29/04/2011

ESCOLHA DE NOME


--Eurina! Eurina!

Ouvi chamar novamente. Estava em um consultório médico, aguardando avez de ser chamada.

--Eurina!

Insistia! Ninguém levantava... Será que a recepcionista está me chamando? - pensei. Será que confundiu o meu nome? Foi então que a atendente resolveu chamá-lo em um tom mais alto. Uma senhora levantou e foi em direção a ela. Respirei aliviada. Não sou muito fã do meu nome. Confesso! Mas "Eurina"!

Sei que não é uma tarefa fácil para os pais escolherem um nome parao seu filho, já que são duas pessoas com gostos diferentes, fazendo a escolha. Nós as mulheres, em geral, sempre temos um nome feminino, escolhido ainda na infância, quando brincávamos com nossas bonecas. Mas dificilmente temos um nome para o sexo masculino. Tenho a impressão de que, inconscientemente, deixamos para o pai da criança, que por muitas das vezes tem a velha mania de homenagear alguém ou a eles próprios.Quando são nomes apresentáveis, aceitamos bem, mas quando não são...Nesse caso, estamos em desvantagem, já que são eles, na maioria dos casos, que fazem os registros, podendo registrar da forma que quiserem. Isso ocorreu com uma conhecida, que acertou com o marido de registrar o seu filho de Mateus, Lucas ou Hugo. Na hora de registrar ele resolveu homenagear um primo amigo e colocou um nome não muito comum no menino."Helldjofson". A coitada chorou uma semana.

Há os pais que utilizam de recursos para colocar nomes em seus filhos. Pode dar certo ou não. Uma prática comum é juntar nome do pai com o da mãe. Cruzes. Outro recurso é usar nomes de pessoas famosas, ídolos, etc. Nesse caso é preciso muito cuidado, pois o nome pode ou não combinar com a pessoa. Alain Delon, por exemplo - muito encontrado em registros, mas nem sempre os premiados são assim um “Alain Delon”.Um dia desses li na internet algo como Laion, Pantro e Xitara, nomes de três irmãos homenageando a geração de Thundercats. Já posso imaginar as gozações que eles sofrem e sofrerão no decorrer de suas vidas. Outra forma é utilizar as mesmas sílabas iniciais, ou a mesma letra inicial, prática muito utilizada tempos atrás por pais com vários filhos, mas ainda encontrada no dia de hoje. E aquelas mães que, por natureza, trocam os nomes de seus filhos aos chamá-los, com certeza irão se complicar um pouquinho mais nessa situação.

O bom senso! É isso que devemos utilizar ao escolher os nomes para os nossos filhos. Pensando sempre nos apelidos que podem sair dali. É bom prestar também atenção se o nome e o sobrenome juntos não formam uma frase constrangedora ou engraçada, poupando-os assim de gozações e aborrecimentos futuros. Eurina Pinto! Ninguém merece!


NICE BACCHINI

28/04/2011

FALA, BLOGUEIRO!! - XIPAN ZECA


XIPAN ZECA - Blog XIPAN ZECA

Ah! A terra da garôa, da ótima gastronomia, do corre-corre da Av. Paulista, da diversidade.
Depois de Porto Alegre/RS, nada como aportar em Sampa.
Quem o ARENA veio buscar em São Paulo? Simples, aquele que entendeu perfeitamente um dos preceitos que mais se faz presente na web atual:
"FAZER O CERTO DE FORMA INUSITADA".
Complicou? Eu explico. Nada mais difícil, nos dias atuais, do que deixar seu nome escrito dentro da web. Como ser original e diferente quando quase tudo já está sendo usado ou explorado?
Então, nada melhor do que uma boa conversa com o Tatto, dos Blogs XIPAN ZECA, HELP!! MEU PC Tatto e PHOTO FAKE. Divertido, ácido em alguns momentos, muito inteligente, e com uma criatividade fora do comum. Somando tudo isso, ele conseguiu ser original, divertir, informar, mas tudo de uma forma bem inusitada, ou seja, faz isso na pele de um macaco.

música: The Monkees Theme (The Monkees) - by YouTube (p/ Xipan)

música: Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa) - by YouTube (p/ Tatto)
_______________________________________________________


--Ôrra, meu! Não to entendendo! É o Tatto ou o Xipan quem será entrevistado?

Quando fiz minha primeira sondagem para esta entrevista, ainda não tinha a perfeita compreensão, ou quem sabe a real dimensão, sobre quem era Xipan Zeca.

Porém, pouco tempo depois, pude notar que o Xipan não é apenas um "personagem", mas sim um blogueiro real e muito presente. Um macaco? Não. Um filósofo. E pouco importa a linguagem que ele utiliza em suas postagens, os erros propositais de grafia, a sátira, o deboche sempre presente naquilo que escreve, pois há sempre uma mensagem importante, uma cobrança social ou uma lição de vida implícita.

Por certo alguém ficará decepcionado ao ler esta matéria, pois conhecendo o Xipan, o mais correto seria explorar seu lado cômico. No entanto, atrás daquela malícia toda, ou dos seus "chistes", existe um ser humano de um coração enorme, de um companheirismo que poucos demonstram e um cidadão consciente de seus atos.

Seus bordões já estão espalhados por muitos blogs, e não raro, vê-se por aí um ou outro blogueiro utilizando algum desses bordões sem ao menos se dar conta de quem o criou. E quem o tem como amigo virtual, sabe que sua ausência (que raramente ocorre) é sempre sentida, seja por seus comentários incentivadores e divertidos, ou pelo espaço que dedica aos amigos em seu próprio blog.

