09/08/2011

Apartes Inconvenientes!


Convenhamos que em uma conversa entre duas pessoas primordial é o diálogo!

Em um monólogo não há caracterização de uma troca de idéias, haja vista somente um dos pólos expor o seu ponto de vista, restando à outra parte somente a concordância, havendo ou não aceitação do assunto que foi abordado.

É óbvio quem em se tratando de uma conversa com as características que vão de encontro ao citado no segundo tipo acima exposto, há de se convir que a parte ouvinte já deva estar devidamente conscientizada que eventuais apartes não são bem-vindos e até não são permitidos para que haja uma perfeita seqüência no entendimento do assunto explanado pelo expositor.
Também se torna óbvio que em um diálogo, sempre são bem-vindos os apartes desde que devidamente enquadrados no assunto que está sendo abordado.

Difícil de fazer-se conciliação é quando se está em pleno desenvolvimento de uma idéia e há uma interrupção que destoa totalmente do assunto que está sendo ventilado e, infelizmente não é muito incomum haja vista o desenvolvimento da inconveniência que está se alastrando em matéria da educação em nosso país!

Dia desses fiquei horrorizado quando assistia a uma palestra interessantíssima proferida por um doutor em Direito de altíssima reputação e que contava horas como atividade complementar curricular para os discentes de uma Universidade do ABC. Lá pelas tantas, uma aluna do quarto ano de Direito da Universidade levantou a mão e lhe foi dada a devida atenção pelo palestrante para que ela formulasse alguma pergunta. A aluna, já balzaquiana, indagou acerca da lista de presença que teria de assinar para que não se esquecessem de computar as horas que ela estava ‘ganhando’ por estar presente na palestra! Houve um mal estar geral dentre os presentes que lá estavam interessados pelo assunto abordado e não apenas pelas horas que computariam como atividade complementar. O expositor, como só poderia ser esperado de alguém de tanto gabarito, alegou que não tinha conhecimento dessa lista e que a ‘jovem’ poderia procurar alguém de direito que poderia fornecer-lhe este esclarecimento. Houve conotação claríssima, pelo menos assim eu achei e creio que também ficou patente para o Mestre que lá estava fazendo sua exposição, que o assunto tão interessante por ele estava abordado não estava em absoluto interessando àquela aluna e quiçá a outros por lá também presentes.          

Outra forma de aparte que, pelo menos na parte que ‘me toca’ me deixa possesso é aquela efetuada quando estou iniciando a construção de uma explanação e sou interrompido numa intervenção completamente equivocada em relação ao complemento que daria na seqüencia da minha idéia!

Há pessoas que, não contentes em efetuar uma interrupção ‘inconveniente’ vão repetindo interrupções ao longo da explanação fazendo com que a construção da idéia vá ficando enfadonha e via de regra, não causando o impacto que se queria atingir ao final da narrativa. Como exemplo, vale a seguinte construção de uma narrativa:

Dialogante 1: Outro dia eu estava no portão de minha casa e fui abordado pelo meu vizinho...
Dialogante 2: Que lhe pediu dinheiro emprestado...
Dialogante 1: ... Que veio me contar acerca do ocorrido na esquina no último final de semana...
Dialogante 2: Ah! O ‘cara’ veio fofocar...
Dialogante 1: ... Quando um nosso outro vizinho foi assaltado...
Dialogante 2: ... E ele conhecia quem foi o autor do assalto...
Dialogante 1: ... E a policia chegou a tempo de impedir...
Dialogante 2: ... Aí ele foi assaltado pelos policiais...
Dialogante 1: ... Que os meliantes levassem o seu carro!
Dialogante 2: Esses 'caras' ganham prá isso! Não fizeram mais do que a sua obrigação!

Eu achei as intervenções do Dialogante 2 totalmente inoportunas e totalmente fora do contexto. Não sei se estou sendo radical e ranzinza demais!      

                                                                                                                                                                                            HICS
                                                                                                        

26 comentários:

  1. AHHHH!!! HICS

    Não seja modesto....
    Tu tá sendo "O" ranzinza radical !! rsrsrsrs

    Diprômado, texto e contexto nota 10, meu amigo
    Deusssssskiajude
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. E como existem pessoas inconvenientes! Estas estão por toda parte.Bela narrativa HICS, ficou muito bom.Fiquei imaginando a cena na narrativa, principalmente a cara do seu vizinho..rsrs. Abraços e tudo de bom....

