14/04/2011

FALA, BLOGUEIRO!! - CACÁ


CACÁ - Blog UAI, MUNDO?


Fiz uma pequena viagem (virtual) até Belo Horizonte/MG, para buscar um dos cronistas mais “antenados” que conheço na blogosfera. José Cláudio, o Cacá, do blog Uai, Mundo?, e também dos blogs Sinestesia Cultural e Benfazeja, entre outros. Conversamos sobre cultura, novos talentos na blogosfera, plágio e várias outras coisas.

Dono de um estilo sóbrio e cativante, ora taxativo, ora bem humorado, mas sempre muito bem calçado e talentoso em seus relatos, também se mostra pelo mundo dos livros impressos.
Então, puxe uma cadeira e sente, pois a prosa foi boa.



música: Paisagem da Janela (Flávio Venturini) - by YouTube


_________________________________



O trem apitou na curva, e mesmo sem saber que estava perto, já sentia aquele cheirinho bom de café fresco, sendo coado naquela horinha. Da janela, via a passarada levantando vôo, e buscando um horizonte azul, marcado por temas de esperança. O aroma dos versos também veio até mim, e quando me dei conta, me perdia por letras, palavras e frases, que juntas, me enriqueciam a alma. Onde eu estava? No blog do Cacá.

A sensação acima não é exagerada, e quem sabe você até não a sinta ao entrar pela primeira vez no blog do Cacá, mas por certo, vai encontrar um espaço dedicado à literatura em seu aspecto mais amplo. Poesias, prosas, ensaios e crônicas feitas com esmero e talento, e o resgate dos grandes autores, que fizeram e fazem história. Quer mais? Tem a música, tem o humor, tem o “cozinheiro” Cacá e suas receitas de bem viver, mas tem também o Cacá militante social, ou aquele que vai na busca de novos talentos e que, por puro gosto e companheirismo, os mostra a quem é apaixonado pela arte de ler e escrever.

Tempo? Isso falta para esse garimpeiro das letras, mas que importa? O tempo é apenas relativo diante do prazer de se envolver com aquilo que lhe satisfaz. Mineiro que é, vai pelas beiradas, e quando nos damos conta, ele, o Cacá, está em todos os cantos, sempre buscando novas fronteiras. Um apaixonado pela terra onde nasceu, carrega o Brasil estampado no peito, e todo aquele que por suas bandas resolver aparecer, sempre volta para uma nova visitinha e acaba ficando.

A palavra é sua, Cacá.



Arena das Crônicas - Como manter uma identidade própria dentro da blogosfera?
Cacá - Desde o primeiro momento que tive o impulso de criar um blog, minha intenção era escrever uma literatura possível. Eu estava sem nenhuma autoconfiança na minha capacidade, mas como sempre gostei de um desafio que estimulasse o meu crescimento pessoal, busco permanentemente não fugir a esse propósito. O que há no meu blog fora disso é relativo à música, culinária e textos provenientes das interatividades que a gente vai construindo na blogsfera. Essa é a identidade que me basta. Não conduzo o meu blog como um diário pessoal (que é próprio de seu significado), embora não tenha como fugir um pouco disso. A subjetividade vai junto, resguardada a minha intimidade.

AC - Já passamos um pouquinho dos 40 anos de idade, e quem domina não apenas a blogosfera, mas também as redes sociais como um todo, é a juventude. Como eles nos enxergam? Existe respeito mútuo, ou é tudo um jogo de aparências para tentar manter um certo convívio?
Cacá - Vejo os jovens transitando por todos os tipos de mídia. Os interessados apenas em passar o tempo ou de procurarem um meio de se mostrar são muitas vezes inconvenientes ou inoportunos. No entanto, há uma quantidade enorme daqueles inquietos com a mesmice reinante na sociedade que se aquietam em algum espaço que lhes preencha um pouco seu espírito perscrutador. Particularmente, tenho me dado muito bem com aqueles com quem me relaciono ou que frequentam o meu blog. Mesmo porque, estes últimos são sempre pessoas ligadas à literatura ou a alguma outra forma de arte.




