17/06/2011

ADORAMOS SAPATOS

 Um dia desses, estava em um shopping aguardando uma amiga nós tínhamos um almoço combinado. Sentada, eu observava os movimentos, adoro fazer isso. Na minha frente havia uma loja de sapatos. Como todas as mulheres, dei uma olhada na vitrine, e foi quando um movimento me chamou atenção. Uma linda menina com os olhos brilhando, toda feliz com seus sapatinhos novos, mostrando para todos que passavam por ela. Não dava um passo sem olhar para eles. Achei graça daquilo! É um comportamento normal no sexo feminino. Ficamos assim, diante de um par de sapatos novos. Encantadas, seduzidas e apaixonadas por eles. Por que será que a maioria das mulheres adora sapatos?
        

Não podemos ver uma vitrine bem montada que lá estamos. Admiradas! Já viu algum homem em frente a uma vitrine de sapatos? Só se for para comprar! Mas nós mulheres não resistimos uma vitrine de sapatos bem montada. Isso acontece em todas as idades. Quantas e quantas vezes encontramos em shopping meninas admirando-os, geralmente de cor rosa! E os meninos? Eles só param para observar os sapatos se tiver algum carrinho ou brinquedo de brinde.
        

Os homens procuram o conforto quando compram sapatos, já nós, as mulheres, procuramos a beleza. São os mais belos que nos atraem e seduzem e são justamente esses que mais nos machucam. E nós, tolas, acreditamos que, um dia, ficarão macios e carinhosos com os nossos pés. Como eles nos enganam! Não tem jeito. Eles são predestinados a isso. Nossos pés sempre avisam quando encontramos esse tipo. Passam a observar! Eles se contorcem, queimam e pedem pelo amor de Deus para não comprarmos. Mas, quando somos seduzidas, ouvimos alguma coisa? Claro que não! Insistimos e compramos, esperando a oportunidade de usá-los. Sempre caio nessa. No meu armário tenho vários desses sedutores. Eu tenho um par que toda vez que abro o armário para procurar o que calçar, lá está ele, me chamando, fazendo “psiu”. Não resisto e acabo calçando esse dito cujo. Ainda me lembro quando fui seduzida pela primeira vez por ele. Parecia um deus grego, todo magnífico na vitrine. Lindo! Não resisti! Fui experimentá-lo. Pra quê! Ficou lindo no meu pé. Ficou tão bonito que não entendi os sinais que meus pés deram. Eles quase choraram. De cara, ele implicou com aquele meu calinho de estimação! Mas eu não liguei, comprei assim mesmo, acreditando no tal milagre. Milagres que os vendedores de loja de sapatos vendem para nós mulheres – “É couro, com o tempo vai amaciar”, dizem eles. E, seduzidas acreditamos.
        

Eu não via hora de usá-lo. Foi quando chegou o grande dia. Estava ansiosa. Meus pés coitados! Suavam! Pediam clemência! Gritavam socorro! Encolheram-se para entrar nos sapatos. E o calinho de estimação? Esse pediu desesperadamente um band-aid, pois sabia que ia sobrar para ele. Não dei ouvidos aos meus pés, apenas coloquei o band-aid no calinho por precaução! Como tenho raiva dele! Acho que é por isso que estou sempre o torturando-o. Mas quem mandou ser teimoso e não sair do lugar. Estou sempre tirando, mas sempre volta!
         

Fui para a festa, muito satisfeita com os sapatos. De vez em quando dava uma olhadinha para os pés. Atitude parecida com aquela da menina da loja. Esperando os elogios da “mulherada”, já que os homens, muitos deles não prestam atenção em nossos sapatos. Depois de tantos elogios, lá pelo meio da noite, começou. Meus pés começaram a queimar. O calinho coitado! Nem o band-aid resolveu sua situação! Ardia mais que limão nos olhos. Não conseguia arrumar uma posição para os meus pés. Comecei a tirar e colocar o sapato. A situação só piorava, pois os pés incharam e parecia que o sapato tinha diminuído de tamanho. Fiquei inquieta. Tudo incomodava. Meu sorriso, coitadinho, já estava saindo amarelo, meio sem graça. Não conseguia entender nenhuma piada da noite. Em uma festa sempre tem alguém que gosta de contar as piadas. Então comecei a ficar mal humorada. Minha cabeça latejava! Parecia que eu ouvia os meus pés dizendo e repetindo, várias vezes: “Eu não te disse! Eu não te disse!”. Tudo girava ao meu redor. Chamei meu marido para ir embora. E ele foi, sem vontade, meio chateado. Questionando porque nós mulheres insistimos em usar esse tipo de sapato! Eu também não sei! Eu também queria ficar mais um pouco na festa, afinal tinha encontrado amigos que não via ha muito tempo. E era a chance de usar meus sapatos! Uma dica para as mulheres, quando for estrear um par de sapatos novos em uma festa, faça quando for sozinha, com seu próprio meio de locomoção. Isso impedirá de estragar a festa dos outros e sentirá mais a vontade para ir embora. Cheguei em casa naquela noite, prometendo nunca mais calçá-lo. E um mês depois lá estava eu na mesma situação com o mesmo sapato de novo. Fui seduzida por ele! E por outros sapatos também!

         Por que a maioria das mulheres adora sapatos? Principalmente os mais belos. Não sei, mas acho que as mulheres, em geral, escolhem alguns sapatos como escolhem alguns homens: eles as seduzem, machucam, mas elas nunca conseguem deixá-los. A única diferença é que os homens, em geral, pisam nelas. Já os sapatos são pisados por elas, com postura e elegância. Será que é por isso que adoramos sapatos?