O Xipan, portanto, é muito mais do que um personagem. É alguém que criou vida própria, e vem ganhando notoriedade a cada dia. E não me senti no direito de corrigir quase nada daquilo que ele respondeu nas questões abaixo, seja na grafia das palavras, ou na forma de falar, pois se fizesse tal coisa, estaria desvirtuando sua forma de ser (apenas eliminei umas 5000 reticências... rsrs).

Mas, já falei demais. É hora de Xipan Zeca.

Certo, maninho?



Arena das Crônicas - Como nasceu o Xipan Zeca?
Xipan Zeca - Sabe, acho que na verdade o Xipan Zeca não nasceu, ele já existia dentro di Eu o tempo todo derdi que me conheço por gente... Se é que pódo ser chamado disso... rsrs.
Quem nasceu foi o personagem fotográfico com cara de Chimpanzé.
Na verdade, quando me dei conta e influenciado por pessoas que por estas andanças navegativas internéticais, me tratavam carinhosamente, principalmente pela maneira desleixada da qual eu me expresso... deva ter meRmo aparentado um Macaco, mas um macaco diferente, é cráro! Tinha de ser do meu jeito, saltando completamente fora do padrão, uma coisa assim, digamos MATATTO. rsrs.
Adoraria dar créditos aos incentivadores dessa minha empreitada, mas estaria sendo injusto em apontar alguns, e de repente esquecer-me de alguém.
Proveito inté pra gárdecê!
Xipan Zeca é fruto de todos que me conheceram no antes-macacóide e hoje no pós-macacóide, sobrevivente graças à todos que tem a curiosidade de conhecer, aliado ao carinho dos que apenas querem sorrir um pouco e amainar seus momentos de tristeza.


AC - Quais são as dificuldades para se manter na blogosfera um personagem como o XIPAN?
Xipan - Fala sério! rsrs... dificulidades? Ocês num fáiz idéia o quanto é fácil e simples manter algo que vem do fundo do meu “ISTRÔMO” (uns chamam de âmago).
Faço isso com um prazer inenarrável e desta maneira fica muito por dimais de fácê di fazê.
Dificulidades tenho no meu dia-a-dia, assim como qualquer um de vocês, com os afazeres normais. Só meRmo quem nunca passou o que passei na vida real diria  que fazer algo tão prazeroso e estar aqui na blogsfera como o Xipan Zeca seria capaz de dizer que é dificultoso!

AC - E para o Xipan, o que é ser blogueiro?
Xipan - Cara... ser blogueiro é escrivinhar até a própria palavra com letra Maiúscula e quando perguntado, encher o peito de orgulho e dizer: EU SOU BLOGUEIRO.
Blogueiro é isso aqui, interagir, transmitir suas idéias, fazer rir, chorar, poetar, musicalizar, (responder questionário do Arena das Crônicas... rsrs), aplaudir, ser aplaudido, comentar e ser comentado. Enfim, é justamente e na medida certa, o momento mais importante na gigantesca nave Internet em que você pode gritar tão alto dizendo EU SOU MAIS UM e não ser confundido por quem esta ouvindo como um qualquer sem conteúdo, pois você é blogueiro e age como um.
Bicervação: Mas devemos ter consciência de que é igual ao mundo real, temos que lutar para que esta NAVE permaneça decente e com conteúdo, abominando sempre os irresponsáveis, preconceituosos e criminosos em geral.


AC - Criador e criatura. Qual a porcentagem que existe de Xipan no Tatto, na vida real? Ou você consegue separar de forma concreta a vida virtual da vida real?
Xipan - Meu! Esse gonócio de porcentagem do “Dr. Jack ou do Mr. Hyde” eu nunca sabeu o qual predomina, mas meRmo naum parecendo, eu domino bem as feras dentro de mim... rsrs.
Há um balanceamento quase que simultâneo no comportamento quando exigido a presença de um ou do outro. Nesse ponto me considero um “artista” ou palhaço, como queiram, não me importo... EU sou EU, Tatto é Tatto e Macaco é Macaco, supõe-se então que há um terceiro personagem o qual é o REAL: O EU CRIADOR.

AC - Existem inúmeras técnicas para preparar uma postagem. Alguns levam dias elaborando, pesquisando e escrevendo. Outros, olham algo, sentam e escrevem. Como são feitas as suas postagens?
Xipan - Tásquêuparóbas. Estalos, convulsões, xistes e até dinorréias cerebrais, qualquer outra coisa que interfira no meu conturbado cotidiano. Assim nascem as postagens, como num passe de mágica. Nada de previsões ou planejamentos. Algumas até por motivos assim, digamos (li algo, não admiti e não desceu guéla abaixo), vou gritar... então ESCREVO... aí então me sinto bem melhor.

AC - Algumas pessoas te enxergam como um “fanfarrão”, alguém que só veio para a blogosfera para brincar. No entanto, eu e muitos outros enxergamos muito além disso, e vemos inúmeras mensagens sérias por detrás das brincadeiras. Não raro, você faz cobranças sociais, chama a atenção para problemas variados, e até filosofa. Qual era o real objetivo quando o Xipan foi criado?
Xipan - Cara, sou um exímio lutador. Como eu meRmo me intitulo: PEDRA 90, só enfrenta quem agüenta.
Costumo dizer a mim meRmo que faço o que gosto, e só me acha fanfarrão quem não sabe interpretar ou não entendeu o potencial valor das mensagens que escrevo nas entrelinhas da postagem, ou não leu e tirou conclusões errôneas. Quanto a BRINCAR, nisso eles estão certos. Faço isso brincando.
Quando comecei com a criação do Blog do Macaco, no início era impor a mim meRmo uma meta ou desafio... sei lá! Queria, sim, criar algo como chamo no meu dia-a-dia de “câmara de combóstão”, onde eu pudesse além de brincar e compartilhar coisas do cotidiano, expressar de forma escrita meus xiliques... hehehe
Não demorou muito pra se transformar nessa mer*** -recida  coisa que ocêis tão vendo aí. Rsrs.