AC - O que é ser blogueiro?
Cacá - Eu não me considero um blogueiro na acepção ampla desse termo. Para mim o blog é como um caderno ou uma pilha de papel em branco para que eu possa escrever. A diferença para o passado da máquina de datilografia é o ato de escrever conectado com o mundo. Exerço o papel de blogueiro quando me relaciono com os outros donos de blogs, gente que acaba entrando na nossa vida por afinidade em pensamentos e escrituras e um pouco da vida pessoal também (aquela subjetividade da qual falei anteriormente). Uma das coisas que mais aprecio é o relacionamento humano saudável. A blogsfera ampliou esta possibilidade numa medida espetacular.

AC - O Cacá é blogueiro por opção própria ou por necessidade (imposição das novas mídias)?
Cacá - Optei por escrever no meio das ferramentas tecnológicas disponíveis. O blog, na minha modesta opinião é a mais duradoura e eficaz. Acho, inclusive, que as “ondas” de mini blogs (twitter, facebook, etc) vão passar ou vão cumprir funções mais específicas quando a moçada se enjoar, como me parece que já estão se cansando de Orkut, MSN e outras.

AC - Você é um “garimpeiro” de novos talentos, isso é fato. Mas, existe o receio entre os blogueiros com aqueles que se aproximam repentinamente. Você tem algum receio de ser mal interpretado quando mantém o primeiro contato com algum desses novos talentos que você encontra?
Cacá - Isso me aconteceu recentemente. Um jovem de 18, 19 anos me deixou tão fascinado com sua poesia que lhe solicitei logo na primeira que li, depois de enchê-lo de elogios se eu poderia usar um de seus poemas para abrilhantar um texto que eu estava preparando. Ele, muito desconfiado, me mandou uma mensagem meio atrevida como se eu tivesse querendo furtar, plagiar ou copiar seu texto sem a devida citação autoral. Eu expliquei a ele, agradeci e não voltei mais ao assunto. Depois, não sei se ele se arrependeu ou visitou meus textos e voltou para me dizer que eu poderia ficar à vontade.(risos). Uma coisa, eu gostaria de me alongar um pouco aqui: a quantidade de novos talentos que a gente vai descobrindo na internet não tem medida. Já escrevi umas duas crônicas sobre o que vi de gente lidando com a escrita por esse Brasil afora. Não é pouca coisa e há uma infinidade de gente de média, muita e pouca idade escrevendo literatura do mais alto nível que se pode alcançar em todos os gêneros e para todos os gostos. Faço muita questão de dar visibilidade a estas pessoas que vou descobrindo, apesar do pequeno alcance que esse meu “dar visibilidade” tem. Não encaro esse ofício como um modo de competição. Gostaria que fosse uma somatória de milhares, milhões de bons escritores. A gente critica tanto o grosseiro, o chulo, o incompreensível, o prolixo e os vê disseminados de forma tão gritante que a contribuição militante que me vejo exercendo na internet é mostrar o contraponto, apresentando coisas saudáveis, edificantes, que mostrem generosidade humana e estimulem a reflexão e a sensibilidade.




AC - Sinestesia, Benfazeja, Uai Mundo, RL. Onde você busca tempo para tudo isso?
Cacá - Eis a minha matéria: o tempo sendo vivido em busca de crescimento pessoal, de extensão e fortalecimento de boas relações. Dedico-o a trabalhar com afinco com leitura e escrita. É tão prazeroso que não o vejo passando como quem está correndo atrás de algo indefinido. Os lugares onde escrevo (além dos que você citou) ainda incluem: Viva Itabira, Duelos Literários, Autores.com, Portal Literal, De Olhos Fechados, Em Quantos, Poesia Pura e agora estarei com muito alegria e um enorme prazer fazendo parte do time de cronistas do Arena.

AC - E a inspiração? De onde vem?
Cacá - Esse negócio de inspiração é algo explicável às vezes e inexplicável outras tantas. Acho que todo mundo a possui em maior ou menor intensidade. Quanto mais se lê, creio, mais se aumenta o potencial de surgimento dela. Quanto mais se toma nota daqueles pequenos “estalos” que acontecem conosco, mais se afigura algo que pode até ter sido construído a duras penas, mas que é fruto do que chamo de inspiração. Quantas vezes não temos uma idéia que consideramos boa, interessante ou até genial e deixamos pra lá ou não passamos de uma fala ou comentário com alguém ou ainda não sentimo-nos seguros e autoconfiantes para transformá-la em uma manifestação sublime? Como diz um verso de uma música que fala sobre ela: “uma luz que chega de repente, com a rapidez de uma estrela cadente e acende a mente e o coração.”




