29/07/2011

MULHER MULTITAREFA



É sexta feira! Depois de uma semana tumultuada e cansativa, enfim o descanso. Estou ansiosa para chegar a minha casa, relaxar e curtir um pouco mais meu filho - feito possível somente nos finais de semana já que durante a semana a maratona é diária e intensa. Assim, como todas as mulheres que possuem uma família, assumimos o papel de mãe, dona de casa e mulher. 
           
Dividir o tempo entre o trabalho e os filhos é uma tarefa árdua para nós, mães. Sentimo-nos culpadas por passar tanto tempo fora da vida deles.   Por isso ficamos ansiosas para o dia acabar e ir para casa, principalmente nas sextas-feiras, quando vamos passar mais tempo com eles, dando um pouco mais de assistência, acreditando sempre que eles precisam de nós.  Afinal somos solicitadas por eles o tempo todo. Impressionante a quantidade de vezes eles nos chamam durante o dia, principalmente quando estamos descansando. Acredito ser uma atitude comum em quase todos os filhos. 

Cuidar da casa e trabalhar é algo que nos deixa sobrecarregadas, mesmo com alguém nos auxiliando nas tarefas mais pesadas, nós somos sempre responsáveis por deixar a casa em ordem.  Os pequenos detalhes, como trocar as roupas de cama, guardar as roupas no armário, colocar os filhos para dormir... ficam  por nossa conta. Até mesmo procurar uma camisa que o marido pretende usar e não achou. Interessante a dificuldade masculina de encontrar algo nas gavetas. Podemos dar todas coordenadas (primeira gaveta, do lado esquerdo, no fundo da gaveta...) de onde se encontra tal coisa, que eles não encontram.  Só se foram eles que guardaram. Segundo uma amiga, os homens não possuem os “gens do achei”.

Temos ainda que abastecer a dispensa, procurando nunca deixar faltar nada. Senão iremos várias vezes ao supermercado durante a semana. Não sei por que nossas ajudantes sempre nos esperam chegar, para então dar o aviso: “- Acabou aquilo que você queria, seja lá o que for!”. Mas vamos dar um desconto – afinal, elas também são mulheres, trabalhadoras e donas de casa... duas  vezes!

 Depois de tudo, temos que arrumar um tempo para cuidar da gente, ler um livro, responder alguns e-mails, assistir um filme com a família ou até mesmo freqüentar uma academia. Só então podemos descansar (de preferência, dormir!). Interessante, normalmente seremos as últimas a deitar e as primeiras a levantar no dia seguinte. Ainda bem que amanhã é sábado!

                                                                                        NICE BACCHINI


 Esse texto, de minha autoria, foi publicado no Jornal Regional de Notícias/Laranjeiras/ PR

10 comentários:

  1. Nice....

    Super-fantástica amiga, que bom estar contigo nesse caldeirão... hehehehe ( paródia da Xuxa )..
    Não olhemos por essa ótica senão vai dar D.R. no findi, e isso naum é lesgaus... Não é meRmo?

    Hómi é hómi, mulé é mulé.... e SEXTA é SEXTA.. hehehe

    Deusssssssssskiajude
    Beijo
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. Oi Nice!
    Impressionante como descreveu com exatidão tudo o que se refere á mulher.
    Olha essa imagem da Mulher Maravilha é que se encaixa mesmo nesse perfil.
    Concordo plenamente contigo.
    Parabéns pela crônica perfeita!
    Abração e um excelente fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Querida!

    Espetacular...sem colocar ou retirar uma única vírgula.
    A gente já acorda "funcionando" e assim vai até a hora de ir para cama, alguns dias atrás também fiz um post a respeito, estava faxinando sem parar por mais de 9 horas! Onde já se viu isto?
    Eu que agora estou aposentada sempre brinco que fui "promovida" depois da aposentadoria do cargo de Gerente de Banco e Economista para "bombril mil e uma tarefas"..PODE?
    Pensei que depois de aposentada minha vida seria um mar de rosas, que nada, faltam horas no meu dia.....em plena madrugada quando não tem mais as tarefas da casa quase sempre estou na máquina de costura.
    E pasme......algumas vezes estou aqui, no nosso mundinho, com a cara grudada na telinha e depois de ficar horas e horas na lida da casa minha filha passa por mim e diz: DE NOVO NO VÍCIO MÃE?????????

    Merecemos é um troféu isto sim!
    Por resistência!

