uma joaninha que faz a diferença nesse imenso jardim.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  47. Puxa! Passei para mais uma espiadinha e me encantei com tantos amigos por aqui! Obrigado a todos e fico feliz! Obrigado Marcio novamente! abração,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  48. Que bom encontrar essa entrevista sobre a amiga tão querida CHica.

    Li cada linha, cada detalhe e algumas coisas que não sabia me deixou mais feliz ainda.

    Chica é isso tudo e muito mais. Quando coloco no ar um post na sua maioria o primeir comentá rio é da Chica e quando não é já fico preocupada. Cadê a Chica e lá vou eu visitando os seus blogs.

    Parabéns a Arena das Crônicas pela entrevista feita a Chica pessoa maravilhosa e muito amada nesta Blogosfera e fora dela .

    Como blogueira só tenho a dizer que a Chica é uma das minhas maiores incentivadoras.

    Beijos com todo carinho

    ResponderExcluir
  49. Ah a Chica ! ela sabe o quanto nos gostamos! rs
    é como ela disse, não se explica a afinidade bonita que se dá espontaneamente aqui no virtual.
    Leio tudo dela, ainda nao consegui estar presente me todos os blogs mas sou fã incondicional de seus contos , sua mania de fotografar ( que nem eu rsrs), de toda a verdade que encontro nela .
    Obrigada Márcio pela oportunidade de conhece-la um pouquinho mais ,com as boas perguntas que ela generosamente responde de peito aberto e coração grande.
    Parabéns Chica , meu abraço e carinho

    ResponderExcluir
  50. Creio que a Arena acertou em cheio nessa entrevista, obviamente que muito bem acertada foram as demais também, onde tive o prazer de conhecer a entusiástica e romântica Nanda, já o Cacá é amigo das antigas!

    A Chica é a meu ver, antes de tudo, uma pessoa das que chamo de 220, haja vista ela ser a primeira pessoa a postar numa entrevista feita à ela mesma.

    Entretanto, diferente de alguns outros seres do mesmo perfil, ela faz tudo com qualidade e confesso que achei muitas vezes que não existisse somente uma Chica e sim diversas espalhadas pelo Brasil, usando a mesma identidade. Mas depois percebi que era mais uma das minhas Teorias da Conspiração, pois a sua marca é única!

    Tive o prazer de conhecê-la no Recanto das Letras, de onde já demonstrava há um bom tempo toda a qualidade de seus escritos, mas foi nos blogs que pude notar a versatilidade que essa maravilhosa super amiga, mãe e avó emprega a tudo que coloca o seu coração, demonstrando que nela existe uma profunda busca pela cultura, em todas as suas mais diversas formas.

    Creio que a blogosfera deve agradecer sempre por contar com a sua nobre participação, onde lhe sobra carinho para as dezenas de amigos que interagem contigo diariamente! Fico feliz de fazer parte deste grupo seleto de amigos!

    Abraços renovados para todos!

    ResponderExcluir
  51. Engraçado que já tinha lido esta entrefista logo na publicação e nao atinei pelo espaço de comentarios e o fiz na propria ´postagem da Chica.É lindo ver como a Chica se posiciona e se apresenta para nós.Sempre a admirando e lendo aqui e em outros cantos onde a poesia e a inspiração passeiam na sua bela postura.

    ResponderExcluir
  52. Encantei-me com esta Chica logo quando a li nem sei em qual dos blog's, mas desde então a acompanho por ai. Nem sempre comento, mas leio o que posso. Agora com esta entrevista esclarecedora, fico mais fã, ainda.
    Parabéns, guria, tu me deixas muito feliz...

    ResponderExcluir
  53. OLÁ MARCIO PARABENS PELA ENTREVISTA..MUITO BOA...COMO TUDO!!

    CHICA OBRIGADA POR TER ISO LA VER QUEM SOU SRSRS SRSRSR E NÃO ACHO CURIOSA NÃO FOI UMA HONRA VC TER IDO...MINHA IRMÃ TE ADOROU E JA TINHA IDO NO SEUS BLOGS EU ESTOU INDO HOJE TA?
    QUERIDA LINDA ENTREVISTA PELAS RESPOTAS JA DEU PRA VER QUEM VOCE É!! CERTA...USA OS BLOGS PARA DIVERSÃO MAS COM RESPONSABILIDADE ...NÃO SE LIGA EM O QUE ACONTECE DE RUIM PELA BLOGOSFERA SEMPRE ESTA NO SEU TRILHO E PRONTO...SE PRECISAR DELETA CASO NÃO GOSTE MAIS ..SRRS TAMBEM PENSO ASSIM..VAI PELA INTUIÇÃO EU TAMBEM VOU E AS VEZES PELO NOME DO BLOG E PELOS COMENTARIOS TAMBEM ...VOU MUITO PELO QUE LEIO NOS COMENTARIOS QUE É UM POUCO A IDEIA DAS PESSOAS NÉ?
    CHICA ...ADOREI TER VINDO AQUI..TER VOCE LA COMIGO..ESTOU PASSANDO NO SEU JAJA OK?

    BEIJOS
    E VAMOS JUNTAS POR ESSA NOVA CAMINHADA ....]


    OTILIA

    ResponderExcluir
  54. Tive o prazer de passar por um dos blogs da Chica e fiquei encantanda por seu bom humor e talento. Parabéns Márcio pelo seu trabalho, as suas entrevistas estão sensacionais... Abraços

    ResponderExcluir
  55. Não conhecia o Arena, vim porqlue o querido HICS me disse que estava postando aqui e me passou o link, mas quando eu vi entrevistas tinha que ver quem eram os entrevistados e olha gente encontrei a CHICA que eu amo de paixão, claro li tudinho do inicio ao fim e gente se vocês quiserem uma amiga para valer esta amiga é a Chica, sincera,autêntica,e com uma amor dentro do seu coração que é ímpar, parabéns a vocês por a terem entrevistado, ela é demais, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  56. Querida Chica,
    Estou "passeando" pelo seu blog e lí a sua entrevista...não preciso dizer que amei
    Admiro a sua simplicidade e siceridade
    Parabéns!!
    Você me diverte e me emociona...
    É "tri" gostoso ler o que você escreve
    Um grande abraço e um beijão de
    Verena

    ResponderExcluir

Tudo é uma questão de opinião, e o melhor é que todos têm direito a ter a sua.

Se expresse, concorde, discorde, discuta, mostre o que você pensa, mas tenha sempre em mente que o diálogo é fundamental. Ninguém é dono da verdade, e muito menos existe uma verdade absoluta.

Obrigado pela visita.