AC - Quando você era ainda um estudante, tudo era mais difícil, pois o acesso à informação era restrito e, muitas vezes, impossível. Com o adendo da internet, temos tudo nas mãos, na hora em que queremos. A juventude de hoje sabe tirar proveito disso?
Cacá - As pessoas usam o que a sociedade vai disponibilizando em termos de facilidades para as suas vidas de acordo com a visão que elas têm do mundo. A internet colocou praticamente todo o planeta (sem exagero) dentro de nossa casa e é muito pouco pesquisada com fins de aprendizado e disseminação de conhecimentos novos. Vemos pelos sites dos órgãos tradicionais de mídia que a maioria das pessoas migra da televisão, por exemplo, para os sites ligados a ela. Alunos que já não tinham hábitos de frequentar bibliotecas e laboratórios para pesquisas usam e abusam do “copiar e colar”, as celebridades do momento na Tv estão aqui, na rede sendo louvadas e glorificadas com a mesma intensidade. Isso quando as pessoas não trazem para a internet sua necessidade de fama, já que nesse aspecto ela democratizou o bom e o péssimo. Aqui, qualquer um grava um vídeo, o que quiser para aparecer. Como fazem também as pessoas que querem partilhar conhecimentos novos. Então, reafirmo que a gente , se quiser , pode usar a internet para transformações e não para reforçar permanências cansativas ou inúteis.

AC - Facebook, Orkut, Blogs, Twitter, sites, tablets, e-mail, e-book, comunidades virtuais de todos os tipos. Como o Cacá lida com tudo isso?
Cacá - Esta chamadas redes sociais, não passam de modismos, “ondas” como já disse. Uso exemplo de minha filha mais nova. Ela me dizia: “pai, você é muito atrasado, ainda não tem Orkut? Depois disse o mesmo com relação a MSN, com Twitter. Agora ela parou de me falar sobre isso tudo e sabe o por quê? Com apenas 13 anos disse que já cansou (risos). O e-mail é uma ferramenta que tem as mesmas funções desses bate-papos e o acho mais educado pois podemos conversar com uma pessoa de cada vez. Dá para dedicar mais atenção às pessoas, afinal isso é algo que se busca freneticamente na atualidade: ouvidos e atenção. Porém tenho o maior respeito com quem gosta de usar as demais ferramentas, nada contra.

AC -  Quem é você?
Cacá - “Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe
Eu só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei”




AC - A blogosfera tanto pode revelar quanto soterrar alguém. Já se sentiu abandonado ou rejeitado por seu público da blogosfera alguma vez?
Cacá - Eu ainda conservo muito do meu idealismo. As relações que vou construindo na internet, umas vem e vão muito rapidamente, outras vão estreitando laços, umas poucas se transformam em amizades sólidas. Tal como aqui na real, é o jeito que levo. Portanto, não me preocupo muito com esse lado. Preocupo em não perder as relações que vão se solidificando, isto sim. Não considero as pessoas como meu público. Se considerarmos a blogsfera como uma rede social, então somos companheiros de uma viagem. Sem hora nem lugar determinado para parar ou acabar.

AC - Já sofreu ataques de outros blogueiros?
Cacá - Eu tenho encontrado uma reciprocidade bastante admirável. Respeito a todos indistintamente e tenho obtido o mesmo. Já tive pequenos contratempos, coisa irrelevante do meu ponto de vista. Uma agressão, na maioria das vezes desaparece quando se ignora.

AC - Quanto (proporcionalmente falando), dentro da blogosfera é “inteligência” e quanto é “papo-furado”?
Cacá - Não gostaria de fazer esse juízo de valor aqui. Eu apenas uso os critérios que possuo para discernir. O que não me apraz, o que não me acrescenta nada, nem uma simpatia que seja, eu “passo”. (risos)

AC - Plágio. Esse é um mal que assola o mundo virtual. O que você acha daqueles que, simplesmente, sugam o conteúdo de outros blogs?
Cacá - Taí uma coisa que me tira do sério. Eu não tenho a menor restrição com quem queira usar os meus textos, desde que citem a autoria. Acho que a internet é uma ferramenta pública mundial e não temos como controlar tudo. Já vi gente aqui que descobriu texto de sua autoria traduzido para o russo literalmente. Não creio que estejamos livres do risco, ninguém.