AC - Seu jeito debochado pode, por vezes, ser mal interpretado, seja em postagens ou em algum comentário feito por você em textos de outros blogs. Já teve problemas com isso?
Xipan - Hehehe. Dos comentários que fiz, nunca notei um mau entendimento, pois como é de meu costume, sempre retorno pra ver se houve uma manifestação do comentado ou não. E em todos os casos, jamais tive retaliação por isso. Ou podem estar simplesmente ignorando, ou realmente não incomodou. Aliás, da porcentagem que retorna e se diz satisfeito, é muito grande.

AC - Já levou alguma cantada?
Xipan - Phohha (podia falar isso?), claro que já. “Suaves”, mas, yéhhcí... Tive algumas.

AC - Vários blogueiros reclamam de terem sido vítimas de atos torpes, ou até mesmo de vandalismo, dentro da blogosfera. Você já foi “atacado” por outros blogueiros?
Xipan - Não considero “pessoas anônimas” como sendo Blogueiros. Esses podem até ser interneteiros, mas Blogueiros jamais fariam isso.
Uma forma de ataque que considero até pior do que o próprio ataque é o que já houve comigo e automaticamente excluí o sujeito. Rsrs.
Aconteceu que dois blogs seguidores aos quais eu seguia também, acabaram por deixar o blog restrito apenas para convidados. “Karáy” como isso me irrita (upss... podia dizer isso ou não? Táca um “pííí” aí e pronto)... isso sem dar a mínima explicação pro meu SER, é cráro. Então, eu despejei uma caçamba de palavrões e os ignorei.

AC - Você, eu (entrevistador) e um certo número de blogueiros, trabalhamos com informática, seja em hardware, software ou web. Isso nos dá outra dinâmica na forma de enxergar a blogosfera, e passamos a ter outro ponto de vista que pessoas de fora da área não têm. Quais são os perigos reais que podemos sofrer na web?
Xipan - Rápaisssssssssss. A internet é, hoje, um dos lugares mais perigosos que podem existir para os maus informados. Uma verdadeira ARAPUCA. Tem um bilhão de coisas maravilhosas, mãnssss siscundido por di tráis dessa inocência colorida e hexa informativa, écziste 10 vêis mais coisas ruins... É o bixo!
Mas esse tipo de assuntamento, deixo pro Tatto arrezorvê... Serto maninho?

AC - E quais são os benefícios que você vê na blogosfera, além do simples divertimento?
Xipan - Pra eu, a internet é uma verdadeira caixa de surpresas, onde me alimento de informação e fazô o que mais me exitta!  Interagir, conhecer pessoas e formar em minha cachola o perfil delas apenas com minha imaginação (construir o Avatar, sácumé né? Mó zêrcício mentár).

AC - Você tem outros blogs, onde mostra um pouco de seu talento na criação visual e dá dicas de utilização tanto de equipamento quanto de softwares. O Tatto consegue imprimir uma linguagem própria para cada blog, ou o Xipan acaba prevalecendo também nestes outros dois projetos?
Xipan - É, o Tatto tem outros blogs além do Xipan Zeca.
1º- HELP DO TATTO, que abrange toda essa tecnologia e informação em uma linguagem simples e direcionada ao usuário comum.
2º- PHOTOFAKE, onde o Tatto bota toda sua inspiração em temas fotográficos e com uma pitada de Designer, que é uma das minhas maiores paixões.
E por incrível que pareça, quem adentrá-los sem o conhecimento do qual eu sou, ou tenho a figura do Xipan Zeca, simplesmente não liga uma coisa a outra. Pois cada um tem sua identidade própria.


AC - Algumas pessoas ficaram muito preocupadas no dia primeiro de abril, quando numa “brincadeira”, você disse que abandonaria a web. Como você viu e sentiu seus seguidores nesse momento? Sentiu algum remorso após a brincadeira?
Xipan - Hehehe. Márrápaissss, respondo esse teu questionamento com uma prigunta!
Tu acredita que nessa Blogosfera, a gente consegue imprimir uma identidade da qual cativa pessoas de um carinho que nem meRmo Fróidis saberia sispricá?
Jamais esperava ser tão amado assim, e dispois dessa (1º Abril), acredito que estes queridos amigos que se assustaram, irão dar uma importância menor a esses meus “pitís”, sem, é cráro, desacreditar de eu, pusquê me adiscurpei um a um e gárdeci o tamanho da amizade quêles tem pur eu.

AC - Mesmo seu blog tendo um conteúdo relativamente adulto (não obsceno ou erótico, mas pela linguagem não apropriada para crianças), o público infantil também tem aderido ao seu blog em grande quantidade. Como você enxerga esse fato?
Xipan - Uma questão delicada essa, amigos e leitores... Acho que se nossos jovens, adolescentes e crianças têm o acesso ao meio de informação mais popular que é a TV (livre), e seus pais deixam que eles assistam uma novela das oito ou programas do gênero “Pânico na TV”, ou quando um pai leva seu filho assistir a um crássico Parmera X Curinthia, eu prigunto: Qual conteúdo é fora do padrão mermo ? rsrs.

AC - A blogosfera é um lugar que oferece poucas chances para a “originalidade”, isso frente a quantidade de blogs e temas já explorados, mas o Xipan conseguiu isso. Como manter essa originalidade? Onde buscar inspiração?
Xipan - Deusssssssssssssssssskiajude. É purquê essa riginalidade é eu meRmo. Não fazo teatrinho, é um gonócio que sai dus meu istintinus. rsrs! É anssim cossô chamo isso de autenticidade.

