01/02/2011

SEXO, BANANAS, BACON E OUTRAS COISINHAS


Cultura inútil! Será?


Ao ler a crônica “POIS É, PRÁ QUE?”, do Cacá, do blog UAI MUNDO?, onde ele explora com precisão o acúmulo de aprendizagem da qual nos prestamos durante a vida, fiquei me perguntando até onde vai a utilidade de toda a informação, nem sempre tão útil assim, que absorvemos no nosso dia-a-dia. E bastou uma mera passadinha pela internet, em dois ou três lugares que me são costumeiros, para notar que algumas notícias ou artigos (aqueles que consideramos “cultura inútil”) até têm lá a sua importância, mas na sua maioria ou não agregam muito, ou poderiam ter sido deixadas de lado, pois não me fariam a mínima diferença entre o saber ou não.

Seriam coisas mais ou menos como:

  • CÉREBRO DE BARATA CONTÉM ANTIBIÓTICO PODEROSO
image by Google
Notícia interessante para pesquisadores ou para quem tem infestação de baratas em casa. Alguns pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram que o tecido cerebral das baratas esta coberto de propriedades antibióticas poderosas, capazes de eliminar 90% das bactérias Staphylococcus aureus, resistente à meticilina, e sem danificar células humanas.
Pense nisso. Apesar de nojenta, até a barata tem lá suas utilidades.



  • BANANA PODE AUXILIAR NA PREVENÇÃO DA AIDS
Image by Google
Outra notícia interessante. Bom para os pesquisadores, para os portadores da doença, e para quem planta a fruta. Pesquisadores descobriram que a lecitina BanLec, presente na fruta, é um inibidor natural do HIV, e pode prevenir a transmissão do vírus. Poderá compor a fórmula de microbicidas em forma de gel ou creme, a ser espalhado nos órgãos sexuais masculino e feminino, durante o ato sexual.
O produto ainda está em pesquisa, e de nada adianta carregar um cacho de bananas sempre que for dar uma “saidinha” com parceiros (as) não habituais. A camisinha ainda é a melhor prevenção.


  • SEXO FAZ O CÉREBRO CRESCER
Image by Google
Notícia de certa relevância para aqueles que praticam sexo habitualmente e, também, para os ratos. Cientistas da Universidade de Princeton, EUA, após algumas pesquisas com ratos, descobriram que a prática do ato sexual com mais freqüência, produz um número maior de neurônios no hipocampo. Em comparação, dentro do grupo de ratos, aqueles que se mantiveram “virgens” apresentaram uma quantidade menor de neurônios nesta área do cérebro, portanto, ficaram menos inteligentes.
Os ratos e coelhos, se seguirem no ritmo de procriação que têm, ainda vão dominar o mundo.


  • MULHERES GORDINHAS FAZEM MAIS SEXO E HOMENS GORDINHOS SÃO MELHORES DE CAMA
image by Google
Notícia interessante para aqueles que não estão nem aí para dietas ou academias. Segundo a Universidade do Colorado, num grupo de 7.000 mulheres pesquisadas, 92% das consideradas acima do peso têm vida sexual ativa, contra 85% das magras. Já quanto aos gordinhos, eles conseguem um tempo maior antes da ejaculação, 7,3 minutos, enquanto os mais magros ficam na casa de 1,8 minutos.
Os donos de academias não gostaram muito dessa história.




  • BACON E OVOS TORNAM OS BEBÊS MAIS INTELIGENTES
image by Google
Notícia relevante para as gestantes que não gostam muito de cuidar da alimentação durante a gravidez. Essa matéria vem da Universidade da Carolina do Norte. Um determinado nutriente pesquisado por eles, e presente no bacon, ovos, leite, nozes, fígado e frango, pode auxiliar no desenvolvimento do cérebro do bebê, enquanto ele ainda está na barriga da mãe. O estudo foi realizado num grupo de ratos.
Essa história dos ratos está começando a dar 
medo.


  • REDES SOCIAIS AFETAM O CÉREBRO DA MESMA FORMA QUE A PAIXÃO
image by Google
Ótima notícia para aqueles que não saem da frente do computador. Permanecer conectado ao Orkut, Facebook, Twitter ou outras redes sociais (incluindo Blogs) faz bem. Segundo pesquisadores, sempre que alguém interage com outras pessoas nessas redes sociais, o nível de oxitocina (hormônio do amor) aumenta, estimulando assim a empatia, generosidade e autoconfiança. O estresse também diminui.
Agora, não tem mais como pegar no pé do seu filho se ele ficar horas nesses locais. Afinal, ele está tratando o estresse do dia-a-dia.




  • PARA CURAR VÍCIO DA INTERNET, HOMEM MORA POR 5 DIAS NO BANHEIRO DE CASA
Notícia um tanto quanto... é... bom... O norte-americano Mark Malkoff passou 5 dias “internado” em seu banheiro, com a desculpa de se descontaminar do vício que tem pela internet. Nesse período, sequer o telefone foi utilizado por ele. Ainda segundo Mark Malkoff, a experiência foi válida e deveria ser repetida por mais pessoas.
Essa notícia serve para aqueles que são adeptos de terapias não convencionais ou para quem não tem muito que fazer da vida, e pode passar um tempo desses apreciando o próprio banheiro.