AC - Como evitar ou se proteger do plágio?
Cacá - Estou sempre registrando meus textos na BN. Não vi ainda alguma medida mais eficiente, apesar de não ser garantia. Pelo menos os direitos futuros ficam resguardados no caso de a pessoa usar para comercializar e auferir lucros com textos nossos.

AC - Já levou alguma “cantada” em sua vida caminhada virtual?
Cacá - Não. Ao contrário, já tive foi confundido um elogio que eu fiz com contada. A pessoa interpretou que a citação que fiz em um texto dela fosse uma indireta de minha parte. Depois esclarecemos por e-mail e passou. Não teve nenhuma relevância.



Marcio JR

Blogs e informações sobre os livros do Cacá:

Blog Uai, Mundo?                      Blog Benfazeja      


Blog Sinestesia Cultural          Recanto das Letras


Livros 



27 comentários:

  1. Conheci o Cacá através dos comentários que ele deixava na nossa querida Chica.
    Então um dia fui visitá-lo e amei seu estilo.
    Para mim ele é uma pessoa que trata a literatura com afagos fortes e bonitos e isso me encantou ainda mais, além da simplicidade que ele esbanja.
    Depois de apreciar cada resposta dele nesta entrevista, minha admiração só aumentou.
    O tempo esse que chega sempre e nos faz esquecer uma tristeza forte, corre veloz e nos presenteia com pessoas assim sinceras, corretas e sem papas na língua pela verdade.
    Cozinheiro de plantão na essência, a sinceridade que há em ti são hierarquias fortes.
    Gostei muito do li aqui e isso só reforçou meu carinho e respeito.
    Ser intelectual é isso, ser simples, sábio e prudente.
    E empregar a cautela, a cultura em prol de algo que valha a pena lutar.
    Cacá querido parabéns.
    Saio daqui maravilhada com tuas respostas.

    Um beijo querido e parabéns!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Cacá é meu conhecido e amigão desde o Recanto dasLetras. Sempre nos identificamos nos textos e gosto de tudo que ele escreve.

    Ainda nos dias em que ele se diz "sem inspiração", é tri legal!

    Nas interaçações, em tudo o que faz, tem a sua pitadinha de bom humor e perfeita observação da vida!

    Só poderia ter dado uma linda entrevista por aqui.

    Parabenizo aos dois e desejo tuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom!

    E me dá um friozinho na barriga em dar continuidade à esse espaço, nas próxima semana com uma simples joaninha após essas duas feras que me antecederam...

    Um abração a todos,chica

    ResponderExcluir
  3. Acabei de conhecer este blogueiro conterraneo. Gostei muito do seu estilo e da forma como trata tudo que escreve. Mais uma grande entrevista. Parabéns!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ôpa...

    Um Mineiro Gente Boa Praça...
    Não o conhecia e com certeza já estou indo lá pra BELZONTE Virtual do blog Uai... pra modi conhecê!
    Moço centrado de boa conversa... Bacana, gostei da entrevista.... "O Hómi num é Fraco não... rss!

    Parabéns Cacá e um abraço do Macaco Paulistano.. rss

    Ao amigo Marcio nem careço de elogiar pq ele sabe que sou FÃ dele... rsss

    Deussssssssssssssskiajude
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Marcio e Cacá.
    Na verdade, não conheço os blogs do Cacá, mas eu gostei muito da objetividade nas respostas dele.
    Muito do que ele diz, assino embaixo.

    Excelente entrevista.
    Parabéns!

    Beijos aos dois.