AC - Como você enxerga o plágio?
Xipan - pla.gi.ar. Verbo transitivo direto.
1. Apresentar como seu (trabalho intelectual de outrem). 2. Imitar (obra alheia).
Demorô pra ponha uma questão onde EU pudesse dizê AVACAGÁ!
Esse gonócio tira eu do sério. Nusss!

AC - Como se defender do plágio?
Xipan - Em tudo que posso, uso de meus conhecimentos para imprimir uma assinatura digital (fotos, gifs animados e vídeos): Design By Tatto. Nos textos, eu creio que se alguém copiar (rsrs) em quárqué lugar do práneta vão sabê que fui eu que escrevinhei... hehehehehehehe... Nénão? Agora, se ele rôbá a idéia e escrivinhar munitinho (dereitinho), pode ser até que faça sucesso, mai vai dá um trabaio dus carái. Rsrs.

AC - Onde o ser humano está presente, sempre tem algum foco de discórdia, ou sentimentos conflitantes. Existe guerra de vaidades e disputa por seguidores na web? Como lidar com isso?
Xipan - Não participo disso. Como eu tenho, sim, a intenção de muitos leitores e seguidores trato da seguinte forma: Cada seguidor novo, faço questão de segui-lo também, e incruzívê fazo inté uma propagandinha di grátis, vêis inquando, no MACACO INDICA.
Bicervação: Mãnnnnsss, se o sujeito dizapareçê dos comentários, acabo por fica triste e também vou deixando de visita-lo. Questão de troca, uai!

AC - O personagem Xipan Zeca, se existisse mais investimento de tempo e dinheiro, poderia ganhar uma dimensão muito maior. Se você fosse convidado a levá-lo para portais como o Terra, UOL ou qualquer outro grande site, aceitaria? Abandonaria a blogosfera, ou o Xipan é algo feito para o público blogueiro mesmo?
Xipan - Abandonar a Blogsfera ? Nunkinha! Adoro esse ambiente, apesar do tempo ser curto pra tudo que quero. Adimito, assim como li na reportagem com a Chica, que se eu perder o prazer (tizão... rsrs) de escrevinhar, é cráro críde quêu dispareço daqui. Quanto ao personagem, investimento, dinheiro e tempo... hã, hã!
Fervilha meus norônhos com ideiamentos e projetações... hehehehe! Eu só não sabo atirar bem, mas to chêi de munição. kkkkkk.

AC - De repente, alguns blogueiros deixam de visitar esse ou aquele blog, por um motivo qualquer. Já se sentiu abandonado por seu público?
Xipan - Bandonado assim ao extremo, não. Mas já fui vitima de “indiferença”, tipo uns pseudo-intelectuais inrustidos, que vêm com uma intenção ou idéia e vê que com o Macaco num funciona assim. Aí então, fazem aquele nariz impinado, e pra não dar o braço a torcer e nem perder seguidores, ficam indiferentes. E o duro que num cágam e nem saem de tráis da moita... rsrs.  Ou arvêis é póprio do indivíduo né?  Quem coço eu pra julgar? Fala sério!

AC - De onde nasceu a expressão “AVACAGÁ”? Você a utiliza em mais de um sentido (irritado, carinhoso, etc). Quais seriam os sentidos que você imprime quando utiliza essa expressão?
Xipan - Bão! O AVACAGÁ é realmente uma coisa forte, e que vem de geração pra geração na família... rsrs. É sério! Se não acredita, então AVACAGÁ.
Nasceu maiomeno pelo motivo de que em nossa infância, mandar alguém ir “tomar Cajú” ou “para a ponte que partiu” era o meRmo que pedir pros pais sentá a vara de marmelo nos forévis... éh! Quando ficamos pu*** da vida, dizemos “AVACAGÁ” energicamente e com ares de ira. É assustador.
Quando nos contam uma fofoca, dizemos “AAAVAAA-CAGÁ” assim meRmo esticadinho, e com a cara de espanto, levantando as pestanas.
Quando estamos felizes, ou encontramos um amigo, dizemos “aaaaaaa-VACAGÁ”, assim, começando baixinho e subindo o tom conforme o abraço vai apertando.
O fato é que só poderia íspricá meRmo é com som! Pois o sentido diferenciado da palavra esta justamente no baruio do AVACAGÁ... hehehehe. Tenderam? Não? Então, AVÃOCAGÁR... hehehehe.

AC - Você já “lançou” alguns produtos com a marca Xipan Zeca. Obviamente, era pura brincadeira. Mas, como na internet encontramos pessoas que levam tudo a sério, você chegou a receber pedidos de compra desses produtos?
Xipan - Óia, muita gente falou sério e pediu diverdade o produto, apesar de eu fazer de conta que era apenas uma brincadeira. Me sinto em divida com essas pessoas, porque senti que queriam meRmo.
O fato é que fiz em caráter laboratorial (chic isso, né?), pra módi isprimenta a receptividade dos produtos Xipan Zeca, os quais faço pra mim e uso. Tenho inté um adesivo do Xipan Zeca na traseira do meu tomóve, gritando “AVACAGÁ”.


AC - Segundo suas próprias palavras:
Sexo:Masculino. Signo astrológico:Sagitário. Atividade:Sem fins lucrativos
Profissão: tá de brink cum eu?
De tudo que você já conheceu de sem noção, estupidez, malcriação e irreverência contestável... é pior que Ogro-Símio-Neandertal-Uga-Uga-Dissimulado e Contraditórial. Nem pra Homo-sápiens nem pra Homo-sexual, pois em ambas hipóteses seria preciso ter sensibilidade e menos pêlos na bunda.
Quem é o Xipan Zeca?
Xipan - Xipan Zeca...? tásquêuparóbas! Ele é toda essa autenticidade de cara lavada que enfrenta a vida de uma forma quase irônico-satirica-revoltante, que acho deva existir em cada um de nós, com a diferença apenas de que uns não o descobriram ainda. É isso aí!