                                                   
  NICE BACCHINI
                                             

10 comentários:

  1. Ainda não conseguiram inventar um sapato que fosse chic, confortável e bonito ao mesmo tempo num só produto,hehe.
    Mas que não dá para resistir á eles não dá não.
    Muito divertida sua crônica.
    um excelente fim de semana para ti.
    abração

    ResponderExcluir
  2. Nice,

    A.M.E.I teu post.
    Que espetáculo!
    Quantas e quantas vezes já não passei por situações similares, a tentação é muito maior do que a razão.
    Eu trabalhei por 30 anos no mesmo Banco, do primeiro ao último dia sempre de saltão e bico fino...um mais lindo do que o outro, embora meus dedinhos e meu calcanhar vivessem reclamando......resultado: NEUROMA DE MORTON nos dois pés...posso te garantir que a cirurgia a gente tira de letra, mas a recuperação....saí da frente!
    Agora, passados 4 anos da cirurgia reaprendi que tenho que não ceder as tentações, ou me dou muiiiiiiito mal.
    Aqui no RS existe uma fábrica maravilhosa PICADDILY, que alia conforto e beleza! Eu costumo fazer duas visitas anuais a fábrica com minha filha. Irias amar! Com certeza a amiguinha lá do shopping também porque esta marca faz um sapatinho mais lindo do que o outro para as pequenas também!

    Grande abraço,

    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Prezadíssima compamheira 'colaboradora'...
    De verdade em verdade vamos postando nossas crônicas por aqui...rs,rs,rs
    Parabéns por mais essa sua brilhante abordagem...
    Sabe que em certa ocasião obtive essa seguinte acertiva de uma jovem balconista:"Gosto de atender aos homens! Em sua grande maioria, eles entram em uma loja de calaçados já sabendo o que vão comprar... Sabem o tamanho, a cor, o modelo... Já as mulheres, nos fazem mostrar muitos modelos, muitas cores, muitos tamanhos ... Agradecem dizendo que não se agradaram de nenhum. Saem e dpois de algum tempo retornam dizendo que vão levar 'aquele primeiro' que mostramos"...rs,rs,rs
    Abçs....
    Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente!

    ResponderExcluir
  4. Pra EU qui gosto de andar com o xulé esparramado pelo chão, sapato é uma prisão.... rssss

    Deussssssssskiajude
    Beijo
    Tatto

    ResponderExcluir
  5. Nós, mulheres, temos mesmo essa paixão avassaladora por sapatos. Sabemos que é quase que impossível aliar beleza à conforto, quando se trata deste acessório. Mas, enfim... Razão neste caso é algo que não usamos, por isso, nossos "pobres" pezinhos sofrem a cada novo par que adquirimos. Risos... O texto dispensa comentários. Está maravilhoso! Aplausos e com louvor. Beijo no coração, minha querida.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nice! É um mistério , de fato. Eu já pesquisei bastante sobre esse fetiche. Já até escrevi sobre ele também (O SEGREDO DOS SAPATOS). Mas há um psicólogo inglês que parece ter encontrado uma pista. rsrs. Quer saber? leia aqui: http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/interna/

    Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  7. Kunti, bem que eles tentam, mas para o meu gosto ainda não conseguiram...Sandra obrigada pela visita e comentários viu, adorei seu blog, conheço essa Marca, mas pés machucam mesmo assim, acho que o problema estão neles... Vanessa querida, vc como sempre muito carinhosa...HICS acontece assim mesmo. rsrsr...Xipan Adoro andar descalça, as minhas manicures que não gostam muito dessa minha mania.. rsrsrs, Cacá obrigada pela dica. OK.. obrigada a todos pelos carinhos deixados aqui.. bjs

    ResponderExcluir
  8. *Nice, boa noite !!!

    *Menina, gosto muito de visualizar uma vitrine

    com diversos tipos de calçados e ... sempre

    estou comprando um par !!! Gosto de variá-los !

    (Tem dia que troco de calçado até 03 vezes,

    isto é, na parte da manhã coloco um calçado

    para sair de casa e à tarde, calço outro e

    à noite, ponho um outro !!! Trabalho nos três

    períodos do dia em alguns dias da semana !

    *Sou professora de uma escola pública do Estado

    de São Paulo !).

    *Acredito que nós mulheres gostamos muito

    de sapatos porque realmente somos muito

    inteligentes !!! Sabemos que os pés sustentam

    todo o nosso corpo e que por isto, eles

    precisam e MERECEM estar bonitos e

    confortáveis !!! (Elegantes também, claro !!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

    *Nice, desejo-te uma ÓTIMA sexta-feira !!!

    *Fiques com Deus.

    *Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Maria Edméia...tenho uma amiga com esse nome...rsrs...Difícil é conciliar o sapato confortável e bonito, pelo menos para os meus pés. Esses só gostam dos sapatos antiestresses. Ja viu algum sapato antiestresse bonito? Ainda não consegui achar... rsrsr... por isso procuro usar aqueles mais confortáveis, mas mesmo assim meus pés reclamam...rsrs ... obrigadinha pela visita... abraços mil...

    ResponderExcluir
  10. Nice.
    É verdade amada, as mulheres têm essa sensibilidade.
    Gosto de vê-los nas vitrines.
    Namoro um par durante determinado tempo, até poder ir até lá e levá-lo para casa rsss.
    A feminilidade é algo bonito e aflora tão naturalmente.
    Amei o texto.

    Beijinho.
    Fernanda

    ResponderExcluir

Tudo é uma questão de opinião, e o melhor é que todos têm direito a ter a sua.

Se expresse, concorde, discorde, discuta, mostre o que você pensa, mas tenha sempre em mente que o diálogo é fundamental. Ninguém é dono da verdade, e muito menos existe uma verdade absoluta.

Obrigado pela visita.