*********

Ao final de tudo isso, você pode me perguntar o que todas essas notícias que citei acima irão agregar ao meu intelecto. E eu responderei: “talvez alguma coisa, ou quem sabe nada”. Mas, o fato é que o ser humano é movido pela curiosidade, principalmente pela bizarrice de algumas coisas. Muitas vezes, uma notícia importante sobre aspectos econômicos, sociais ou históricos, e que traria bom acúmulo de conhecimento àquele que a ler, pode ser preterida por outra matéria que esteja ao lado, sobre o assunto mais esdrúxulo possível, única e exclusivamente pela ânsia de se descontrair o cérebro com essas bizarrices.

Obviamente, fatos e matérias que tragam o bom conhecimento (histórico, geográfico, econômico, notícias do cotidiano, etc) são de suma importância, mas divertir o cérebro com conhecimentos mais fúteis tem lá suas vantagens. É como na nossa rotina, onde abandonamos por algum tempo nossas tarefas costumeiras e cansativas, para descansar e descontrair o corpo. E a bem da verdade, tudo o que você aprende pode ser aproveitado em alguma ocasião futura. Um dia ou outro, você acaba utilizando esse “conhecimento”, nem que seja filosofando em bares ou salões de beleza. E não se preocupe em saturar seu cérebro, afinal, ele tem capacidade para acumular 10 terabytes de informação bruta (aproximadamente 2.500.000 músicas). Bom, caso você não tenha notado, acabei de utilizar uma dessas “informações inúteis”. O importante é sempre se atualizar, ler, dialogar e agregar conhecimento.



Links das matérias:








Marcio JR

4 comentários:

  1. Cultura inútil ou não, o fato é que adorei o post.
    O aprendizado e o conhecimento são infinitos e, mesmo quanto às informações inúteis que lemos, o nosso cérebro dá um jeito de filtrar e 'armazenar' lá na memória RAM....rsss. Ou seja, o que abunda não prejudica...rsss
    Mas, o melhor de tudo, é poder contar com mais um espaço para te ler.
    Longa vida a esse novo projeto, meu amigo! Meus parabéns e sucesso!!!!
    Beijitosssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Cultura (in)útil? Vivendo e aprendendo sempre com conhecimentos de pouca utilidade (ou aparentemente de pouca utilidade) que possuímos.
    Para mim cultura é cultura e apenas existe um tema que considero cultura inútil. Numa frase o direi: «Minha vizinha sabe os títulos de todas as novelas das oito desde o início da Rede Globo, e, também, o nome de todos os participantes do Big Brother Brasil». Isto não é cultura. Sequer inútil!
    Mas cultura é cultura. Também precisamos saber respeitar. Algo que pode ser «inútil» para você, para outras pessoas pode ser muito importante. Cultura é, também, tudo aquilo que a gente adquire, todos os conhecimentos que aprendemos mas não empregamos no dia a dia!

    Então, um belo dia você precisa e usa, e todo mundo diz: Ahh! Que inteligente.... ! (Rsrs)
    Também tudo aquilo que aprendemos quando vemos Discovery Channel e, quando alguém comenta o assunto, só você sabe responder… Isso é cultura (in)útil!

    Você sabia, por exemplo que:
    Cada rei de um baralho representa um grande rei da história:
    Espadas = Rei David;
    Paus = Alexandre, o Grande;
    Copas = Carlos Magno;
    Ouros = Júlio César.
    Isso é cultura, ainda que (in)útil!

    Talvez a maioria das pessoas não saiba dessas informações e as considere totalmente inúteis para sua vida:
    . Se você gritar durante 8 anos, 7 meses e seis dias, produzirá energia sonora suficiente para esquentar uma xícara de café.
    . O orgasmo de um porco dura 30 minutos e que alguns leões copulam mais de 50 vezes por dia.
    . O músculo mais forte do corpo é a língua.
    . O paladar das borboletas está nos pés.
    . A filha de Shakespeare era analfabeta.
    . A Microsoft gasta mais atendendo ligações de usuários com problemas que produzindo seus programas.
    Isso é cultura, ainda que (in)útil!
    Querido Marcio, adorei o post! Venham mais artigos excelentes como este! Vou adorar ler. Recebe meu carinho, no abraço que te envio. Ana Ferreira.

    ResponderExcluir
  3. Eu parto do princípio dos especialistas que dizem aproveitarmos apenas 5% da nossa capacidade cerebral. E também adotei aquele princípio de que somos todos ignornantes, porém em assuntos diferentes (cujo autor não me lembro). Na minha infância me diziam que conhecimento não ocupa lugar e eu vou seguindo em busca dele, tentando separar o joio o trigo. No final eu fico me perguntando (às vezes) o que é joio e o que é trigo. O resultado é sempre aprendizado novo.

    Márcio, isso aqui é bom de mais. Um prazer enorme estar aqui. Sucesso grande. Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Olá maninho.
    Amei o texto, e como não amar? Está entranhado de coisas verdadeiras.

    Você é maravilhoso com crônicas e eu fico orgulhosa do meu maninho.

    Beijo.
    Fernanda

    ResponderExcluir

Tudo é uma questão de opinião, e o melhor é que todos têm direito a ter a sua.

Se expresse, concorde, discorde, discuta, mostre o que você pensa, mas tenha sempre em mente que o diálogo é fundamental. Ninguém é dono da verdade, e muito menos existe uma verdade absoluta.

Obrigado pela visita.