AC - O que tira você do sério dentro da blogosfera?
Xipan - Nussss. Prigunta difíci! Mas acho que apenas uma provocação direta e explícita, ou ver um amigo sendo perseguido e sofrendo algum tipo de preconceito... Ahhhhh... compro a briga na hora. Me averméia os zóios.

AC - As facilidades e ferramentas para montar um blog são muitas, e os blogueiros, em certos momentos, exageram um pouco no layout ou no conteúdo. Algum tipo de blog te desagrada?
Xipan - Até o presente momento não diria “desagradado”, mas como cada blog tem a cara do dono (quando feito por ele e não por um profíssa da área), acho que só aprendemos com isso. Mas, que assim de leve, é muito chato esse babado de “reconhecimento de caracteres para postar comentários, aprovação pelo administrador e frescurébas de não imprimir de imediato o seu comentário”, isso é irritante e espanta o leitor.
No meu caso, prefiro excluir o comentário quando ruim ou desagradável, mas não impeço ou dificulto que ele seja escrito.

AC - E qual é o tipo de blog que mais te atrai?
Xipan - Dio Santo. Todos, desde que tenham a seguinte característica: começo, meio e fim. Onde seja de fácil o acesso e a leitura.
O meu não é um exemplo, mas faço o possível pra informar sem confundir.
Se entro em um que demora muito e ainda por cima tem chaves e segredos pra comentar... éca... já me dá cumixão! Rsrs.
É uma crítica construtiva, não é nada pessoal. Quem quiser acatar, muito bem, e quem não quiser, manda o macaco “à merda” e pronto... kkkkkkkkk.

AC - Tempo, no seu caso, não é exatamente um artigo que sobra, mas você é presença garantida em muitos blogs. Além disso, fazer a manutenção dos seus blogs também é muito trabalhoso. Onde você busca esse tempo? Você é um “viciado” em blogs?
Xipan - Euuuuuuu? Rsrs. Gentem, eu vivo entre computadores e é o trabáio do Tatto. Viciado não sou, apenas tenho um acesso muito grande, e nos entre-servicinhos, to sempre cutucando um bloguinho.
Não vou expor aqui, pois é muito pessoal do Tatto. Mas, quem conhece o que o cara faz no tempo que lhe sobra, vai realmente achar que ele é pelo menos uns 3 (três) Tattos... Deusssssssssssssssssskiajude... rsrs.


AC - A web é um território livre, e nem sempre bem aproveitado. Da pesquisa escolar até a receita para explosivos, encontramos de tudo, e o que é pior, a procura pelo “incorreto” está cada vez maior. Você denunciaria algum blog se reparasse algo errado nele, como incentivo a pedofilia, por exemplo?
Xipan - Phohha! Na hora... Sem triscar os zóios. MeRmo sabendo que eu possa sofrer qualquer tipo de perseguição, crime é crime em qualquer que seja o meio. Denuncio meRmo.

AC - A Chica citou, em entrevista passada, que é fácil notar aqueles que não lêem os textos e fazem comentários apenas para chamar visitação. Como você vê esse tipo de blogueiro, que apenas busca público para seus blogs?
Xipan - Putzzz! É notório e explicito esse tipo de “Zé Mané e Maria Mé”. Até me divirto um tikin quando vejo por aí aqueles comentários do tipo “oi querida”, em blog masculino, típico de Ctrl+C e Ctrl+V.
Posso até queimar minha pópria língua um dia, mas irei saber assumir... rsrs.

AC - O Xipan na vida real:
Um sonho:
Xipan - São muitos e estaria mentindo pra mim meRmo ao escolher um só... Sou um sonhador inveterado.

Uma realidade:
Xipan - Ver reconhecido por pessoas, “hoje” virtuais, o meu trabalho e meu esforço em meus blogs, por uma sociedade mais educada. Luto muito por essa causa também no real.

Um medo:
Xipan - Não chamaria de medo, e sim de receio: que Deus não me permita prosseguir.

AC - Se você fosse dono da internet, o que mudaria na web, mais especificamente nos blogs?
Xipan - Tudo. Minha cachola fervilha idéias, e gostaria que os blogs fossem mais versáteis e maleáveis em seu layout. Mas deve ser padrão. Deve ser por isso que muitos migram pra construir um site. Só isso. hehe.

AC - Existem várias pessoas que, em momentos de raiva ou algo do gênero, simplesmente deletaram seus blogs. Alguma coisa te levaria a tomar tal atitude?
Xipan - Somente se eu perdesse a sanidade e/ou começasse a delirar e escrevinhar ofensas e idiotices sem sentido. Pura loucura meRmo.
Bicervação: Muitos acham que meu blog já é assim... rsrs, e deveria ser excluído. Mas ainda “EU” não acho, e é isso que importa.