    Bom FINDI linda!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  4. Então mulher maravilha, curta o fim de semana com o filhão, vocês merecem, beijão Nice :-)

    ResponderExcluir
  5. AFFF CANSEI SÓ DE LER...E DE LEMBRAR DE TUDO ISSO,SABE UMA VEZ COMECEI A COLOCAR EM UM CADERNO TUDO QUE FAZIA DURANTE O DIA E QUANDO ESTAVA NA QUARTA FEIRA ME SUPREENDI ..NEM A GENTE SABE TUDO QUE PODEMOS FAZER NOSSA!!..EU HOJE MENOS MAS ANTES COM FILHOS PEQUENOS NOSSA ME VIRAVA NOS 3O COMO DIZ MINHA MÃE!! MEU DEUS ..SABE AINDA HOJE EM UM BLOG QUE VOU, VI UM POST QUE DIZIA ISSO E TEVE MULHERES QUE SE ESPANTARAM POR A GENTE DAR CONTA DE TANTA COISA SABE NICE QUEM NASCEU PRA SER MÃE,MULHER DE VERDADE DA CONTA SIM, MESMO CANSANDO DEMAIS COMO VOCE BEM DISSE
    SABE ADORO SEXTA FEIRA SEI LA ...A SEMANA ACABA E SABADO É UM DIA DA GENTE FICAR ,SEM PELO MENOS TER QUE CUMPRIR HORÁRIO NÉ?
    É BOM TER UMA VIDA ASSIM ATIVA DAMOS VALOR AOS FINS DE SEMANA SRSR MAS QUE É PUXADO É

    PARABENS POR VOCE SER ASSIM

    E VAMOS LA HOJE É SEXTA FEIRA ..

    BJS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  6. Pior de tudo garotas que sentimos falta disso...obrigadinha pelos comentários e carinhos... beijos

    ResponderExcluir
  7. Xipan .. foi-se sexta-feira e já estou aguardando outra.... concordo com vc "mulé é mulé"... "hómi é hómi".. abrços

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nice! Aquele crônica que escrevi sobre OS DOMÉSTICOS serve de chamado para os homens que já passam da hora de assumirem um pouco desse lado da casa junto com suas companheiras. Eu fui criado de uma forma diferente e não conseguiria viver com uma pessoa deixando todo o encargo de uma casa para ela sozinha (mesmo havendo ajudante). Já tive meu lado "pãe" com a minha primeira filha e sei muito bem como é pesada essa barra. Abraço grande. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  9. Prezadíssima jovem poetisa/escritora e companheira colaboradora Nice!

    Interessantíssima abordagem...
    Corroboro com tudo o que delineou de forma tão, digamos, 'vivenciada'!
    Vivo apregoando junto a minha queridíssima companheira de 38 anos 'oficiais' (se contarmos a época de namoro, noivado ... lá se vão uns 45 anos...rs,rs) que se tivesse de remunerá-la por todas as profissões que ela exerce em seu dia a dia, teria de 'arrumar' umas dez aposentadorias e ainda mais uns dois trabalhinhos extras.
    Minha LINDA e AMADA companheira, só para constar, exerce as seguintes atividades no lar: cabelereira (desde que somos noivos, nunca mais fui a um barbeiro, como eram chamados os atuais cabelereiros...rs,rs), motorista, babá (já foi babá de priminhas, babá da neta mais velha e agora atua como babá de nosso netinho mais novo...), arrumadeira, passadeira, lavadeira, cosinheira, 'cozideira', calista, massagista, psicóloga, artezã, conselheira, 'chocolateira', escritora, enfermeira e ainda consegue ser excepcional esposa!
    Costumo dizer a alto e bom som: "Querida! A forma que você foi feita deve ter sido jogada fora!"...rs,rs
    Exagero? Somente quem convive com a 'predestinada' pode dar crédito ao que enfatizei...rs,rs,rs
    Mais uma vez, parabéns pela dignificante abordagem...
    Todas as de 'dupla jornada' (e as que também não as tem...): Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  10. Cacá, e esse o caminho, não tenho do que reclamar, pois meu marido,me ajuda sempre, mas como disse os pequenos detalhes ficam por nossa conta.. rsrs

    HICS, estou sentindo falta dos seus textos.. é muito bom ver um relacionamento. Meus pais viveram juntos 49 anos de casados e alguns de namoro. Sempre mostrou para a gente o que é um grande amor... eu estou seguindo o caminho deles, pelo menos até hj, estou com meu marido a 30 anos, com vinte e seis anos de casados que vamos fazer essa semana...rsrsr.. entreguei a minha idade..Abraços amigo.. tudo de bom

    ResponderExcluir

Tudo é uma questão de opinião, e o melhor é que todos têm direito a ter a sua.

Se expresse, concorde, discorde, discuta, mostre o que você pensa, mas tenha sempre em mente que o diálogo é fundamental. Ninguém é dono da verdade, e muito menos existe uma verdade absoluta.

Obrigado pela visita.