    ResponderExcluir
  6. FUI LA ANTES VER ...DEPOIS DE LER O TEXTO INICIAL DO MARCIO JR.E LI UM TEXTO CHAMADO DOUTORES QUE GOSTEI MUITO.E LOGICO VOU VOLTAR LA MAIS E MAIS VEZES ATE POR QUE JA DISSE NO BLOG DE UMA AMIGA MINEIRA REGINA QUE MEU SONHO ERA SER MINEIRA..DESDE A JUVENTUDE..ATE HOJE..EU TROUXE DE OUTRA ENCARNAÇÃO O TAL UAI,E TREM BÃO...FALO MUITO ESSAS DUAS PALAVRAS ..ADORO O POVO MINEIRO..JA FUI A MINAS ..ACHEI UM POVO ALEGRE...RECEPTIVO TENHO DUAS AMIGAS MMINEIRAS QUE ADORO...EM BH,TENHO AMIGOS EM SANTO ANTONIO DO AVENTUREIRO,GOVERNADOR VALADARES ,E A COZINHA MINEIRA PRA MIM NÃO TEM IGUAL ,OLHA EU ATE AGORA NÃO SEI POR QUE NASCI EM SP...ACHO QUE NA FILA LA DAS REENCARNAÇÕES ALGUMA ESPERTA PULOU NA MINHA FRENTE SRSR SRSRS ..QUANTO AS PALAVRAS DE CACÁ ..LA E AQUI..ACHEI MUITO CERTO DE TUDO QUE DISSE,PERCEBI QUE A BLOGOSFERA PRA ELE É COMO É PRA MIM..COLOCAR SEUS PENSAMENTS ESCRITAS SEUS MOMENTOS VIVIDOS AQUI AO INVÉS DO PAPEL...SEM NEURAS,SEM COMÉRCIO,SEM QUERER NUMEROS DE SEGUIDORES E SIM..QUALIDADE ENTRE AMIGOS QUE LEEM SEU CORAÇÃO..QUE É ASSIM QUE EU COSTUMO DIZER DE GENTE QUE ESCREVE HISTORIAS BOAS E VERDADES..ELAS ESCREVEM COM O CORAÇÃO!!ACHEI QUE ELE LEVA ESSE ESPAÇO VIRTUAL COMO DEVE SER LEVADO..LEVE..SEM COBRANÇAS E MUITO MENOS SEM EXPLICAÇÕES SRSR SRSR
    MUITO BOM..VOU VOLTAR LÁ LOGICO GOSTEI DO QUE LI AQUI DO QUE LI POR LÁ
    PARABENS CACÁ
    PARABENS SR.MARCIO JUNIOR..PELA BELA ENTREVISTA E PELA SENSIBILIDADE DOS DOIS...

    OTILIA
    BOA DIA...UAI..

    ResponderExcluir
  7. ENLOIRECI..DUAS PALAVRAS??TRES NÉ??KKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. Bem interessante a forma como ele se expressa em cada palavra!
    Parabéns Cacá,e ao Márcio!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Márcio e Cacá!

    Inicialmente dirijo-me ao Márcio a fim de cumprimentá-lo pela tão louvável iniciativa de nos apresentar os talentos vivos da literatura, nesse espaço tão simpático e acolhedor e que possibilita-nos o contato com o que há de bom nessa imensa blogosfera. Parabéns!

    O que falar de Cacá, a quem chamo carinhosamente de Zé e a quem tenho imenso orgulho de ter conhecido um dia e me tornado amiga. Sim, uma dessas amizades, como ele mesmo diz, que podemos chamar de sólidas.

    O Zé é um inominável talento literário por inúmeras razões: é um leitor voraz e muito atento; um grande pensador com referências morais e éticas de coerência ímpar; um cronista que retira do cotidiano detalhes ínfimos que passariam despercebidas ao menos atentos, mas que em sua visão, transforma a nossa; um poeta fenomenal, embora insista em não expor muito este lado, além de contar com um senso de humor apuradíssimo. A figura humana? Esta é a parte mais interessante, é fantástico. Um pessoa agradável, gentil, amigo e extremamente generoso. Tímido, sabia? *risos.

    Ao meu grande amigo Zé, parabéns pela tão bela entrevista e deixo aqui os meus votos de muito sucesso no lançamento de seu segundo livro e sem dizer do primeiro que tive o prazer de ler e que digo sem receio, trata-se de uma grande obra literária.
    Meu abraço grande aos dois cronistas geniais desta blogosfera, Márcio e Cacá.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  10. Cacá é pedra rara,homem do bem e de bem.Escreve com propriedade e tem uma linha de humor elegante nos seus textos.Super educado,bom...adoro Cacá rs e a entrevista foi 1000 ! Márcio Parabéns ficou massa!
    beijo amigos

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhhhhhh!! Cá entre nós...

    O Cacá é um daqueles tesouros que nos deparamos por essas estradas de poeira e encharcadas de chão, de sol, de versos e que nos cativam num primeiro instante. Depois, apenas nos cativam mais e mais.