AC - Nos últimos tempos, alguns blogs foram censurados pela justiça (tratavam de assuntos sob inquérito policial ou em julgamento), e outros foram “inexplicavelmente” retirados do ar (desconfia-se que a justiça, ou alguém com poder para tal, mandou retirar).
A justiça exagerou nesses casos, ou são os blogueiros que, por vezes, confundem liberdade de expressão com irresponsabilidade? Deveria ser criado algum órgão para impor limites ou critérios para a web?
Xipan - Não! Chega de imposição. O que deve ser feito é uma observação minuciosa do que está sendo colocado no ar (Internet) e principalmente, que usuários com bom senso e responsabilidade ajudem a acabar com a mer** que tem, e muita, por aí!
Não acompanhei com afinco essa exclusão em massa, mas pode ter havido até meRmo retaliações e remoção premeditada. Creio que quem se sentiu excluído, deva entrar com recursos na justiça, pois sei que há muitos oportunistas de alto escalão que mexem pauzinhos aqui ou ali pra usufruir de direitos e idéias de outrem.
Ta certo que tem pseudo blogueiros que perdem a noção do que é “de seu direito” e quais são “os seus deveres”, e escorregam na maionese... nénão?
Se não houver uma explicação lógica e direcionada ao usuário, com intervenção do provedor onde ele “gratuitamente” está hospedado, ou é balela ou tem marimbondo no pé. Então, teje excluído, otário. Rsrs.

Marcio JR

Blogs do Tatto/Xipan:





Obs.: Os fragmentos de texto que constam nas imagens ilustrativas desta matéria, são de autoria do Tatto, e foram extraídos dos textos SAIO DA NET PRA FICAR NA MEMÓRIA e MÃE É MÃE.. VACA É VACA E PACA É PACA!


21/04/2011

FALA, BLOGUEIRO!! - CHICA


CHICA - Blog COISINHAS DA CHICA



Ela é a Rejane.
--Quem?
Ops. Perdão. Mas, e se eu falar da Chica? E junto, mostrar uma joaninha? Ah! Agora você sabe a quem estou me referindo, claro!
Depois de passar por Brasília e Belo Horizonte, o Arena das Crônicas desembarcou em Porto Alegre/RS, e foi ter uns dedos de prosa com uma das blogueiras mais ativas do nosso meio, a Chica. Irreverente, alegre e sem papas na língua, ela é muito objetiva. Dona de uma sabedoria enorme, domina vários estilos, e vai da poesia infantil a filosofia esotérica como quem passeia descalça na areia da praia. Só não a deixe sem uma conexão de banda larga, porque senão...


música: Sutilmente (Skank) - by YouTube
__________________________________________



Existem, neste mundo, pessoas capazes de cativar ao primeiro contato. Basta um olhar, uma palavra ou um sorriso, e pronto. Mas, será que isso também acontece na virtualidade em que nos habituamos na internet? Digo tal coisa pois na web não temos esse contato físico e visual. O que temos, é apenas uma tela fria de computador diante de nós.

E foi conversando com a Chica, que descobri o porque desse encantamento imediato que temos por algumas pessoas na web. O respeito ao próximo, a sinceridade e veracidade naquilo que escreve, a paixão por ler e escrever, a humildade, o desapego, enfim, ela trata seus leitores como gostaria de ser tratada. Tão óbvio, mas algo que por vezes esquecemos, não é?

Criar uma identidade própria num lugar como a web, onde quase tudo já foi explorado, é muito difícil. E a Chica o fez sem sequer se dar conta. Defini-la? Claro: original, pessoa simples, amante da paz, de bem com a vida, e alguém que vira e mexe queima uma panela por estar absorta num computador.

Não é, Chica?


Arena das Crônicas - Qual é a importância que a blogosfera tem para você?
Chica - Diversidade de textos, estilos que se apresentam diante de nós em segundos.

AC - O que é ser blogueiro?
Chica - É se divertir aqui, em primeiro lugar e fazer amigos com nossos escritos.


 AC - O que você buscava quando montou seu primeiro blog?
Chica - Buscava a liberdade de escrever, coisa que tinham tentado me retirar quando trabalhava num grupo de filosofia esotérica. 
Cheguei lá aos poucos e de repente, fiz amigos com meu jeito de falar e brincar. 
Isso incomodou o "dono" do grupo. Nessa hora, resolvi que eu podia falar pra quem bem entendesse e surgiu o primeiro: “Sementes diárias”.

AC - Atingiu seu objetivo?
Chica - Claro que sim, me senti em casa... rssr, e isso é bom!

AC - No seu perfil, você cita “fico doidinha sem uma conexão”. A Chica é uma “dependente” da internet?
Chica - Fico p. da vida realmente, fuço daqui, ligo pra Net (operadora de b. larga), encho o saco de quem tem que arrumar, enfim... adooooooooooooro uma Net, rsrs... 
Isso traz brincadeiras, pois sou tri simples e adoro SIMPLICIDADE. 
Uma das coisas que sempre dizia é que queria morar numa praia, simples, poder andar bagunçada sempre, e pronto. Hoje, acrescento uma conexãozinha "básica" pelo menos.

AC -  Você é uma pessoa alegre e descontraída, e isso pode ser sentido pelo estilo de escrita e tipos de postagens. A blogosfera altera o seu humor, ou você impõe uma linha firme entre o real e o virtual?
Chica - Em geral estou bem humorada... Uns dias mais, outros menos, sou de massa (risos). 
Se estou agitadinha, venho pra cá (blogs) e me relaxo, faz bem! Esqueço tuuuuuuuudo.... até o fogão queimando, torradeira ligada!
E ainda penso que nas vizinhanças deve estar queimando algo... Quando cai a ficha, já viu! 
Há dias em que estou mais sensível e neles, certos textos me tocam mais, me deixam preocupada com as pessoas envolvidas, sofro daqui, mando boas energias, mas me alegro muito, brinco e me divirto. Senão, nem estaria aqui!

AC - O que mais te irrita na blogosfera?
Chica - Como tenho muitos blogs, nunca fui de dar espaço aos selinhos. Costumo dizer que os guardo no coração. Fico feliz e pronto!
Também não gosto de respostas copiadas sem que a pessoa ao menos leia UMA só palavra. O resto, tudo bem!