    ResponderExcluir
  3. Puxa, nada de ranzinzice...Estás correto...Não dá pra querer aqueles que interrompem e mostram claramente não estar nem aí pra nada...Parecem querer acelerar...abração,chica

    ResponderExcluir
  4. Ilustríssimos Xipan Zéca, Nice Bacchini e Chica 'Joaninha'...

    Nada mais dignificante para mim do que obter 'logo de cara' três comentários do quilate que se apresentaram..
    Muitíssimo grato pelo 'apoio'...
    Abçs...
    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  5. NOSSA QUE MICO PAGOU ESSA MOÇA HEIM???FALAR DA LISTA DE CHAMADA COM UMA PESSOA QUE ESTAVA SE DESDOBRANCO EM UMA PALESTRA NESTE NÍVEL??AVE MARIA..SABE SENHOR HICS ,JA PRESENCIEI VARIAS SITUAÇÕES ASSIM..MEU DEUS AS VEZES SENTI ATÉ VERGONHA PELA FALTA DE EDUCAÇÃO DE CERTAS PESSOAS EM CERTOS CURSOS QUE FIZ.MAS É ASSIM ALGUNS ESTÃO PREOCUPADOS COM O CONTEÚDO OUTROS COM AS HORAS POR ISSO QUE OS PROFSSIONAIS ESTÃO CADA VEZ PIORES EM TODAS AS ARÉAS ..E COMO TEM MUITA GENTE PREOCUPADA EM TER ..OUTROS EM SOMENTE SER NAO É?
    EU NO LUGAR DESTE SENHOR PALESTRANTE .FINGIRIA NAO TER OUVIDO O QUE ESTA SENHORA FALOU...

    MEU DEUS VOU MORRER E NÃO VOU VER TUDO SRSRS

    BOA SEMANA

    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  6. Isso, além de inconveniência demonstra uma falta de respeito. Nos diálogos a gente percebe perfeitamente quando as pessoas respeitam opiniões, interessam-se pelo assunto e o principal, deixam o interlocutor falar para só depois emitir sua opinião. Acho que não se trata de ranzinice e sim de coerência. Ótimo texto, Hics. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  7. Sempre Grandes jovens poetas/escritores Otilia Cristina e José Cláudio (Cacá)!

    Muitíssimo grato pelo comentário postado...
    Reitero... São voces que nos incentivam a sempre procurar aprimorar nossos textos...
    Abçs...
    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  8. Ola HICS,

    Bem, conhecendo a pessoa com quem ele falava poderia dizer sim que estava sendo radical e ranzinza demais pois deveria já aceitar como ela é ou evitar contar coisas para ela... Afinal a pessoa não sabe escutar.

    Aja paciência estando perto de pessoas que só pensam em dar opiniões sem saber escutar...
    Isto serve para tanta coisa. Pessoalmente é muito inconveniente.
    Eu sou muito paciente, mas em situações como:
    amigo que não te escuta, filhos que fingem em escutar e no final a gente esta falando sozinho, no telefone, até mesmo aqui nos blogs que é diferente de alguém atrapalhar e sim falarmos sozinhos (A falta de feedback é demais. Ja me senti falando sozinha muitas vezes e muita vezes já recebi recados tao fora do contexto).

    No caso deste dialogo em que voce apresentou onde um quer descobrir o acontecido, só para mostrar que sabe de tudo, entende das coisas, ou é sensitivo kkkkk, talvez eu teria coragem de falar, caso eu a conhecesse muito: "Hei! Me faz terminar o que quero contar, depois você fala, ok?" kkkkk

    Eu tenho uma amiga que ao telefone não me deixa falar, eu tento mas não consigo... Tenho paciência com ela demais porque ela atravessou um momento de crise conjugal muito forte e talvez a liberdade que conseguiu encontrar a fez respirar e soltar todo o ar da terra esquecendo que outros também necessitam. Penso que seria uma passagem, um período vivente mas que no final acaba. Espero, rsrs

    O que quero dizer é que cada defeito em uma pessoa é um problema que não soube atravessar com calma, se auto analisando. Então no final exageram querendo mostrar ao mundo que ele existe. rsrsrs
    Seu texto nos faz refletir e tentar evitar situações assim... Muito bom!
    Beijos
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Perfeito, caro contista, Hermes......
    Salve os pentas.....o que seria da vida, sem eles....???????
    Beijão
    Sandor

    ResponderExcluir
  10. Prezadíssimos AyméeLucaSs e 'sempre presente' Dr. Sandor!