    A simpatia desse moço me vem como uma alegria absurda toda vez que vejo esse sorrizão charmoso! ;p

    Alimento cada dia mais a minha admiração por ele, pela pessoa que é, pois mesmo nesse mundo virtual( e que digo que nem é tãooooo virtual assim), acredito que muito do que passamos adiante, escrevemos nos deduram, mesmo que minimamente o nosso caráter.
    Além de apreciar tudo que escreve, suas crônicas fantásticas, associadas com seu senso de humor maravilhoso e dessa mistura mesmo que Marcio citou: da poesia, do conto, da crônica...

    Enfim, só sei que adoro o "tempero" desse mineiro, querido meu!
    (ai, fico aqui sonhando que O pão de queijo dele deve ser o melhor do mundooo!!! :D)
    Meu carinho sincero, Cacá.
    Parabéns Marcio pela iniciativa e agurado agora a hummmmm, a Chica???? hehe
    Abraços, flores e estrelas...

    ResponderExcluir
  12. Arrasou!!!
    Arrasaram!!!
    Perguntas e respostas super bem feitas e bem respondidas,tiro o meu chapéu!
    Parabéns aos dois!
    Agora vou la conhecer o Cacá, ja nos esbarramos por entre os blogs amigos,mas nunca o conheci mais a fundo, vou la admirar o seu dom e depois sim, passarei por ele e deixarei as minhas palavras de carinho, mas com conhecimento melhor de causa e efeito.
    Viu só meu querido Marcio, a importância que ja se tornou o Arena?
    Isso aqui ta lindo demaisssss!
    Beijossssssssssss vou la conhecer o Cacá.

    ResponderExcluir
  13. Eu não o conheço. Preciso conhecer! Bacana, a entrevista!

    E concordo com você: o diálogo e a livre manifesstação de ideias é o que mais se quer! Abraço!

    E vamos confiar na vida! :)

    ResponderExcluir
  14. De tudo que li e gostei a que mais me chamou a atenção das respostas de Cacá foi a de se interessar por difundir "novos ou velhos talentos", que estão escondidos ou camuflados.
    O pensar no "Outro" mostra uma virtude essencial para essa leitora, pois vejo uma inundação de blogs do "Eu" sózinho, cruzes saí pra lá, o egoísmo, já é marca da nossa sociedade moderna, então, xô blogs do "EuSozinho". Abraços Poéticos ao Márcio e ao Cacá desta CipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde ao Cacá e Marcio

    Não conheço o blog do Cacá apesar que acho que já nos esbarramos por aí, mas depois dessa entrevista aguçou minha curiosidade, vou lá conhecer.
    Marcio novamente parabéns pela iniciativa, carinho sempre pra vc.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Vim até aqui através doo blog da Fernanda.
    Gostei deste espaço, li com atenção a entrevista( bem estruturada e dinâmica) e agora quero conhecer conhecer melhor o Cacá.

    Se me permitir, voltarei a este blog, parabéns pelo espaço

    ResponderExcluir
  17. Fico por aqui, combinação perfeita, será minha pausa para um coffee breake...

    ResponderExcluir
  18. Eita, Cacá! Que lindo que você é, meu amigo, eu nem imaginava essa sua riqueza toda. Parabéns.

    Estou gostando muito de te conhecer.

    Abraços sempre afetuosos.

    Fábio

    ResponderExcluir
  19. Olá, Márcio, pelo blog do Cacá vim parar aqui. Outro dia procurei seu link no RL, mas só vi a foto por lá. Bom, sobre o Cacá, o que li nesta entrevista em nada me surpreende, pois não é à toa que acompanho o que ele publica desde que entrei também no RL. Em alguns comentários por lá, até registrei que o considerava meu mestre. E é verdade, com ele aprendi muitas coisas. Fiquei muito feliz pelo lançamento do Livro do BB, cujo rascunho (no RL) pude ler e comentar muito antes de 'nascer' no mundo editorial. Bom, torço muito pelo sucesso do Cacá porque acho que ele tem talento, é 'fair' e merece! Parabéns a ele e parabéns a você pela ótima entrevista! Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  20. "Conheci" o Cacá lá do Recanto das Letras, quando eu tive o prazer de receber seus comentários em meus textos... Dono de uma escrita poderosa, nos prende em suas crônicas de maneira singular! Muito bom Ler o Cacá...
    Abç!