AC - Você vê perigos na blogosfera?
Chica - Eu fujo deles, mas vejo sim. Tanto que tenho cuidados com trabalhos de pesquisa de meu netinho, que fica ao meu lado nessa hora, e com tantas coisas mais. 
Infelizmente há de tudo e uma palavra importante é PONDERAÇÃO.

AC - Em entrevistas passadas, tanto a Fernanda quanto o Cacá citaram que se defendem dos blogueiros mal intencionados utilizando a indiferença. E você, como faz para se defender?
Chica - Ainda não tive ataques propriamente ditos,  mas creio que é melhor ignorar.

AC - E as amizades virtuais? Elas podem ser consideradas sólidas, ou ficam apenas no plano virtual?
Chica - Há coisas que não se explicam. Tenho pessoas que só de ver o cabeçalho, já sei que vou gostar e nunca me enganei. 
Há aqueles casos que temos afinidades, parece que vivemos e sofremos com os problemas e alegramos com as alegrias.
É uma família que, como  na família REAL, há os que não nos cruzamos e identificamos muito, mas eu nesse caso, não sigo adiante (como faço na real, independente de ser ou não família, srrs).

AC - A sua lista compreende onze blogs e mais o Recanto das Letras. Além disso, você escreve em estilos diferentes. De onde tirar tempo para dedicar a tudo isso?
Chica - Sou toda dividida em "gavetinhas"... gasto o tempo que "preciso" pra deixá-las arrumadinhas e bem "perfumadas", para que me dêem a sensação de que possam ser abertas a qualquer hora... por isso, o tempo eu arrumo, faz parte.


AC - E a inspiração?
Chica - Meus dedos e cabeça pedem, gritam dentro de mim. Eu sento e nem sei o que vai sair de minha cabeça. Qualquer coisa pode me inspirar. Até sonho com as historinhas, srsr... Mas, por favor, não me dêem temas estipulados pra que eu fale sobre ele bem. Não sai NADICA de nada.
Rebelde a “véinha”, rsrs...
Isso vem desde o tempo de colégio, e nas redações livres, ganhava prêmios em todo colégio. Já nas redações de temas impostos, nem me atrevia.


AC - Existe guerra de vaidades na blogosfera?
Chica - Não me ligo nelas. Não sou vaidosa na real, não gosto dela nunca.

AC - Como criar uma identidade na blogosfera, uma vez que tudo o que se pense, já existe? E como manter essa identidade?
Chica - Ser autêntica... mostrar realmente o que se pensa, criar laços...

AC - Muitos blogueiros querem apenas audiência ou um número grande de seguidores, independente do que esses seguidores possam agregar ao blog. E você, o que busca?
Chica - Busco amizade e alegria... chegar , ligar o computador, rir, me emocionar, brincar.

AC - Já foi mal interpretada em algum comentário que você fez em textos de outros autores na blogosfera?
Chica - Não que tenha percebido, mas, nunca se sabe, né? Espero não ter ofendido a ninguém.

AC - Já teve comentários em seus textos, vindos de outros blogueiros, que você considerou agressivos ou como se fossem uma “cantada”?
Chica - Não. Até porque meu perfil, onde circulo desde que entrei na blogosfera, anteriormente no grupo de filosofia e no Recanto das Letras, entrei como casada, tendo filhos, netos, cachorrinha Cuca, papagaio, tartaruga e... quer mais?

AC - A proliferação de blogs é grande. Isso é benéfico para a divulgação da cultura, ou temos que enxergar isso com certo cuidado?
Chica - É preciso fazer escolhas. Assim como nos livros, temos que escolher.


AC - A blogosfera é um universo enorme e novos talentos surgem todos os dias. Como localizá-los?
Chica - Acontece comigo quase que por intuição, e tenho um jeitinho meu de achar. 
Tem um fato maravilhoso que aconteceu comigo e meus achados (não citarei nomes), mas foram dois blogs:
1) vi num blog, uma postagem reclamando do uso de imagem indevida. Logo a seguir, vi o pedido de desculpa da blogueira à outra, tri humilde e educado. Cliquei e achei uma pessoa maravilhosa e hoje frequento os dois blogs, que são um encanto, como suas donas. 
2) Por estar na internet e esquecer as comidas no fogão, queimei panelas e comida. 
Fui ao Dr.Google e apareceu um blog com dicas pra recuperar panelas. Fiz, gostei e apesar do blog ser tri antigo e estar parado há um tempão, deixei (senti necessidade) um comentário agradecendo a dica. Após um bom tempo, a blogueira retornou, assim como o blog também. Assim vou pela vida, srsr.

AC - O que mais faz bem ao ego de quem escreve, é ver que seus textos geraram opiniões, discussões (no bom sentido), enfim, que houve interação do leitor com o texto. Na blogosfera, sentimos isso através dos comentários. Aqueles comentários do tipo “profundo seu texto” ou “belas palavras, visite meu blog” te desagradam? É fácil saber quando a pessoa comentou, mas sequer leu o que estava escrito?
Chica - Claro que notamos direitinho quem leu ou não. Mas...
Há os que simplesmente passam pra convidar para ir ao seu blog. Fazer o que?
Em compensação, nada melhor do que largar um texto e dois minutos depois, estar cheio de comentários de quem leu e o aproveitou. Isso acontece muito, ainda bem!