    Sou-lhes muito grato pela visita e comentários postados...
    Do que viveria alguém que, embora de forma amadorística gosta de escrever, se não fossem as leituras e os comentários encetados pelos Amigos?
    Abçs...
    Só não envio beijo no coração senão vou ficar com meus lábios cheios de sangue...rs,rs,rs
    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Nice. Gostei de dar um passeio por aqui hoje. Fui conferir os Colaboradores e pude constatar que muitos deles (inclusive vc) é do Recanto das Letras, onde tb escrevo, há mais de 4 anos. Adorei o texto. Mas que pergunta mais inoportuna, não! Isso lá é coisa de se falar em meio a uma palestra? Eu,heim! Mas faz parte, não é? Fiquei sua seguidora pra voltar sempre. Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  12. Nice amada.
    Você aqui arrazoou tudo!
    Eu apenas , agradeço a leitura.
    Está belo este texto.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Incrível como tudo tem seu espaço.

    Sempre muito bom passar por aqui!
    Um ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  14. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    NICE BACCHINI

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, TOQUE DE CANELA ,STAR WARS, CARROS DE FUEGO, MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  15. Valiosa sua crônica! Certa feita, estive a discutir com minha esposa, o processo de comunicação implícita e explícita das teles-novelas no Brasil.
    Parece que alem de haver uma comunicação em sua lógica clássica; há também, uma espécie de transferencia de estimulos muito particular.
    De uma hora, a tele-novela nos conduz numa percepção qualquer fazendo-nos deduzir certas coisa - de outra, retroprojetamo-nos nos personagens fazendo de nós um pouco atores num espetáculo que estamos na platéia.

    Sucesso literário a ti.

    Marcelo Portuária

    Visitem: alfarrabiosdeoutrora.blogspot.com
    cidadaniadoscapitais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Tem gente que dialoga como se fosse um monólogo, só ele quer falar. Nice, passei pr amatar saudades e deixar um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  17. Olá Irmãos e Irmãs

    Com alegria, convidamos a todos a participarem das Celebrações e Eventos organizados pela Equipe:

    crachámissa.jpg



    Dia 08/12- Festa de N.Senhora Imaculada Conceição e, a convite do Pe.Geraldo, o Pe.Geovane Celebrará:
    Local: N. S. da Conceição da Gávea.
    Hora: 10h

    Ao Meio-Dia deste dia é a Hora da Graça Universal.


    Imaculada Conceição 1

    Conforme aparição de Nossa Senhora Rosa Mística em Fontanelle (Itália) para Pierina, foi revelado que, no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, ao meio dia (12:00 hs), será a hora da graça universal. Nossa Senhora irá interceder, de maneira muito especial, pelos nossos pedidos, feitos neste horário.

    Oração
    Conceição Imaculada de Maria, por todos os Vossos méritos, abri as portas do Vosso Coração e deixai espalhar pelo mundo todo, graças incontáveis, repletas de bênçãos espirituais e temporais. (Fazer os pedidos).
    Reza-se em seguida:
    7 Ave-Marias em honra das 7 dores do Coração Imaculado.
    3 Glórias ao Pai em honra da Santíssima Trindade intercaladas com: Rosa Mística, rogai por nós.

    Dia 14/12- Missa Festiva no Convento da Irmās Carmelitas Descalças Servas dos Pobres.
    Festejaremos neste dia São João da Cruz (Sto Carmelita e Doutor da Igreja)
    Local: Rua Corcovado, 190 - Jardim Botânico.
    (subindo a rua Lopes Quintas ,segunda rua à esquerda)
    Hora: 16:30 Pedimos a gentileza da pontualidade, pois o Padre tem compromisso logo após.


    Dia 18/12- Cerco de Jericó - Paróquia Sagrada Família (Maré).Inscrições com a equipe enquanto houver vagas. Não reservamos por telefone. Saída às 16h da São José.


    Dia 20/12- Missa de São Miguel Arcanjo saída da S.Josè às 17 h. ÚLTIMA MISSA DO ANO.
    Inscrições com a equipe enquanto houver vagas. Não reservamos por telefone. Saída às 17h da São José.


    "Coragem! Avante! Na vida espiritual se nao se vai para a frente se vai para trás! " (pe.pio)

    "Deus está entre nós e nos chama; mas nós insistimos em não responder e em não vê- Lo, porque preferimos ficar absortos em nossos próprios interesses." (pe.pio)

    "Nossa Senhora é mais poderosa do que todos os seus inimigos e do que todo o inferno. "(PE.PIO)



    ATENÇÃO: PARA QUE NA NOITE DE NATAL, A CESTA DOS NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS DA MARÉ NÃO SEJA TÃO BÁSICA, AGRADECEMOS AOS QUE PUDEREM LEVAR NAS CELEBRAÇÕES PARA COLABORAR COM O NATAL DELES:

    - FRANGO CONGELADO;

    - COMPOTAS

    - BRINQUEDOS (NÃO USADOS)

    - E TUDO MAIS QUE O SEU CORAÇÃO.........