    ResponderExcluir
  21. Costumo dizer enfaticamente...
    É muito bom estar no meio de verdadeiras feras da escrita e, embora amadoristicamente escrevendo, ser honrado com visitas e comentários sobre o que escrevo, captando aqui e acolá, ensinamentos mais diversificados possíveis sobre essa dificil arte!
    Nessa entrevista tão brilhantemente levada a efeito pelo competentíssimo Marcio JR, pude aquilatar toda a grandeza desta fera chamada Cacá! Guardadas as devidas proporções consegui pinçar muitas coisas em comum no modo de enxergar vários procedimentos e atuações!
    Quiçá um dia eu possa enveredar pelo caminho da competência dessas feras da escrita.
    Parabéns ao Marcio JR e ao entrevistado Cacá pela grandeza do que nos apresentaram...
    Abçs.
    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  22. Marcio,uma beleza de entrevista!Se melhorar,estraga!...rsss...como dizem lá em Minas!Linda a canção de fundo que combinou bem com o Cacá,que confesso visitei poucas vezes e ele nunca me visitou,mas tenho simpatia por seus comentários que sempre vejo nos blogs da Chica,onde não consigo deixar de bater meu ponto!...rrrsss...parabéns aos dois!Com certeza,passarei a visitar o Cacá com mais frequencia!Bjs,

    ResponderExcluir
  23. Uai, adorei, tchê! rsrsrs
    Fico muito feliz em "descobrir" esse talento das letras, que é o Cacá! A blogosfera possibilita alcançarmos pessoas as quais não teríamos acesso sem a rede.
    Parabéns, Cacá! Gostei muito de tudo o que li, e buscarei mais sobre teu trabalho.
    Parabéns, Márcio! A cada nova entrevista deixas exposto teu domínio narrativo. A d o r e i!!!
    Bjo e paz e sorrisos para os dois.

    Obs.: Márcio recebeste meu e-mail?

    ResponderExcluir
  24. Como era esperado, realmente uma prosa boa - o que não é surpresa em se tratando do Cacá.
    Penso como ele, ler aumenta o potencial que já existe, tornado mais fluente a inspiração, além de estender o repertório.
    Cresceu ainda mais a vontade de ler seus livros, conhecer suas ideias, ter amigos escritores expande minha biblioteca...rs...vc é o próximo Cacá!

    Parabéns pelo sucesso das entrevistas - "pegou", agradou em cheio!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. Comentar o Cacá é um exercício mental super prazeiroso. Cacá é um amigo, é o Cronista/Poeta que embeleza as páginas do "De olhos fechados".
    Ele é assim mesmo, esse garoto que não há como cansar de ler. Esta entrevista mostra bem nosso Cacá: firme, correto, amigo, inovador, bondoso, curioso no saber, agradável e um excelente papo. Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  26. Como não poderia deixar de ser, uma bela entrevista, afinal, Marcio e Cacá juntos só poderia dar nisso, um excelente trabalho!
    Não canso de dizer o quanto admiro o Cacá, e, essa entrevista reforçou ainda mais a minha admiração.
    É um prazer enorme poder ler as obras do Cacá. Ainda bem que temos a tecnologia a nosso favor, para facilitar o acesso a trabalhos como o dele, digno de ser apreciado e divulgado.
    Parabéns ao Marcio pela iniciativa e ao Cacá, pela entrevista e por mostrar ainda mais o homem que é, que não veio ao mundo só de passagem...
    Abraço.
    Letícia Cunha.

    ResponderExcluir
  27. Vim reler essa entrevista que me aproximou do Cacá por saber ser ele essa pessoa incrivel e que sempre tem algo a dizer sobre tudo!Como vc,Marcio, ele é referencia na blogosfera e espero que volte ao mundinho virtual!Bjs e parabéns pela bela entrevista!

    ResponderExcluir

Tudo é uma questão de opinião, e o melhor é que todos têm direito a ter a sua.

Se expresse, concorde, discorde, discuta, mostre o que você pensa, mas tenha sempre em mente que o diálogo é fundamental. Ninguém é dono da verdade, e muito menos existe uma verdade absoluta.

Obrigado pela visita.