AC - A literatura infantil hoje é bem explorada na blogosfera. No entanto, nem sempre se pode confiar em tudo o que se vê na web, principalmente pelo fato de que a disseminação da pedofilia é enorme nesse meio. Como preservar nossas crianças num ambiente em que há total liberdade para tudo?
Chica - Bah! Eu me atrevi a fazer historinhas lá no Recanto das Letras com a influência de nossa tão querida Anne Lieri e Soninha... e dentro da minha mania de "gavetinhas" separadas pra tudo, resolvi fazer o sementinhas...
Deu certo, convidei amigos do Recanto das Letras, hoje daqui e me sinto criança por lá. 
De repente, até me surpreendo com a facilidade de em dois minutos criar por lá (RL)... Deixo fluir... Adooro!
Por isso, esses blogs em que circulo, como ainda a MinéiaUrsula Avner, são seguros e maravilhosos.
Fico feliz com cada nascimento de blog e em poucas semanas tivemos o nascimento de dois, tri legais que podem ser lidos sem o menor perigo pelas crianças: o da Helena e o da Majoli, duas queridas amigas virtuais, mas que parecem reais...
Assim,  acho que como sempre, as crianças não podem ser LARGADAS diante de um computador, sem assistência nenhuma... O computador não é babá, assim como a TV também não é... Cuidado por onde circula, sempre.


AC - Quem acompanha a Chica, sabe que ela dá espaço em seu próprio blog a outros blogueiros. Alguns até iniciaram na blogosfera por seu incentivo. Existem muitos talentos perdidos por aí, sem serem aproveitados? Quais dicas você daria a essas pessoas para iniciarem na blogosfera?
Chica - Meter as caras, deixar fluir, ouvir o coração. Estou em campanha para uma amiga criar seu blog de coisinhas suas, seus escritos, além do outro que já tem. Tomara que a Vivian ouça, rsrs... Ela leva jeito!

AC - Você escreve para as crianças (inclusive, você tem até fã clube), mas também tem blogs onde mostra uma literatura mais espiritualizada, esotérica. Há uma preferência entre um estilo e outro, ou ambos te satisfazem no mesmo patamar?
Chica - Cada um em uma gavetinha diferente, mas se completam, claro. Somos todos UM...

AC - Por vezes, vejo que alguns leitores interpretam de forma equivocada o que lêem em determinados blogs de temas filosóficos, e chego a pensar que não estavam preparados para a leitura de tal texto. No caso de seu blog “CUIDANDO DO NOSSO CANTEIRO INTERIOR”, onde você explora questões existenciais e filosóficas, como os seus leitores se comportam? Há uma interação correta com os textos, ou alguns apenas deixam comentários para marcar presença?
Chica - Gosto de ver o comportamento deles e me surpreendo. Lá só entra, em geral, quem está interessado no tema foco... nosso interior cuidadinho!


AC - Quem é a Chica?
Chica - Sou uma mulher, casada com um maravilhoso marido que me aguenta já a 42 anos, só de casados, mais dois anos de namoro e noivado (sim na minha jurássica era, existia o noivado), mãe de quatro filhos, vovó de seis lindos gurizinhos e rapazotes... gosto de simplicidade, poder estar na natureza, adooooooooro praia, sol, detesto o cinza (quando surge, "taco-lhe" logo umas cores...), enfim, sou feliz, procuro levar a vida numa boa. Nem sempre dá, mas que tento... isso tento!
Sou ainda uma "ariranha" quando estou braba, então, sai da frente... agitadinha, atacada, enfim, uma mistura. Convivo bem assim. Deu pra ver já pelo fato de te pedir looooogo as perguntas todas, porque tenho uma mania de não deixar nada pra amanhã... rsrs.

AC - Como você vê a questão do plágio? E como se prevenir dele?
Chica - É uma pena isso! Tenho seguido algumas condutas dadas pela Elaine Gasparetto.

AC - A web tornou tudo muito efêmero. O que hoje é modismo, amanhã já nem existe mais. A produção de cultura (literária, musical, etc), mesmo amadora, é enorme dentro da blogosfera. O que acontecerá com todo esse volume futuramente? Será perdido ou esquecido? Teríamos como aproveitar tudo isso de uma forma melhor?
Chica - Incrível isso. Ainda não tive tempo, mas é minha idéia, juntar meus textos do “coisinhas da chica” e do “sementinhas”, fazer xerox e encadernar, uma para cada  filho e maridão. Mas ainda não me mexi, pois é muita coisa! Rsrs. 
O que fazer? Se, por acaso, se perder, já era. Trabalharemos o desapego, importante na vida.

AC - Como você lida com tecnologias como MSN, Orkut, Facebook, Twitter? Isso te ajuda, ou acaba assustando um pouco?
Chica - Tenho conta no Orkut, fiz no tempo da escolinha do Neno (netinho) apenas pra ver as fotos da escola. Não circulo em nada.
Entrei no Twitter e quando me vi, quase fiquei louca, não sabia mexer, aquele mundo de gente me "achando", me retirei. Santa burrice, me apavorou! srrs...
Assim, não ando por nada disso!


AC - A Chica no mundo real:
    a) um sonho: poder morar na praia tranquilinha, sem trânsito nem gente chata... (com a conexão, srrs).
    b) uma realidade: não vou poder realizar tão cedo o sonho acima e olha, com 6.2 no cangote, nem sei se dará tempo!
    c) um medo: insegurança nas ruas e escolas... temo pelas crianças, filhos e netos.

AC - Algo te levaria a se afastar da blogosfera ou excluir seus blogs?
Chica - Quando não mais sentir prazer neles, claaaaaaaaaaaaríssimo que saio fora!


Marcio JR

Blogs da Chica:


Coisinhas da Chica                                Céu e Palavras

Canteiros da Vida                                   Lugares Coloridos

Sementes da Chica                                Fuxicando Com as Letras

Vendo as Cores da Vida                      Recanto das Letras


Não deixe de conhecer também o Blog do netinho da Chica:

Historinhas do Neno




obs: os fragmentos de texto que constam nas três imagens ilustrativas desta matéria, são de autoria de Rejane Chica, e foram extraídos da crônica FALANDO DE AMOR (Blog COISINHAS DA CHICA)