    MUITO OBRIGADA
    PATRICIA FERRAZ






    NEM O CALOR, NEM A CHUVA, E NEM NINGUÉM POSSA NOS IMPEDIR DESSES ENCONTROS!!


    NINGUÉM SE SALVA SOZINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ESPERAMOS VOCÊS!!!

    QUE A ALEGRIA DO SENHOR SEJA HOJE A SUA FORÇA.

    Obrigada.
    Com amor fraterno,
    Pe.Geovane e Equipe.

    ResponderExcluir
  18. Me causa irritação também os que não respeitam o direito da fala alheia. Quando isso acontece comigo, se eu tiver bastante intimidade com a pessoa, corto o barato na hora, meio brincando com cara de brava.

    Gosto das crônicas.
    Acho que vou gostar da casa delas.

    Obrigada.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. NATAL... Ô Gonócio totozo... sô!!!

    Que o Barbudinho aniversariante e o outro barbudinho gordinho trazam muita felicidades, Paz, Amor e muiiiiiita saúde pra ocê e tudus os teus.

    São os votos do Tatto e Xipan
    Deusssssssssskiajude

    P.S.- Esta mensagê é fruto da minha ôtoria e foi escrevida em, ( crtl+c = crtl+v ) descaradamente... rss

    ResponderExcluir
  20. Que coisa hein! Pessoas totalmente sem noção, povoam nossas vidas.Já que não podemos matá-las,sugiro,ignorá-las quando possível.Beijo de leitor fã.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  21. é diálogo é tudo. abraços lamarque

    ResponderExcluir
  22. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    Li atentamente...
    A postura radical de quem não sabe manter a linha da sensatez e do respeito acaba por afastar quem busca o diálogo. A postura descomedida desta estudante mostra o quão longe ela deveria estar de uma palestra...
    é o que penso...
    Obrigado pelo carinho de sempre!
    Boa sexta!
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Boa noite meu amigo.
    Realmente um tema que pode gerar muita controvérsia. Muitas vezes o assunto em pauta merece um APARTE, pois não devemos concordar com tudo aquilo que ouvimos. Cada um tem a sua opinião. Mas existem APARTES que não tem nada a ver, como o MICO que a palestrante pagou. Já estou seguindo vocês e voltarei sempre que puder. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  24. 1. Eu vim de longe, de tão longe, que somente o teu coração pode alcançar essa distância e este sorriso que o amanhã me pedir para te dar.
    Compreendo a tua surpresa diante do que eu te digo. Porém, qual surpresa poderá ser melhor do que o vale encantado que eu trouxe para ti?
    Sim, bem sei que a tuas saudades são maiores do que o encontro de todas as tuas melhores circunstâncias. Mas a saudade tem isso de sempre ser maior do que temos no presente. Porque toda saudade é incompleta por si mesma.
    Porém... Do que te vale mais recordar do que viver? Mais desejar completar a tua saudade do que preencher os teus dias com novas oportunidades?
    Tu me dizes que não as têm? Abraço-te com meu carinho e solidarizo-me contigo...
    Eu também vim de longe para me encantar com suas lindas e sábias palavras que alcançaram meu coração.
    Obrigada grande poeta. Adorei vir aqui e me deslumbrei com as maravilhas de suas inspiração.Tomei a liberdade em postar este comentário em teu blog... Retribuindo desta forma, de uma maneira carinhosa a sua expressiva visita no meu blog, as quais as têm enriquecido com seus mais refinados comentários... Um bom final de semana!
    Um grande abraço! E um carinhoso beijo.... HTTP://www.uanderesuascronicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Querida amiga

    Nada de radical...

    Passando para
    cultivar a amizade.


    Desejo que os teus sonhos
    Espalhem o belo pelo mundo...

    ResponderExcluir
  26. Querida amiga

    O saber
    ouvir
    é uma arte.
    Por isso dois ouvidos
    e apenas um boca.
    Mas muitos se esquecem
    desta lição básica.

    Que haja sempre um sonho
    a te habitar o entardecer do dia.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir

Tudo é uma questão de opinião, e o melhor é que todos têm direito a ter a sua.

Se expresse, concorde, discorde, discuta, mostre o que você pensa, mas tenha sempre em mente que o diálogo é fundamental. Ninguém é dono da verdade, e muito menos existe uma verdade absoluta.

Obrigado pela visita.